PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: HUDSON REZENDE DE ARAUJO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HUDSON REZENDE DE ARAUJO
DATA : 19/04/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Google meet
TÍTULO:

#SACASÓNESSAHISTÓRIA - As Possibilidades do Instagram para o Ensino de História.


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História; Instagram; História Pública; Professor Influencer Digital.


PÁGINAS: 143
RESUMO:

O presente trabalho, intitulado "#SACASÓNESSAHISTÓRIA - As Possibilidades do Instagram para o Ensino de História" traz como principal objetivo analisar as possibilidades do uso do Instagram para o Ensino de História, trazendo o professor como influenciador não só no meio presencial, mas também no digital. Dessa forma, busca-se no campo do Ensino de História toda a fundamentação para refletir sobre professores de História ocupando espaços na plataforma do Instagram, resignificando essa rede social como um ambiente propício para produção e construção do conteúdo Histórico, abordando conceitos centrais como História Pública e Letramento Histórico-digital entre outros, partindo da análise teórica . Esse trabalho ainda se situa e reclama os olhares para produção na Amazônia roraimense como lugar de fala de todos os docentes que participaram na construção da escrita e da oficina pedagógica, expressando a importância de apresentar nossa cultura e História através do Instagram. Buscou-se ainda entender as potencialidades, bem como, as possibilidades para a didática do docente de História ao utilizar o Instagram, pontuando o papel construtivo do Ensino de História através de
tecnologias digitais e utilizando-se das vários recursos presentes nesta rede social, sem no entanto tornar isso mais um fardo para esse profissional, uma vez que não é sobre ter que usar, mas, sim, sobre enxergar nessa plataforma um espaço de divulgação científica. Diante de tantas questões, foi proposto como produto dessa dissertação uma Oficina Pedagógica intitulada “Professor Influencer – As Possibilidades do Instagram para o Ensino de História” ao qual, juntos com docentes da educação básica do Estado de Roraima, foi buscado enxergar o Instagram como uma possibilidade, explorando também cada recurso dessa plataforma. O resultado dessa atividade foi alcançada, pois os professores de História perceberam a importância de ocupar espaços nas redes sociais, com ênfase no Instagram, produzindo conteúdo histórico bem como as estratégias e os critérios para elaborar postagens de qualidade; mesmo os que não quiseram estar nesse espaço percebem que é importante a valorização de profissionais produzindo esses conteúdos e que podem ser usados e explorados de diversas formas pelos profissionais da História.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1769849 - MARCELLA ALBAINE FARIAS DA COSTA
Interna - ***.741.147-** - CARLA MONTEIRO DE SOUZA - UFRR
Interna - 1112272 - RAQUEL ANNE LIMA DE ASSIS
Externa à Instituição - ANITA LUCCHESI
Externo à Instituição - OSVALDO RODRIGUES JUNIOR - UFMT
Notícia cadastrada em: 19/04/2024 06:56
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server4.jboss4