PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYMARA SOUZA LUCENA

DISCENTE : THAYMARA SOUZA LUCENA
DATA : 26/04/2024
LOCAL: Google meet:https://meet.google.com/ibt-tjzs-bxr

ENTRE O TEMPO HISTÓRICO E O ESPAÇO GEOGRÁFICO: A INTERDISCIPLINARIDADE COMO POSSIBILIDADE PARA A APRENDIZAGEM HISTÓRICA NO 6º ANO.

Aprendizagem histórica; Ensino de História; Interdisciplinaridade; Tempo; Espaço.

Tempo e espaço são terminologias que estão intrinsicamente ligados a História. Ao pensarmos no fazer historiográfico há uma necessidade imediata do historiador se perguntar a que tempo e em que local faz sua análise. Nas salas de aulas do ensino básico não seria diferente, visto que as definições desses conceitos são necessárias para uma reflexão do fazer e pensar a História de maneira mais crítica e construtiva pelo alunado. Nesse sentido, o presente projeto de pesquisa visa trabalhar os conceitos de tempo e espaço a partir de um diálogo interdisciplinar da História com a Geografia. Buscaremos entender, ao nos apropriarmos dos conceitos de espaço a partir de uma visão geográfica e do tempo no contexto historiográfico, como esta interdisciplinaridade mediada por esses conceitos pode contribuir para a aprendizagem histórica dos alunos do 6º ano do ensino fundamental. Os métodos utilizados na pesquisa serão revisão da literatura, onde buscaremos ficar a par de como está o debate acerca do tema no campo acadêmico e análise documental, onde analisaremos e refletiremos sobre as diretrizes contidas na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e no Documento Curricular de Roraima – DCRR. A proposta da pesquisa é trabalhar a conceituação dos termos de maneira prática através da elaboração de um projeto escolar que consiste na criação de países como meio de aplicar os conceitos de espaço e tempo de maneira integrada no 6º ano do ensino fundamental. A escolha por esta estratégia pedagógica, o ensino por projeto, foi motivada pela dinamização que ela proporciona ao processo de aprendizagem, na qual os alunos assumem papel de produtores do conhecimento, cabendo aos professores a mediação e orientação ao longo das etapas. A partir da produção desse projeto com os alunos será possível enriquecer a compreensão dos conceitos fundamentais, além de proporcionar aos alunos uma visão mais ampla e integrada do mundo ao seu redor. Ao interligarmos a teoria com a prática, é possível tornar o aprendizado mais significativo, permitindo aos alunos explorar ativamente os conceitos abordados. A execução de um projeto escolar interdisciplinar como este, enriquece a experiência docente e as vivências didático-pedagógicas dos professores envolvidos que, de muitas maneiras, têm que repensar seus métodos e técnicas de ensino para que a atividade aconteça, possibilitando a reflexão acerca da relação da história com os demais campos de conhecimento.

Interna - 3929872 - ALESSANDRA RUFINO SANTOS
Interno - 3273619 - BENEDITO CARLOS COSTA BARBOSA
Presidente - ***.741.147-** - CARLA MONTEIRO DE SOUZA - UFRR
Externo à Instituição - DAVID JUNIOR DE SOUZA SILVA - UNIFAP