PROFHISTORIA PROGRAMA DE MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE HISTÓRIA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: FRANCIELITON DE MELO PAIXAO

DISCENTE : FRANCIELITON DE MELO PAIXAO
DATA : 25/04/2024
LOCAL: Google meet

OLIMPÍADA DE HISTÓRIA DE RORAIMA (OHR): POSSIBILIDADE DE APRENDIZAGEM EM HISTÓRIA NO ENSINO MÉDIO.

Ensino de História; aprendizagem; ensino significativo; Olimpíada de História de Roraima.

ensino-aprendizagem de História na Escola Estadual Monteiro Lobato em Boa Vista/Roraima, por meio de uma perspectiva de práticas com base em reflexões teórico-metodológicas de ensino, contrapondo-se ao percurso cronológico-linear, verbalista, memorístico, de verdades prontas e acabadas. Diante desse desafio, levanto o seguinte questionamento: como contribuir para promover, aos alunos e professores de Ensino Médio, um processo de ensinoaprendizagem significativo, por meio de uma Olimpíada de História de Roraima? Desse modo, pretendo analisar como uma Olimpíada online de História de Roraima que relacione as mídias digitais e o ensino-aprendizagem contribui para despertar o interesse e o senso crítico dos alunos no Ensino de História, como também, examinar as concepções teórico-metodológicas que norteiam a construção da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Em seguida, buscarei verificar se e como uma Olimpíada de História de Roraima pode funcionar como estratégia engajadora de ensino. Esta pesquisa, vinculada ao Laboratório de Ensino de História e Humanidades Digitais (LABEHD/UFRR), parte de reflexões sobre as minhas participações na Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) em que se manifestou um histórico de vivências da práxis docente e do uso dos mais variados recursos pedagógicos (filmes, documentários, imagens, fotografias, músicas) para motivar discentes e construir um ensino mais significativo, crítico, próximo de sua realidade. Assim, essa pesquisa busca trazer reflexões sobre o processo de ensino-aprendizagem de História na Escola Estadual Monteiro Lobato em Boa Vista/Roraima, por meio de uma perspectiva de práticas com base em reflexões teórico-metodológicas de ensino, contrapondo-se ao percurso cronológico-linear, verbalista, memorístico, de verdades prontas e acabadas. Diante desse desafio, levanto o seguinte questionamento: como contribuir para promover, aos alunos e professores de Ensino Médio, um processo de ensinoaprendizagem significativo, por meio de uma Olimpíada de História de Roraima? Desse modo, pretendo analisar como uma Olimpíada online de História de Roraima que relacione as mídias digitais e o ensino-aprendizagem contribui para despertar o interesse e o senso crítico dos alunos no Ensino de História, como também, examinar as concepções teórico-metodológicas que norteiam a construção da Olimpíada Nacional em História do Brasil. Em seguida, buscarei verificar se e como uma Olimpíada de História de Roraima pode funcionar como estratégia engajadora de ensino.

Externa à Instituição - CRISTINA MENEGUELLO - UNICAMP
Presidente - 1769849 - MARCELLA ALBAINE FARIAS DA COSTA