Projeto Pedagógico do Curso

 a)      Tenha conhecimento da organização da educação brasileira e familiaridade com a legislação vigente, com as novas linguagens e com as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação;

b)      Tenha conhecimentos teóricos e práticos da atividade docente do português como língua materna e suas respectivas literaturas e saiba estabelecer conexões com outras áreas do conhecimento;

c)      Tenha conhecimentos teóricos e práticos da atividade docente do espanhol como língua estrangeira e das literaturas de língua espanhola e saiba estabelecer conexões com outras áreas do conhecimento;

d)     Saiba desenvolver a sua prática docente com sensibilidade de pesquisador, tendo como campo de investigação não apenas a sala de aula, mas o contexto educacional ampliado;

e)      Saiba promover o trabalho interdisciplinar e transitar com desembaraço por outras searas do conhecimento, estimulando o trabalho coletivo;

f)       Saiba fazer diagnósticos do contexto educacional, desenvolver projetos e planejar ações pedagógicas coletivas e transdisciplinares visando ao incremento do ensino/aprendizado dos alunos;

g)      Seja familiarizado com referenciais teóricos que tratam do exercício da sua profissão, sendo competente para articular teoria e prática de modo a desenvolver projetos eficientes, embasados teoricamente e pautados na realidade;

h)      Seja crítico de suas ações e treinado na prática auto avaliativa, buscando o seu constante crescimento profissional.

i)        Seja consciente do seu papel como professor, agente transformador no seio de comunidade, dotado de responsabilidade social e de dever ético.

 

 

 a)      Domínio do uso da língua portuguesa e espanhola, tanto nas suas realizações orais quanto escritas, focando a leitura e produção de textos;

b)      Conhecimento da literatura brasileira, portuguesa, hispano e hispânica: movimentos literários, principais autores e obras;

c)      Reflexão analítica sobre a linguagem a partir de diferentes concepções: psicológica, educacional, social, histórica, cultural, política e ideológica;

d)      Entendimento crítico das concepções teóricas definidas nos estudos de linguagem e abertura para investigações sobre as novas manifestações linguísticas e literárias;

e)      Atualização da formação profissional com foco no mercado de trabalho;

f)       Habilidade de estudo e reflexão sobre os diferentes contextos socioculturais;

g)      Utilização das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no ensino de línguas e suas literaturas;

h)      Domínio dos conteúdos básicos, os quais fazem parte do currículo do Ensino Fundamental e Médio, e dos métodos e técnicas pedagógicas para ensinar esses conteúdos aos alunos das modalidades em questão;

i)        Transposição entre os conhecimentos teóricos, que instrumentalizam a ação do professor, e a materialização da prática efetiva na sala de aula, nos diferentes níveis de ensino;

j)        Desempenho profissional na área das letras visando à inter e transdisciplinaridade.

k)      Desenvoltura para tomar decisões, solucionar problemas, desenvolver trabalhos em equipe e atuar de maneira multidisciplinar considerando os diversos saberes que constituem a formação acadêmica;

l)        Atuação visando o compromisso com a ética e com a responsabilidade social, educacional, bem como com os direitos humanos, a inclusão social e a preservação do meio ambiente;

m)    Desenvolvimento crítico para compreender a necessidade da formação continuada na vida profissional.

 

Área de estudo do curso: os conteúdos curriculares do curso de licenciatura em Letras – Português e Espanhol dividem-se em 05 eixos temáticos:
Eixo Temático I: Produção Textual e Pesquisa.
Eixo Temático II: Compreensão e Reflexão de Referenciais Teóricos: Línguas, Linguística e Literaturas.
Eixo Temático III: Construção de bases para a Prática Pedagógica.
Eixo Temático VI: Componentes eletivos.
Eixo Temático V: Atividades Acadêmico Científico-Culturais (AACC).
Além dos conteúdos específicos, os eixos também contemplam temas transversais que atendem às Diretrizes Curriculares para Educação em Direitos Humanos, em conformidade com a Resolução n° 1/2012-CNE/CP, e à Política Nacional de Educação Ambiental, de acordo com o Art. 10, da Lei n° 9.795/1999.
Linha de pesquisa para o TCC: TCC em Estudos Literários; TCC em Estudos Linguísticos e TCC em Linguística Aplicada.

O Curso de Letras – Português e Espanhol, dentro de sua proposta pedagógica, segue as recomendações dispostas na resolução nº 015/2006-CEPE, que dispõe sobre a avaliação do rendimento escolar na UFRR:
Art. 2º. O colegiado de cada curso definirá a natureza dos trabalhos e avaliações do rendimento escolar de cada disciplina, módulo ou matriz, que poderão se constituir de provas escritas e orais, dissertações, exercícios práticos, trabalhos práticos de laboratório ou de campo, relatórios, pesquisas bibliográficas, processos administrativos e judiciais, estágios curriculares, projetos técnico-científicos ou qualquer outro instrumento capaz de aferir o desempenho acadêmico do aluno; (...)
Art. 5º. Será aprovado por média na disciplina ou módulo, o aluno que obtiver média igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero) e inferior a 9,0 (nove vírgula zero);(...)
Art.7º. Será registrado no histórico do aluno, um dos seguintes status, conforme seja o resultado semestral ou anual obtido:
a) APM, para Aprovado por Mérito, para os alunos que obtiverem média anual, igual ou superior a 9,0 (nove vírgula zero);
b) AP, para Aprovado, para os alunos que obtiverem MAS igual ou superior a 7,0 (sete vírgula zero) e igual ou inferior a 8,9 ( oito vírgula nove);
c) RN, para Reprovado por Nota, para os alunos que obtiverem média inferior a 6,0 (seis vírgula zero), no Exame de Recuperação;
d) RF, para Reprovado por Falta, para os alunos que tiverem frequência às atividades de ensino inferior a 75% (setenta e cinco por cento), independentemente do resultado das avaliações;
e) ER, para Exame de Recuperação, para os alunos que obtiverem MAS igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero) e igual ou inferior a 6,9 (seis vírgula nove);
f) APMF, para Aprovado por Média Final em Exame de Recuperação, para os alunos submetidos e aprovados em exame de recuperação.
Art. 8º. Conceder-se-á, exceto nos estágios curriculares, Exame de Recuperação, observada a exigência de frequência mínima, ao aluno que obtiver média aritmética igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero) e igual ou inferior a 6,9 (seis vírgula nove);
Art. 9º. Será aprovado no Exame de Recuperação o aluno que obtiver média igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero);
Art.10. É assegurada ao aluno a realização de Segunda Chamada de Prova, mediante requerimento a coordenação de curso, com fundamento em justificativas de fato aceitas pelo professor da disciplina, ou legalmente amparadas.

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