Projeto Pedagógico do Curso

De acordo com a proposta de Diretrizes Curriculares para os Cursos de Bacharelado e Licenciatura em Artes Visuais, estes cursos devem formar profissionais habilitados para a produção, a pesquisa, a crítica e o ensino das Artes Visuais. Sugere ainda que a formação desses profissionais deve ser voltada para o desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, dentro da especificidade do pensamento visual (SESu/MEC, 1999). 

A formação do licenciado em Artes Visuais deverá voltar-se para o desenvolvimento de competências que contemplem a formação do professor, comunidade e artistas nos aspectos artísticos, pedagógicos, científicos e profissionais, a partir de uma atitude ética e reflexiva. Entende-se por competência profissional a capacidade de mobilizar, articular e colocar em ação valores, conhecimentos e habilidades necessárias para o desempenho deste profissional em Artes Visuais.

Os diferentes métodos de avaliação devem garantir a reflexão e o redimensionamento do processo ensino-aprendizagem, o desenvolvimento e a flexibilização do currículo, a sólida formação do licenciado em Artes Visuais, observando-se os princípios de inovação, coerência com os princípios da UFRR e a natureza do PPPC, de modo a contribuir para a formação de profissionais competentes, críticos, éticos e motivados com a escolha do Curso. 


Para tanto serão realizados Seminários Interdisciplinares de Avaliação e a apreciação e análise pelos professores de material de registro dos alunos como Diário Artístico-Visual, Memorial Descritivo, Portfólio, dentre outros, sobre o conjunto de obras produzidas.

Como referência avaliativa do processo ensino-aprendizagem, reafirmase a concepção processual de avaliação, a proposta de Diretrizes Curriculares que especificam competências para a formação do licenciado em Artes Visuais na Resolução CNE/CES n°. 01, de 16 de janeiro de 2009 e, a Resolução n°. 015/2006-CEPE da UFRR sobre a verificação do rendimento escolar. Espera-se com estas referências que o processo de avaliação não se torne para o aluno apenas um exercício tradicional da memorização, ou ainda sinônimo de ansiedade, medo e punição. Mas, sobretudo, que a avaliação seja o exercício reflexivo e mediador da qualificação profissional. A avaliação do processo ensino-aprendizagem precisa estar em consonância com a concepção de currículo integrativo, de projeto coletivo e transdisciplinar através da reflexão sobre o que avaliar, como e quando avaliar, quem são os sujeitos avaliadores e avaliados e porque avaliar. Esta avaliação “deve ter como finalidade a orientação do trabalho dos formadores, a autonomia dos futuros professores em relação ao seu processo ensino-aprendizagem e a qualificação dos profissionais com condições de iniciar a carreira” (Resolução CNE, 2001).

Avalia-se a área de conhecimento, as habilidades, as atitudes e os valores emergentes do processo de formação do professor em formação, bem como, a capacidade de comunicação, de resolução de problemas e a habilidade para ensinar. Avalia-se através de testes escritos com formatações variadas, apresentação de seminários, realização de pesquisas, aulas, relatórios de ensino, pesquisa e extensão, entre outras atividades.

Avalia-se mutuamente o aluno, o professor e o objeto de conhecimento, de modo individual e coletivo, inclusive por outros fóruns externos à
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Universidade de forma permanente, contínua, de acordo com as necessidades de cada área de conhecimento e de acordo ainda com as resoluções administrativas da UFRR.

Os diferentes métodos de avaliação devem garantir a reflexão e o redimensionamento do processo ensino-aprendizagem, o desenvolvimento e a flexibilização do currículo, a sólida formação do licenciado em Artes Visuais, observando-se os princípios de inovação, coerência com os princípios da UFRR e a natureza do PPPC, de modo a contribuir para a formação de profissionais competentes, críticos, éticos e motivados com a escolha do Curso.

Para tanto serão realizados Seminários Interdisciplinares de Avaliação e a apreciação e análise pelos professores de material de registro dos alunos como Diário Artístico-Visual, Memorial Descritivo, Portfólio, dentre outros, sobre o conjunto de obras produzidas.

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