Projeto Pedagógico do Curso

O curso de licenciatura ofertado pela UFRR aborda os principais pontos para uma boa formação acadêmica com amplos debates de caráter teórico e prático. Ademais, oferece possibilidade de articular as categorias conceituais da Geografia na elaboração do conhecimento geográfico. Este processo acontece a partir de uma prática crítico-reflexivo que norteia a abordagem de sala de aula, em que os componentes curriculares ganham uma dimensão investigativa na qual, as relações entre teoria e prática são a premissa do perfil do egresso deste curso.
Portanto, o egresso do curso de licenciatura em Geografia desta instituição terá condições de exercer a docência em Geografia, transpondo para a educação básica a base real do ensino de Geografia, articulando os conceitos geográficos com a abordagem pedagógica contemporânea, reconhecendo o processo de ensino-aprendizagem como histórico que necessita ser reelaborado continuamente.
Assim entendido, o licenciado em Geografia deve apresentar uma leitura crítica dos problemas educacionais brasileiros e do papel do educador, para a construção de uma sociedade cidadã.

Estar voltado para a compreensão do papel social da escola e em sintonia com os valores democráticos da sociedade e da visão do seu papel social de educador;

Capacidade de agir com sensibilidade na interpretação das ações de seus educandos;

Contribuir, por meio do ensino de Geografia, com o exercício da cidadania;

Sólida formação acadêmica, com possibilidades de formação continuada;

Atuação em equipes disciplinares, interdisciplinares e multidisciplinares no emprego de práticas facilitadoras do processo ensino-aprendizagem;

Apresentar domínio dos conteúdos específicos da Geografia, articulado ao campo de conhecimento complementar e interdisciplinar, principalmente no campo pedagógico;

Estar capacitado para a realização de processo de investigação que possibilite o aperfeiçoamento da prática educacional em geografia escolar;

Identificar os processos pedagógicos que se desenvolvem na prática social concreta que ocorrem nas instituições escolares e também fora delas;

Dominar os conteúdos básicos que são objetos de aprendizagens nos níveis fundamental, médio e superior.

 

Núcleo de formação básica: está distribuído em cinco componentes curriculares, com carga horária de 270h.

Núcleo de formação específica: constituído por uma carga horária de 1380h, distribuída por vinte componentes curriculares.

Núcleo de formação pedagógica: apresenta uma carga horária de 600h distribuída em nove componentes curriculares.

Núcleo de formação complementar: deste núcleo fazem parte as disciplinas eletivas, as optativas e as atividades culturais, artísticas, acadêmicas, projetos de pesquisas, entre outras atividades.

Núcleo de estágio docente: constituído por dois componentes curriculares e apresenta carga horária de 420 h.

Os critérios de avaliação do discente atendem aos critérios adotados pela resolução nº 15/2006-CEPE, que estabelece o método de avaliação do rendimento escolar aplicado na UFRR.

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