Projeto Pedagógico do Curso

A profissão de Antropólogo não é regulamentada por lei. A Associação Brasileira de Antropologia, ABA, é uma Associação Científica que agrega pesquisadores da área. A regulamentação da profissão vem sendo discutida nas reuniões dessa instituição, inclusive com comissões formadas para esse fim. No entanto, é preciso ressaltar que o fato não representa obstáculo jurídico para atuação deste profissional. 

O perfil do egresso está configurado nas habilidades e competências.

As competências e habilidades do profissional de Ciências Sociais estão balizadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Ciências Sociais conforme parecer CNE/CES 492/2001. Além dessas competências e habilidades, o Bacharel em Antropologia deverá estar apto a atuar, pautando suas ações pelo Código de Ética da Associação Brasileira de Antropologia, em áreas especializadas da antropologia.

A escolha do tipo de avaliação do aproveitamento depende da metodologia utilizada nas aulas, buscando a coerência entre a forma como se trabalhou os conteúdos e a forma como se avalia. Nesse sentido poderão ser utilizados os seguintes técnicas e instrumentos: provas escritas dissertativas individuais, com ou sem consultas; provas orais desde que acompanhadas de registros específicos; trabalhos individuais e/ou em grupos sobre temáticas e/ou bibliografia; desenvolvimento de seminários sobre temáticas, teorias e/ou autores; fichamento e resenha sobre autores e obras; trabalhos e relatórios sobre atividades pedagógicas de caráter teórico ou prático como: estágios supervisionados, atividades de pesquisa e extensão.

Outras formas de avaliação poderão ser elaboradas pelos docentes, aprovadas pelo Colegiado, devendo-se observar que as verificações de aprendizagem na forma não escrita devem, obrigatoriamente, utilizar registros adequados que possibilitem a instauração do processo de revisão. Exceto a aula prática do Estágio Supervisionado.


O processo de avaliação enfocará o rendimento estudantil e o curso como um todo. A avaliação deve ser continua e ampla tendo em foco, além do aluno, o desempenho docente, a infra-estrutura, coordenação, biblioteca, funcionários e instâncias superiores da UFRR. Nesse sentido, as reuniões do colegiado do curso e as consultas de opinião junto aos alunos são instrumentos que viabilizarão as avaliações participativas. Trienalmente será realizado um seminário de avaliação do Projeto Político Pedagógico do Curso envolvendo docentes e discentes.

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