Projeto Pedagógico do Curso

O Curso assume as diretrizes curriculares nacionais para os cursos de Ciências Biológicas, considerando que estas são requisitos necessários a todos os biólogos. Assim, o conjunto das ações e reflexões embutidas neste projeto tem como objetivo preparar o aluno para ser:

e) Generalista, crítico, ético e cidadão com espírito de solidariedade; f) Detentor de adequada fundamentação teórica, como base para uma ação competente, que inclua o conhecimento profundo da diversidade dos seres vivos, bem como sua organização e funcionamento em diferentes níveis, suas relações filogenéticas e evolutivas, suas respectivas distribuições e relações com o meio em que vivem; g) Consciente da necessidade de atuar com qualidade e responsabilidade em prol da conservação e manejo da biodiversidade, políticas de saúde, meio ambiente, biotecnologia, bioprospecção, biossegurança e na gestão ambiental, tanto nos aspectos técnico-científicos quanto na formulação de políticas, tornando-se agente transformador da realidade presente, na busca de melhoria da qualidade de vida; h) Comprometido com os resultados de sua atuação, pautando sua conduta profissional por critérios humanísticos, compromisso com a cidadania e rigor científico, bem como por referenciais éticos legais; i) Consciente de sua responsabilidade como educador, nos vários contextos de atuação profissional; j) Apto a atuar multi e interdisciplinarmente, adaptável à dinâmica do mercado de trabalho e às situações de mudança contínua do mesmo; k) Preparado para desenvolver idéias inovadoras e ações estratégicas, capazes de ampliar e aperfeiçoar sua área de atuação.

O PPP concebido como um sistema articulado, composto de atividades acadêmicas consideradas essenciais para a formação do biólogo e de atividades próprias escolhidas conforme a modalidade de graduação, de acordo com os interesses individualizados do estudante. De uma forma geral, o projeto deste curso pretende desenvolver as competências alencadas no item 5 do PPP. 

Transita entre o tradicionalismo e a pesquisa-ação, dentre outras. Os docentes do Curso fazem uso de uma ampla gama de técnicas de ensino, sendo as disciplinas trabalhadas em aulas expositivas, dialogadas, com utilização de recursos multimídia (projetor multimídia, programas de computador, filmes, entre outros). Além disso, são desenvolvidas atividades práticas, tais como: aulas práticas de laboratório; utilização de modelos anatômicos e tridimensionais; aulas de campo; visitas científicas a outras instituições; desenvolvimento de experimentos e atividades baseados na solução de problemas; discussão de textos e artigos 18

científicos, mediante leitura extra-classe; produção de modelos de estudo; elaboração de projetos; produção de trabalhos científicos; resolução de exercícios; seminários; trabalhos individuais e em grupo, algumas das quais especificadas na Resolução CNE/CES nº 03/2007

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