Projeto Pedagógico do Curso

O Projeto Político Pedagógico do Curso do Curso de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Roraima está paltado em acordo com a Resolução CNE/CES 1, de 18 de fevereiro de 2003, editado pela Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Medicina Veterinária, e em seu artigo terceiro, preconiza que o Curso de Graduação em Medicina Veterinária tem como perfil do formando egresso/profissional o Médico Veterinário, com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidades, com relação às atividades inerentes ao exercício profissional, no âmbito de seus campos específicos de atuação em saúde animal e clínica veterinária; saneamento ambiental e medicina veterinária preventiva, saúde pública, inspeção e tecnologia de produtos de origem animal; zootecnia, ecologia e proteção ao meio ambiente e produção e reprodução animal. O egresso deverá ter conhecimento dos fatos sociais, culturais e políticos da economia e da administração agropecuária e agroindustrial. Capacidade de raciocínio lógico, de observação, de interpretação e de análise de dados e informações, bem como dos conhecimentos essenciais de Medicina Veterinária, para identificação e resolução de problemas.

Atenção à saúde: desenvolver ações de prevenção, promoção

e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo.

Tomada de decisões: capacidade de tomar decisões visando se o uso

apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de

medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas.

Comunicação: ser acessíveis e manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público geral.

Liderança: assumir posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade.

Administração e gerenciamento: tomar iniciativa, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a ser empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde.

Educação permanente: aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática.

Respeitar os princípios éticos inerentes ao exercício profissional.

Interpretar sinais clínicos, exames laboratoriais e alterações morfofuncionais.

Identificar e classificar os fatores etiológicos, compreender e elucidar a patogenia, bem como, prevenir, controlar e erradicar as doenças que acometem os animais.

Instituir diagnóstico, prognóstico, tratamento e medidas profiláticas, individuais e populacionais.

Elaborar, executar e gerenciar projetos agropecuários, ambientais e afins à profissão.

Desenvolver, programar, orientar e aplicar as modernas técnicas de criação, manejo, nutrição, alimentação, melhoramento genético; produção e reprodução animal.

Planejar, executar, gerenciar e avaliar programas de saúde animal, saúde pública e de tecnologia de produtos de origem animal.

Executar a inspeção sanitária e tecnológica de produtos de origem animal.

Planejar, elaborar, executar, gerenciar e participar de projetos nas áreas de biotecnologia da reprodução e de produtos biológicos.

Planejar, organizar e gerenciar unidades agroindustriais.

Realizar perícias, elaborar e interpretar laudos técnicos em todos os campos de conhecimento da medicina veterinária.

Planejar, elaborar, executar, gerenciar, participar de projetos agropecuários e do agronegócio.

Relacionar-se com os diversos segmentos sociais e atuar em equipes multidisciplinares da defesa e vigilância do ambiente e do bem-estar social.

Exercer a profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social.

Conhecer métodos e técnicas de investigação e elaboração de trabalhos acadêmicos e científicos.

Assimilar as constantes mudanças conceituais e evolução tecnológica apresentadas no contexto mundial.

Avaliar e responder com senso crítico as informações que estão sendo oferecidas durante a graduação e no exercício profissional.

Os conteúdos essenciais designados são apresentados a saber:

Ciências Biológicas e da Saúde

Ciências Humanas e Sociais

Ciências da Medicina Veterinária

Zootecnia e Produção Animal

Inspeção e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal

Clínica Veterinária

Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública

A avaliação discente abrangerá além da aferição dos conhecimentos obtidos, aspectos de assiduidade e freqüência, conforme estabelecido na Resolução 15/2006 CEPE-UFRR de 19 de dezembro de 2006. O Projeto Político Pedagógico obedecerá aos critérios da Resolução nº 20/2011 – CEPE de 23 de novembro de 2011 que regulamenta os artigos 39, 40, caput, § 2º, inc. I e § 3º e art. 61 do Regimento Geral e normatiza os procedimentos de matrícula, reintegração de curso, do desligamento compulsório e dá outras providências.

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