Projeto Pedagógico do Curso

O profissional de jornalismo, no século XXI, deve desempenhar a função de mediador e agenciador de pautas geradas e gestadas por comunidades, instituições e sujeitos com distintas demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Concomitantemente, deve atentar para a necessidade de operar o sistema de interfaces inerentes às tecnologias digitais de modo que suas práticas narrativas atendam a problemáticas contemporâneas como sustentabilidade, multiculturalismo, intolerância, direitos humanos e fragmentação dos poderes político, econômico e comunicacional. Nesse contexto multifacetado, o profissional de jornalismo deve compreender o mundo a partir de suas crises institucionais e representativas em todas as suas implicações. 

Registrar fatos jornalísticos, apurando, interpretando, editando e transformando-os em notícias e reportagens; - Investigar fatos, produzir textos jornalísticos com clareza e correção e editá-los em curto espaço e período de tempo limitado; - Formular pautas e planejar coberturas jornalísticas; - Formular questões e conduzir entrevistas; - Relacionar-se com fontes de informação de qualquer natureza; - Trabalhar em equipe com profissionais da área; - Lidar com acontecimentos desconhecidos e inesperados e com os novos formatos jornalísticos; - Compreender, saber sistematizar, organizar, planejar e difundir os processos de produção jornalística; - Desempenhar funções de gestão, assessoria, agendamento e agenciamento jornalístico; - Desenvolver, planejar, propor, executar e avaliar projetos na área de jornalismo; - Avaliar criticamente produtos, práticas e as inovações do campo; - Compreender os processos envolvidos na recepção de mensagens jornalísticas e seus impactos sobre os diversos setores da sociedade; - Identificar a informação de interesse público e pautar-se eticamente no tratamento dessas informações; - Identificar e equacionar questões éticas e deontológicas nas práticas e rotinas do jornalismo; - Compreender que o discurso jornalístico deve perseguir uma postura ética e comprometida com a cidadania; - Manter-se crítico e independente no que diz respeito às relações de poder e às mudanças sociais; - Dominar a linguagem jornalística apropriada aos diferentes meios e modalidades tecnológicas de comunicação; - Assimilar criticamente conceitos que permitam a compreensão das práticas e teorias jornalísticas, repercutindo-os sobre sua prática profissional; - Ter as demais competências e habilidades que caracterizam o trabalho nas circunstâncias em que o jornalista é normalmente inserido. 

Curso de Comunicação social – Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Roraima, em acordo com as resoluções CNE/CES Nº 02/2007 e CNE/CES Nº 01/2013, propõe a formação acadêmica a partir de quatro eixos básicos: I. Humanístico; II. Teóricometodológico; III. Específico e IV. Profissional/Laboratorial, necessários ao aprendizado teórico-prática dos acadêmicos e ao atendimento das demandas profissionais contemporâneas. 

A avaliação do Curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo se desdobrará em três frentes:

1) Avaliação do Projeto Pedagógico do Curso;

2) Avaliação do Processo de Ensino-Aprendizagem; ambas em consonância com a

3) Política de Avaliação Institucional.

Baixar Arquivo
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server4.jboss4