Projeto Pedagógico do Curso

Frente aos diversos contextos de atuação profissional, espera-se que, ao concluir o curso, o aluno possa ter adquirido um perfil que lhe possibilite atuar de forma concreta e adequada, uma vez que já é possuidor de um instrumental técnico e de um referencial consistente e atualizado

Nesse sentido, o nosso futuro agrônomo deverá apresentar as seguintes características:

 

  1. Ter conhecimento da dinâmica da agricultura a partir do uso de ferramentas teóricas e metodológicas adequadas, que lhes permitam uma observação concreta da realidade rural;

  2. Ter compreensão global e integrada dos sistemas de produção, compreendendo também a lógica do agricultor com relação aos seus objetivos e processos de decisão;

  3. Ter competência técnica no sentido de ser capaz de encontrar respostas adequadas aos problemas que se manifestem dentro do contexto ambiental, social e econômico, bem como da evolução desse contexto nos seus mais diversos níveis: unidades de produção, localidades rurais, microrregião, região, contexto nacional e internacional;

  4. Ser capaz de fazer o exercício de multi e transdisciplinaridade, mobilizando os diferentes campos do conhecimento para melhor analisar e propor soluções dos problemas que se apresentam ao processo de desenvolvimento;

  5. Ser capaz de olhar criticamente a realidade e as questões que dela emergem, considerando sua complexidade de forma a propor soluções mais eficientes e factíveis, o que remete para o domínio do enfoque sistêmico como ferramenta de estudo dos fenômenos complexos;

  6. Ter capacidade de percepção desenvolvida, domínio de métodos de comunicação e educativos, de maneira a melhor se relacionar com a sociedade envolvida no contexto dos problemas a serem resolvidos, e instaurar um processo participativo na busca de resolução desses problemas;

  7. Ser capaz de desenvolver raciocínio lógico e coerente na análise dos problemas;

  8. Ser capaz de exercer avaliação constante de sua atuação, uma vez que se insere como ator social do processo de desenvolvimento do curso;

  9. Ser capaz de estabelecer certo distanciamento do contexto a ser trabalhado, de maneira a ter melhor clareza do problema a ser resolvido;

  10. Atuar como elemento dinâmico e responsável pelo seu próprio desenvolvimento, respeitando as características sociais e culturais.

 

As habilidades e competências dos egressos do Curso de Agronomia do CCA/UFRR serão contempladas pelas disciplinas inseridas nos núcleos abaixo, conforme determinação do Conselho Nacional de Ensino.

- Núcleo de conteúdos básicos, núcleo de conteúdos profissionais essenciais e núcleo de conteúdos profissionais específicos, conforme PPP do curso.

A avaliação consiste na aplicação de trabalhos teóricos e/ou práticos, bem como, de instrumentos de verificação de assimilação de conteúdo (provas), de acordo com as especificidades de cada disciplina, caracterizando-se como processual, cumulativa e individual. 

 

Avaliar o funcionamento do curso, levando em consideração seus objetivos e princípios orientadores são condições imperativas que proporcionam reconhecer no Projeto Pedagógico, a expressão de sua identidade e prioridades.

A reflexão interna permanente sobre as experiências vivenciadas, os conhecimentos disseminados ao longo do processo de formação profissional e a interação entre o curso e os contextos local, regional e nacional, deverão ser realizados de forma continuada, revitalizando o Projeto Pedagógico.

Esta avaliação deverá levantar a coerência interna entre os elementos constituintes do Projeto Pedagógico e a pertinência da estrutura curricular em relação ao perfil desejado e o desempenho social do egresso, para possibilitar que as mudanças se dêem de forma gradual, sistemática e sistêmica. A partir de seus resultados, serão obtidos subsídios para as tomadas de decisão institucional que permitam a melhoria da qualidade do ensino, sendo possível justificar reformas curriculares, solicitação de recursos humanos e aquisição de equipamentos.

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