Projeto Pedagógico do Curso

O Curso de Licenciatura em Música objetiva a formação de professores de música aptos para atuarem em espaços distintos, demonstrando ética e compromisso às realidades sociais e culturais de cada contexto de atuação. Um profissional capaz de pensar o ensino da música de forma interdisciplinar, adequando materiais pedagógicos às diferentes etapas do desenvolvimento dos sujeitos e que domine tecnologias de informação e comunicação para a aprendizagem.
O egresso deverá possuir um repertório de competências e habilidades teóricas e práticas significadas no exercício profissional e fundamentadas em princípios contemporâneos da educação escolar e do ensino da música em outros contextos. Estará preparado para mobilizar conhecimentos artísticos, musicais e educacionais pautados na sustentabilidade ambiental, na interculturalidade e na inclusão dos direitos humanos, além de aplicar criticamente conceitos e princípios teóricos, intervindo na sociedade por meio de suas manifestações culturais e promovendo condutas de investigação em espaços de educação musical.

a)      Exercer o magistério na educação básica e em outros espaços educativos mobilizando conhecimentos teórico-práticos musicais, artísticos, científicos e pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação;

b)      Identificar e discutir criticamente dilemas resultantes da prática de educação musical nos contextos local, regional, nacional e global da sociedade;

c)      Estudar e avaliar processos pedagógicos de maneira dialogada aos distintos ambientes de ensino musical;

d)      Promover a cultura musical local, regional e nacional por meio da atuação artística nos contextos de inserção;

e)      Utilizar metodologias e técnicas de pesquisa científica a partir do pensamento crítico e reflexivo para a produção do conhecimento em educação e música;

f)       Mobilizar conhecimentos técnico-musicais para a experimentação, improvisação, criação e interpretação artística abrangendo processos pluridisciplinares a outras linguagens artísticas;

g)      Desenvolver projetos interdisciplinares contextualizados às necessidades formativas dos distintos espaços de atuação.

 

I. Núcleo de formação: abrange os estudos de formação geral, das áreas específicas e interdisciplinares, do campo educacional e das diversas realidades educacionais, delineando um trajeto histórico e reflexivo das teorias e filosofias da música, da produção artística musical e da educação;
II. Núcleo de aprofundamento profissional: envolve o aprofundamento e a diversificação de estudos das áreas de atuação profissional, incluindo os conteúdos específicos e pedagógicos, em sintonia com os sistemas de ensino;
III. Núcleo de integradores curriculares: inclui a compreensão da formação relacionando teoria com prática.

O atual PPC zela pela concepção processual de avaliação disposta nos documentos que regem este documento e às orientações da Resolução nº 015/2006-CEPE. Considera-se avaliação um processo reflexivo que proporciona indicadores para a compreensão do processo de ensino e de aprendizagem em suas potencialidades e fragilidades. Neste processo, reflete-se sobre habilidades e competências desenvolvidas pelo docente, pelo discente e na relação professor-aluno. Por este motivo, tornam-se necessárias técnicas e instrumentos de avaliação diversificados e dialogados com as necessidades formativas dos discentes.
Avalia-se a área de conhecimento, as habilidades, as atitudes, os valores e as competências do processo de formação do acadêmico, além de sua capacidade de comunicação, resolução de problemas e habilidades didáticas, pedagógicas e musicais. São considerados instrumentos de avaliação os testes escritos com formatações variadas, apresentações de seminários, pesquisas, aulas, relatórios, portfólios, apresentações musicais, concertos e outras atividades.
Neste processo, avalia-se tanto o discente quanto o docente, além do objeto de conhecimento. As diferentes técnicas de avaliação devem buscar garantir a reflexão e o possível redimensionamento de métodos e metodologias de ensino e aprendizagem, o desenvolvimento e a flexibilização do currículo, a sólida formação do licenciado em música. A partir da avaliação observam-se, também, os princípios de inovação e coerência com os objetivos deste PPC, contribuindo para a formação de profissionais críticos, reflexivos e motivados com a escolha de suas profissões.

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