Projeto Pedagógico do Curso

Tendo como base as orientações da Resolução nº 10/2004 - CNE/CES – MEC (BRASIL, 2004), Resolução nº 009/ 2012 – CEPE – UFRR (normas básicas para elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos na UFRR), bem como as Normas Brasileiras de Contabilidade e código de ética da profissão contábil, o perfil geral do profissional formado pelo Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da UFRR enseja uma formação generalista, suficiente para, de forma polivalente e interligada às diferentes áreas do saber. 

Para tanto, o perfil do egresso deve contemplar habilidades e competências numa perspectiva de interação com as múltiplas faces da realidade, em especial a realidade local e regional, destacando as dimensões socioambientais, tributárias, governamentais e empresariais.

Propõe-se formar profissionais com sólidos conhecimentos nas diversas áreas atinentes ao trabalho da profissão contábil, oferecendo-lhes condições para o desenvolvimento de características de liderança e abrangência de conhecimentos. Nesse sentido, baseando-se nas orientações gerais Diretrizes Curriculares Nacionais (BRASIL, 2004), este curso está estruturado para que o discente possa adquirir, desenvolver e aplicar, minimamente, as habilidades e competências descritas no item do PPP do curso. 

A avaliação nesta frente será diagnóstica, e enfocará, num primeiro momento, a capacidade dos alunos, que se dará semestralmente por meio de processo contínuo, sistemático e formativo, objetivando diagnosticar o nível de aprendizagem. Desta forma, as atividades dos alunos serão avaliadas de acordo com os seguintes instrumentos: a) Provas dissertativas; b) Provas objetivas; c) Seminários; d) Trabalho em grupo; e) Estudo de caso; f) Relatório individual e/ou grupo; g) Pesquisa de campo; h) Elaboração de ensaios e artigos científicos i) Provas orais. Quantitativamente, estas avaliações seguirão as prescrições do regimento interno da UFRR, Resolução nº 015/2006-CEPE e resoluções correlatas.
Num segundo momento serão avaliadas as metodologias e atitudes do chefe de departamento, coordenador de curso e demais professores do curso na implementação do PPC, por meio de formulário próprio de avaliação, a ser elaborado em parceria com o Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFRR.

A avaliação do curso se desdobrará em duas frentes: avaliação do Projeto Pedagógico de Curso e avaliação do processo ensino-aprendizagem.

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