PPGL PROG. DE POS-GRAD. EM LETRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado
Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR

2024
Dissertações
1
  • CLAUDENICE SOARES DA SILVA
  • LITERATURA ERÓTICA EM RORAIMA: UM ESTUDO SOBRE A POÉTICA DE ROSIDELMA FRAGA, SONY FERSECK, ELIMACUXI E ELIZA MENEZES

  • Orientador : FRANCISCO ALVES GOMES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CACIO JOSÉ FERREIRA
  • ELIZABETE BARROS DE SOUSA LIMA
  • FRANCISCO ALVES GOMES
  • LUCELIA DE SOUSA ALMEIDA
  • SONYELLEN FONSECA FERREIRA
  • Data: 19/01/2024

  • Mostrar Resumo
  • O presente estudo tem por objetivo discutir aspectos do erotismo no gênero poesia, em Roraima, nas obras: Amor Amante, de Rosidelma Fraga, Movejo, de Sony Ferseck, Amor para quem odeia, de Elimacuxi e Meu mundo e o que eu vejo, de Eliza Menezes. A escolha da temática desta pesquisa justifica-se pela compreensão da importância de discutir o erotismo como relevante, pois é tão antigo quanto a humanidade e mesmo estando manifesto na cultura e na arte desde a era paleolítica, ainda assim existem tabus, preconceitos e, também, considerando a escassez de pesquisas e trabalhos acadêmicos que abordem a temática na literatura de Roraima. Esta pesquisa analisa elementos que configuram a caracterização dos aspectos do erotismo presentes em poemas escolhidos nas obras das autorais localmente referenciadas. Por meio da análise das construções poéticas, observou-se que o eu lírico feminino é livre, dominante, independente e evoca o erotismo tendo como ambiente simbólico circundante o amor/sexo metaforizado em elementos naturais, as lembranças, a saudade, a sensualidade, as sensações e os sentidos. O erótico nos poemas é permeado pelas construções lexicais e sonoridade rítmica. Pretende-se neste estudo a valorização da poesia de escritoras roraimenses, contribuindo com o debate para a sociedade roraimense, sobre a importância de conhecer a literatura produzida por mulheres, e suas incursões poéticas, tais como o erotismo. Nesse sentido, a partir da temática da pesquisa, intentamos contribuir para a desconstrução de mitos e preconceitos acerca do erótico na poesia local, uma vez que esse tema é plural para se pensar as questões da historiografia literária de Roraima na contemporaneidade.


  • Mostrar Abstract
  • The present study aims to discuss aspects of eroticism in the poetry genre, in Roraima, in the works: Amor Amante by Rosidelma Fraga, Movejo by Sonny Ferseck, Love for those who hate by Elimacuxi and My world and what I see by Eliza Menezes. The choice of the theme of this research is justified by the understanding of the importance of discussing eroticism as relevant, as it is as old as humanity and even though it has been evident in culture and art since the Paleolithic era, there are still taboos, prejudices and, also, , considering the scarcity of research and academic work that addresses the topic in Roraima literature. This research analyzes elements that characterize the characterization of aspects of eroticism present in poems chosen from the works of locally referenced authors. Through the analysis of poetic constructions, it was observed that the female lyrical self is free, dominant, independent and evokes eroticism, having as its surrounding symbolic environment love/sex metaphorized in natural elements, memories, longing, sensuality, sensations and the senses. The erotic in the poems is permeated by lexical constructions and rhythmic sound. The aim of this study is to value the poetry of women writers from Roraima, contributing to the debate for Roraima society, about the importance of knowing the literature produced by women, and their poetic incursions, such as eroticism. In this sense, based on the research theme, we intend to contribute to the deconstruction of myths and prejudices about the erotic in local poetry, since this theme is plural to think about the issues of Roraima's literary historiography in contemporary times.

2
  • ALDENOR DA SILVA PIMENTEL
  • LITERATURA DE RORAIMA EM FORMAÇÃO: uma proposta de estudo histórico

  • Orientador : ROBERTO MIBIELLI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABIO ALMEIDA DE CARVALHO
  • ROBERTO ACIZELO QUELHA DE SOUZA
  • ROBERTO MIBIELLI
  • Data: 05/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta de leitura sobre a história da literatura de Roraima. Para tanto, tendo como referência o modelo formação, de Antonio Candido, adotou-se pesquisa descritiva, com método de procedimento histórico e os procedimentos técnicos pesquisa bibliográfica e documental. Fazem parte do presente corpus os textos literários pertencentes ao sistema literário de Roraima, escritos e orais, publicados em livros, folhetos e periódicos, impressos e digitais, bem como em CDs e sites, assim como textos, em quaisquer suportes (impresso, digital, sonoro, audiovisual etc.), com informações sobre autores e obras roraimenses. A partir da análise do corpus, segundo os elementos do sistema literário (obra, autor, público), proposto por Candido, dividiram-se os autores e obras em formações e tendências. Foram propostas duas formações: Parente (indígena) e Karaiwa (não indígena). A primeira subdivide-se nas tendências Encanto, Coleta, Restauração e Criação. A segunda, em Relatos de Viajantes, Literatura de Inspiração Clássica, Composição de Roraima e Glocal.


  • Mostrar Abstract
  • This work aims to present a reading proposal about the history of the literature of Roraima. To this end, using Antonio Candido's “formation” model as a reference, descriptive research was conducted using a historical procedure method, and bibliographic and documentary research were used as technical procedures. The present corpus includes literary texts, both written and oral, belonging to the literary system of Roraima, published in books, leaflets and periodicals, printed and digital, and on CDs and websites, as well as texts, in any type of media (printed, digital, sound, audiovisual, etc.), with information about authors and works from Roraima. Based on the analysis of the corpus, according to the elements of the literary system (work, author, audience) proposed by Candido, the authors and works were divided into formations and trends. Two formations were proposed: “Parente” (indigenous) and “Karaiwa” (nonindigenous). The first is subdivided into the following trends: charm, collection, restoration, and creation. The second was distributed into travellers' reports, classically inspired literature, Roraima composition, and glocal.

3
  • CARLOS GUTEMBERG SILVA MENDES
  • O ESPANHOL NA PAISAGEM LINGUÍSTICA DE BOA VISTA-RR

  • Orientador : ELIABE DOS SANTOS PROCOPIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELIABE DOS SANTOS PROCOPIO
  • ALAN RICARDO COSTA
  • MARCUS GARCIA DE SENE
  • Data: 29/02/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação objetiva analisar o espanhol no contexto da paisagem linguística (PL)
    da cidade de Boa Vista-RR. Para tanto, estabelece como hipótese principal que a
    migração venezuelana impulsionou o cenário multilinguístico da capital roraimense,
    dando destaque à multifuncionalidade do espanhol na dinâmica e cultura local. O
    referencial teórico desta dissertação fundamenta-se numa perspectiva sociolinguística
    dos contatos linguísticos e aciona o quadro teórico da Linguística de Migração
    (Zimmermann, García, 2007; Gugenberger, 2007), da Paisagem Linguística (Landry,
    Bourhis, 1997; Shohamy, Gorter, 2009; Rodríguez, 2012) e dos estudos de diglossia
    e bilinguismo (Fishman, 1967). A metodologia deste estudo busca identificar
    expressões dessa nova paisagem linguística, através da presença do espanhol em
    placas, anúncios e outros gêneros/suportes textuais. A coleta de dados envolveu a
    fotografia e geolocalização de 150 imagens, posteriormente analisadas e
    cartografadas pelos softwares QGis e Google Earth Pro. A análise dessas imagens
    considera estes seis critérios: levantamento e zoneamento espacial da PL;
    identificação das esferas das atividades humanas; identificação do âmbito espacial
    (público, privado ou misto); tom da escrita (amistoso, neutro ou agressivo); grau de
    ostensividade (mais ou menos ostensiva (visível, destacada, difundida, elaborada, fixa
    etc.) e tipo de suporte (convencional ou incidental). Os resultados mostram que o
    espanhol se manifesta de forma ostensiva em diversos espaços públicos de Boa Vista,
    especialmente em áreas comerciais e periféricas. Na Zona Oeste de Boa Vista, onde
    a presença da língua espanhola se destaca no cenário linguístico, reflete-se uma
    realidade social intrínseca à organização espacial da cidade. Essa presença marca a
    necessidade dos imigrantes venezuelanos de se inserirem na sociedade local e no
    mercado de trabalho. A mudança na paisagem linguística de Boa Vista apresenta
    desafios, como a falta de políticas públicas bilíngues e a integração dos imigrantes no
    sistema educacional; e oportunidades, como a valorização da diversidade linguística
    e cultural e o enriquecimento da vida urbana. Esta pesquisa apresenta uma
    contribuição aos estudos de paisagem linguística que são o detalhamento de critérios
    analíticos e a correlação com os estudos de gêneros textuais. Ademais, defende a
    inclusão da teoria da Linguística de Migração nos estudos de contato linguístico e de
    PL, principalmente em contextos fronteiriços ou de envolvimento de pessoas
    vulneráveis pela migração forçada. Essa defesa é para evitar uma análise puramente
    gramatical da produção textual de imigrantes, o que pode reforçar estereótipos sociais
    ou preconceitos linguísticos. A orientação final desta dissertação é que se busque a
    implementação de políticas públicas que promovam o bilinguismo, a interculturalidade
    e a inclusão social dos imigrantes, em especial no âmbito laboral e escolar.


  • Mostrar Abstract
  • This dissertation aims to analyze Spanish within the linguistic landscape (LL) context
    of the city of Boa Vista, Roraima. To do so, it establishes as its main hypothesis that
    Venezuelan migration has driven the multilingual scenario of the capital of Roraima,
    highlighting the multifunctionality of Spanish in the local dynamics and culture. The
    theoretical framework of this dissertation is based on a sociolinguistic perspective of
    linguistic contacts and invokes the theoretical framework of Migration Linguistics
    (Zimmermann, García, 2007; Gugenberger, 2007), Linguistic Landscape (Landry,
    Bourhis, 1997; Shohamy, Gorter, 2009; Rodríguez, 2012), and studies of diglossia and
    bilingualism (Fishman, 1967). The methodology of this study seeks to identify
    expressions of this new linguistic landscape through the presence of Spanish in signs,
    advertisements, and other textual genres/supports. Data collection involved the
    photography and geolocation of 150 images, subsequently analyzed and mapped
    using QGIS and Google Earth Pro software. The analysis of these images considers
    six criteria: survey and spatial zoning of the LL; identification of spheres of human
    activities; identification of spatial scope (public, private, or mixed); tone of writing
    (friendly, neutral, or aggressive); degree of ostensiveness (more or less ostensive
    (visible, prominent, widespread, elaborate, fixed etc.); and type of support
    (conventional or incidental). The results show that Spanish manifests prominently in
    various public spaces of Boa Vista, especially in commercial and peripheral areas. In
    the Western Zone of Boa Vista, where the presence of the Spanish language stands
    out in the linguistic landscape, it reflects a social reality intrinsic to the spatial
    organization of the city. This presence marks the need for Venezuelan immigrants to
    integrate into local society and the labor market. The change in Boa Vista’s linguistic
    landscape presents challenges, such as the lack of bilingual public policies and the
    integration of immigrants into the educational system; and opportunities, such as the
    appreciation of linguistic and cultural diversity and the enrichment of urban life. This
    research contributes to LL studies by detailing analytical criteria and correlating them
    with studies of textual genres. Furthermore, it advocates for the inclusion of Migration
    Linguistics theory in studies of linguistic contact and LL, especially in border contexts
    or involving individuals vulnerable to forced migration. This advocacy aims to avoid a
    purely grammatical analysis of immigrants’ textual production, which can reinforce
    social stereotypes or linguistic prejudices. The final orientation of this dissertation is to
    seek the implementation of public policies that promote bilingualism, interculturality,
    and social inclusion of immigrants, especially in the workplace and school settings.

4
  • MARIA SHIRLENE SOUZA SILVA
  • POSPOSIÇÕES EM WAPIXANA (ARUÁK)

  • Orientador : MANOEL GOMES DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANANDA MACHADO
  • MANOEL GOMES DOS SANTOS
  • RODRIGO ME
  • Data: 22/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • N/A


  • Mostrar Abstract
  • N/A

5
  • IVANA GREGÓRIO DE SOUZA
  • CLASSIFICADOR GENITIVO EM MAKUXI (KARIB)

  • Orientador : MANOEL GOMES DOS SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MANOEL GOMES DOS SANTOS
  • PAULO JEFERSON PILAR ARAUJO
  • RODRIGO ME
  • Data: 22/03/2024

  • Mostrar Resumo
  • N/A


  • Mostrar Abstract
  • N/A

6
  • JOAO BATISTA MARCELINO DOS SANTOS
  • LIBRAS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO E ACOLHIMENTO ENTRE LÍNGUAS ORAIS E DE SINAIS: ESTUDO DE CASO COM MIGRANTES VENEZUELANOS EM RORAIMA

  • Orientador : PAULO JEFERSON PILAR ARAUJO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • PAULO JEFERSON PILAR ARAUJO
  • CORA ELENA GONZALO ZAMBRANO
  • RUBENS LACERDA DE SÁ
  • Data: 16/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • Esta dissertação objetiva refletir sobre o possível estatuto da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como língua de acolhimento (LIBRAC), para surdos migrantes e refugiados venezuelanos em Roraima, focalizando aspectos do ensino e da aprendizagem da Libras em contexto de migração e refúgio. Pautados nos estudos de São Bernardo (2016), Grosso (2011), Bizon e Camargo (2018) sobre o Português como Língua de Acolhimento (PLAC). e nas pesquisas sobre Acolhimento entre línguas de Zambrano (2021) e Silva (2023). Este trabalho concentrou-se na apresentação e discussão dos dados referente aos cursos de Libras destinados a surdos migrantes ou que contou com a participação destes, bem como, na narração das experiências de surdos migrantes com o aprendizado da Libras no Brasil à vista da análise do interesse desse público pela língua. Os dados foram coletados a partir das pesquisas de Azerêdo (2023), Santos, Bentes e Albano (2023) e Arja e Oliveira (2021). os resultados obtidos nesta pesquisa, apontam para três eixos: 1) um interesse maior por parte dos surdos que participaram das ações, assim com os relatos de outras pesquisas, para o aprendizado da Língua Portuguesa, isso devido às experiências vivenciadas por eles em contexto onde não possui acessibilidade em Libras; 2) Em um contexto religioso, conforme apontado pela professor Joseane em relato pessoa, os surdos possuem uma inclinação para o acesso às informações do contexto religioso por meio da Libras; e por fim 3) É possível observar que a Libras possui sua importância no processo de acolhimento aos surdos migrantes e seu ensino tem relevância, no entanto, entendemos com as experiências realizadas até o presente momento, que no contexto de acolhimento faz-se necessário uma postura multilíngue vislumbrando tanto as línguas disponíveis no país que o receber.


  • Mostrar Abstract
  • Esta tesis tiene como objetivo reflexionar sobre el posible estatuto de la Lengua Brasileña de Señas (Libras) como lengua de acogida (LIBRAC) para los sordos migrantes y refugiados venezolanos en Roraima, centrándose en aspectos de la enseñanza y el aprendizaje de Libras en el contexto de migración y refugio. Basados en los estudios de São Bernardo (2016), Grosso (2011), Bizon y Camargo (2018) sobre el Portugués como Lengua de Acogida (PLAC), y en las investigaciones sobre el Acolhimento entre Línguas de Zambrano (2021) y Silva (2023). Este trabajo se centró en la presentación y discusión de los datos referentes a los cursos de Libras destinados a sordos migrantes o que contaron con la participación de estos, así como en la narración de las experiencias de sordos migrantes con el aprendizaje de Libras en Brasil a la luz del análisis del interés de este público por el idioma. Los datos fueron recolectados a partir de las investigaciones de Azerêdo (2023), Santos, Bentes y Albano (2023) y Arja y Oliveira (2021). Los resultados obtenidos en esta investigación apuntan a tres ejes: 1) un mayor interés por parte de los sordos que participaron en las acciones, así como los relatos de otras investigaciones, para el aprendizaje de la Lengua Portuguesa, esto debido a las experiencias vividas por ellos en un contexto donde no hay accesibilidad en Libras; 2) En un contexto religioso, según lo señalado por la profesora Joseane en su relato personal, los sordos tienen una inclinación para acceder a la información del contexto religioso a través de Libras; y finalmente 3) Es posible observar que Libras tiene su importancia en el proceso de acogida a los sordos migrantes y su enseñanza tiene relevancia, sin embargo, entendemos con las experiencias realizadas hasta el momento presente, que en el contexto de acogida es necesario una postura multilingüe, contemplando tanto las lenguas disponibles en el país que los recibe.

7
  • SOELANIA JOSELEN SÁ DA SILVA
  • Abordagens de fiscalização de trânsito do DETRAN na cidade de Boa Vista-Roraima

  • Orientador : FABRICIO PAIVA MOTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FABRICIO PAIVA MOTA
  • CORA ELENA GONZALO ZAMBRANO
  • MARCUS VINICIUS DA SILVA
  • Data: 26/04/2024

  • Mostrar Resumo
  • A análise da conversação surgiu na década de 1960, por meio dos trabalhos de Harvey Sacks, Emmanuel Schegloff e Gail Jefferson (1974), com foco na descrição das estruturas, na organização das conversações e nos gestos interacionais em contextos institucionais. Por volta de 1980, os cenários foram diversificados e ampliados às descrições e interpretações sobre os modos de agir e interpretar dos falantes em relação aos outros nas interações mais espontâneas. No Brasil, a análise da conversação teve início em 1997, introduzida pelo linguista Luiz Antônio Marcuschi. A conversação é uma prática do nosso cotidiano, que nos possibilita falar e interagir em diferentes contextos da sociedade. Este estudo propõe analisar a conversação entre agentes de trânsito e venezuelanos em abordagens de fiscalização de trânsito do DETRAN/RR e tem como objetivos específicos 1) descrever de que maneira sucede a conversação entre os agentes e os condutores, 2) compreender como transcorre a interação entre os interlocutores, 3) bem como identificar as dificuldades comunicativas entre eles. Devido à imigração em massa de venezuelanos no estado de Roraima, tem sido comum que os agentes de trânsito se deparem os imigrantes na condução de veículos do Brasil ou da Venezuela. Durante a abordagem é feita a solicitação e a verificação dos documentos do condutor e do veículo. Caso haja irregularidades, o condutor é informado sobre os procedimentos cabíveis que serão adotados. Para isso, é necessário que haja a comunicação e a interação entre o agente e o abordado, sendo necessária a compreensão de ambos para que não haja mal-entendido, tendo em vista que, por falarem línguas distintas, pode haver dificuldades comunicativas. A pesquisa se fundamenta na análise da conversação, por meio da abordagem qualitativa, baseada em teóricos como: Kerbrat-Orecchioni (2006), Marcuschi (2003), Timbane (2013), Teixeira (2007), entre outros; o que nos fornecerá dados necessários para compreender de que maneira se dá a interação entre os envolvidos neste estudo. Para tanto, foram coletados dados de duas abordagens de trânsito: 1 e 2, para a análise da conversação entre os interlocutores, que foram categorizados em: agentes de fiscalização 1, 2, 3 e 4, e condutores A e B.


  • Mostrar Abstract
  • Conversation analysis emerged in the 1960s, through the work of Harvey Sacks, Emmanuel Schegloff and Gail Jefferson (1974), focusing on the description of structures, the organization of conversations and interactional gestures in institutional contexts. Around 1980, the scenarios were diversified and expanded to include descriptions and interpretations of speakers' ways of acting and interpreting in relation to others in more spontaneous interactions. In Brazil, conversation analysis began in 1997, introduced by linguist Luiz Antônio Marcuschi. Conversation is a practice in our daily lives, which allows us to speak and interact in different contexts of society. This study proposes to analyze the conversation between traffic agents and Venezuelans in DETRAN/RR traffic inspection approaches and its specific objectives are 1) to describe how the conversation between agents and drivers takes place, 2) to understand how the interaction takes place between interlocutors, 3) as well as identifying communicative difficulties between them. Due to the mass immigration of Venezuelans in the state of Roraima, it has been common for traffic agents to encounter immigrants driving vehicles from Brazil or Venezuela. During the approach, the driver and vehicle documents are requested and checked. If there are irregularities, the driver is informed of the appropriate procedures that will be adopted. To achieve this, there must be communication and interaction between the agent and the person being approached, with both parties needing to understand each other so that there is no misunderstanding, considering that, as they speak different languages, there may be communicative difficulties. The research is based on conversation analysis, through a qualitative approach, based on theorists such as: Kerbrat-Orecchioni (2006), Marcuschi (2003), Timbane (2013), Teixeira (2007), among others; which will provide us with the necessary data to understand how the interaction between those involved in this study takes place. To this end, data were collected from two traffic approaches: 1 and 2, to analyze the conversation between the interlocutors, who were categorized into: inspection agents 1, 2, 3 and 4, and drivers A and B

2023
Dissertações
1
  • RAFAELA PORTELA BEZERRA
  • “VEM FORTE QUE EU SOU DO NORTE”: ESTUDOS DE RAÇA, CLASSE E
    GÊNERO SOBRE MULHERES DOUTORAS NA REGIÃO NORTE

  • Orientador : MARTHA JULIA MARTINS DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EMERSON CARVALHO DE SOUZA
  • JULIANA ZEGGIO MARTINEZ
  • MARTHA JULIA MARTINS DE SOUZA
  • Data: 20/04/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo tem como objetivo geral investigar os discursos de mulheres doutoras
    que atuam na região Norte do Brasil e refletir sobre como elas percebem o mundo
    social e acadêmico a partir de suas posições dentro dele. A partir disso, analisa-se
    também como gênero, raça, classe e região de origem moldam suas trajetórias e
    contribuem para que elas se sintam incluídas ou excluídas de processos relativos ao
    seu desenvolvimento social e acadêmico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de
    caráter interpretativista auxiliada pela Netnografia (KOZINETS, 2014), cujos métodos
    para geração de dados consistiram em três etapas: (i) estabelecimento de contato
    com IES federais da região Norte, divulgando a pesquisa, (ii) aplicação de
    questionário, utilizando a ferramenta Google Forms e (iii) condução de entrevistas
    via plataforma de reuniões on-line de forma a obter informações mais apuradas
    sobre as trajetórias de mulheres doutoras vinculadas a essas Instituições. Os dados
    deste trabalho foram analisados sob o viés dos Estudos de Gênero (LUGONES,
    2007; SEGATO, 2016; COLLINS, 1990; CRENSHAW, 1989; FEDERICI, 2017;
    QUIJANO, 1992; BIROLI, 2018; BENTO, 2022; SCHUCMAN, 2020) e a
    materialidade linguística dos relatos foi analisada a partir do viés da Análise Crítica
    do Discurso, por meio do critério da “avaliação” (evaluation), que consiste nas
    declarações valorativas que o sujeito expressa em seus discursos (FAIRCLOUGH,
    2001; 2003). Entre as descobertas desta pesquisa, citamos que as participantes
    brancas reforçam discursos meritocráticos e não refletem profundamente sobre
    como a raça as privilegia socialmente. Em contrapartida, as participantes não
    brancas se veem como privilegiadas por suas posições acadêmicas, citando a raça,
    gênero e região de origem como fatores de exclusão dentro da academia. Apesar
    das diferenças sociais, o fator “gênero” foi apontado como o vetor de opressão
    comum a todas as participantes


  • Mostrar Abstract
  • This study aims to investigate the discourses of women with a PhD who work in the
    North region of Brazil, reflecting on how they perceive the social and academic world
    from their positions within it. Based on this, it also analyzes how gender, race, class
    and region of origin shape their careers, contributing to their feeling of inclusion or
    exclusion from processes related to their social and academic development. It is a
    qualitative research with an interpretative character aided by Netnography
    (KOZINETS, 2014), in which the methods for data generation consisted of three
    stages: establishment of contact with federal higher education institutions in order to
    publicize the research; questionnaire application using the Google Forms tool and
    interviews through online meeting platforms, so as to obtain more accurate
    information about the trajectories of PhD women linked to these institutions. The data
    were analyzed under the scope of Gender Studies (LUGONES,2007; SEGATO, 2016;
    COLLINS, 1990; CRENSHAW, 1989; FEDERICI, 2017; QUIJANO, 1992; BIROLI,
    2018; BENTO, 2022; SCHUCMAN,2020) and the textual elements within the
    discourses were analyzed from the perspective of Critical Discourse Analysis using
    the criterion of “evaluation”, which consists of the evaluative statements that the
    subject expresses in his/her discourses (FAIRCLOUGH, 2001; 2003). Among the
    findings of this research, we mention that white participants reinforce meritocratic
    discourses and do not reflect deeply on how race socially favors them. In contrast,
    non-white participants see themselves as privileged because of their academic
    positions, citing race, gender and region of origin as exclusion factors within
    academia. Despite social differences, the “gender” factor was pointed out as the
    vector of oppression common to all participants

2
  • CLAUDIENE PINHEIRO DOS SANTOS
  • SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PRODUÇÃO DE CONTO LITERÁRIO NUMA ESCOLA PÚBLICA DE CAROEBE-RR

  • Orientador : ELIABE DOS SANTOS PROCOPIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELIABE DOS SANTOS PROCOPIO
  • SANDRO MARCÍO DRUMOND ALVES MARENGO
  • MARCUS GARCIA DE SENE
  • Data: 02/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • O cenário híbrido do município de Caroebe aliado a novos horizontes de ações
    profissionais desafiadoras motivou a realização dessa pesquisa. A necessidade surge,
    exatamente, de reiterar a eficácia metodológica da sequência didática em um contexto
    diverso dos estudos frequentes. A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver
    um projeto de uma sequência didática e trabalhar gêneros textuais, com foco no conto,
    junto a alunos do 8º a série da escola Escola Estadual Tereza Teodoro de Oliveira.
    Visou contribuir para que os estudantes pudessem fazer a diferenciação entre os
    gêneros, ou seja, distinguir as situações comunicacionais de uso prático dos gêneros
    textuais no cotidiano, bem como propiciar aos alunos a internalização dos elementos
    da narração pertencentes aos gêneros textuais de natureza narrativa, como contos,
    novelas, romances, lendas, fábulas, fanfics, dentre outros. Busco, na presente
    pesquisa, descrever a sequência didática elaborada e aplicada por mim na citada
    escola, tendo como base o referencial teórico de Schneuwly e Dolz (2004), principais
    expoentes do Grupo de Estudos de Genebra, além de Bronckart (1999; 2006),
    Broncardo e Costa-Hubes (2008). A pesquisa realiza uma descrição dentro de um
    quadro contextual maior em relação ao meu trabalho como professora de ensino
    básico, escrever sobre o projeto é uma maneira de evidenciar uma metodologia
    baseada na teoria interacionista sociodiscursiva, que tem um viés educacional,
    didático, que é o ensino. Com base nos resultados encontrados, pode-se afirmar que
    o objetivo proposto foi alcançado. O principal resultado mostrou que os alunos
    conseguiram construir textos autorais baseados nos principais elementos da narração,
    sabendo identificar e distinguir, por exemplo, tempo e espaço, personagens, duração
    da história, inclusive, para além disso, internalizando elementos paratextuais, como
    capa, contracapa, entre outros.


  • Mostrar Abstract
  • The hybrid scenario of the municipality of Caroebe, combined with new horizons of
    challenging professional actions, motivated this research. The need arises, exactly,
    to reiterate the methodological effectiveness of the didactic sequence in a context
    different from the frequent studies. This research aimed to develop a project of a
    didactic sequence and to work on textual genres, focusing on the short story, with
    8th grade students from Escola Estadual Tereza Teodoro de Oliveira. It aimed to
    help students to differentiate between genres, that is, to distinguish communication
    situations of practical use of textual genres in everyday life, as well as to provide
    students with the internalization of elements of narration belonging to textual genres
    of a narrative nature, such as short stories, soap operas, romances, legends, fables,
    fanfics, among others. I seek, in the present research, to describe the didactic
    sequence elaborated and applied by me in the aforementioned school, based on
    the theoretical framework of Schneuwly and Dolz (2004), main exponents of the
    Geneva Studies Group, in addition to Bronckart (1999; 2006), Broncardo and Costa-
    Hubes (2008). The research carries out a description within a larger contextual
    framework in relation to my work as a teacher of basic education, writing about the
    project is a way of highlighting a methodology based on the sociodiscursive
    interactionist theory that has an educational, didactic bias, which is teaching. Based
    on the results found, it can be stated that the proposed objective was achieved. The
    main result showed that the students were able to build their own narratives based
    on the main elements of the narration, knowing how to identify and distinguish, for
    example, time and space, characters, duration of the story, including, in addition,
    internalizing paratextual elements, such as cover, back cover, among others. others.

3
  • VANIA MARIA MOREIRA LEITE
  • A CIRCULAÇÃO NOS MOVIMENTOS LITERÁRIOS DA AMAZÔNIA

  • Orientador : ROBERTO MIBIELLI
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ROBERTO MIBIELLI
  • SHEILA PRAXEDES PEREIRA CAMPOS
  • JUCIANE DOS SANTOS CAVALHEIRO
  • Data: 24/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • A pesquisa consiste na identificação de Movimentos Literários na Amazônia, que surgiram e, ao longo do tempo, vêm construindo uma identidade regional, fomentando a cultura local dos povos de cada região ou estado. O objeto da pesquisa que ora se apresenta é a circulação nos movimentos literários originados em três estados da Amazônia: o Pará, com a “Geração Peixe Frito” e “Grupo dos Novos”; o Amazonas, com o “Clube da Madrugada”; e Roraima, com o “Movimento Roraimeira”. Para tanto, este estudo realizou um levantamento histórico sobre os movimentos, autores, obras, manifestos etc. Tornou-se, então, relevante analisar a trajetória desses grupos de escritores e poetas, a fim de entender como a circulação influenciou o meio e a atuação dos representantes dos movimentos, contribuindo para a composição literária e cultural amazônica. Conhecer as influências, tendências, estéticas, presentes nesses movimentos facilita a percepção sobre a literatura local, em um contexto em que há muito para se construir com relação às questões identitárias em um espaço tão pluralista, marcado pelo seu processo de colonização, que ainda em tempos presentes tende a configurar as circulações literárias. O estudo, no entanto, se dará pela representação poética, considerando-a como arte difusora de pensamentos e presente de forma efervescente nos movimentos a que se refere esta pesquisa, como se a arte de brincar com as palavras tivesse um caráter revolucionário e libertador, sendo a voz que exprime e grita por novas auroras. Para o estudo do conceito de circulação, utilizamos o suporte teórico de José Luís Jobim (2020), para a análise interpretativa sobre a circulação nos movimentos literários da Amazônia, Adrin Figueiredo (2001); Marinilce Coelho (2003); Luciane Páscoa (2017); Tenório Telles (2019); Rafael Oliveira, Cátia Wankler, Carla Souza (2009); além dos poetas da Amazônia, como Bruno de Menezes, Abguar Bastos, Jorge Tufic, Luis Bacellar, Eliakin Rufino, Zeca Preto, entre outros, referenciados por terem contribuído com a formação da identidade dos povos amazônicos e circulação poética da região.


  • Mostrar Abstract
  • The research consists of identifying Literary Movements in the Amazon, which emerged and, over time, have been building a regional identity, promoting the local culture of the people of each region or state. The object of the research presented here is the circulation in literary movements originating in three states of the Amazon: Pará, with Geração Peixe Frito and Grupo dos Novos, Amazonas, with Clube da Madrugada and Roraima, with Movimento Roraimeira. Therefore, this study carried out a historical survey of movements, authors, works, manifestos, etc. It then became relevant to analyze the trajectory of these groups of writers and poets, in order to understand how circulation influenced the environment and the actions of representatives of the movements, contributing to the Amazonian literary and cultural composition. Knowing the influences, trends, aesthetics, present in these movements, facilitates the perception of local literature, in a context in which there is much to build in relation to identity issues in such a pluralistic space, marked by its colonization process, which still in present times it tends to configure literary circulations. The study, however, will be based on poetic representation, considering it as an art that diffuses thoughts and is present in an effervescent way in the movements to which this research refers, as if the art of playing with words had a revolutionary and liberating character, being the voice that expresses and screams for new dawns. For the study of the concept of circulation, we used the theoretical support of José Luís Jobim (2020), for the interpretative analysis on the circulation in the literary movements of the Amazon, Adrin Figueiredo (2001); Marinilce Coelho (2003); Luciane Easter (2017); Tenório Telles (2019); Rafael Oliveira, Cátia Wankler, Carla Souza (2009); in addition to poets from the Amazon, such as Bruno de Menezes, Abguar Bastos, Jorge Tufic, Luis Bacellar, Eliakim Rufino, Zeca Preto, among others, referenced for having contributed to the formation of the identity of the Amazonian peoples and poetic circulation in the region.

4
  • ELIVELTON MAGALHÃES LIMA
  • LIBE(RR)DADE PARA CO(RR)POS MA(RR)GINALIZADOS: O TEATRO DO OPRIMIDO COMO PROPOSIÇAO EMANCIPATÓRIA DOS INDIVÍDUOS

  • Orientador : IVETE SOUZA DA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • IVETE SOUZA DA SILVA
  • VERONICA PRUDENTE COSTA
  • NARCISO LARANGEIRA TELLES DA SILVA
  • Data: 31/05/2023

  • Mostrar Resumo
  • Tendo os corpos como tema de pesquisa desta dissertação, este trabalho foi desenvolvido em cunho bibliográfico e apresenta como objetivo geral de pesquisa o Teatro do Oprimido como proposição de libertação de corpos marginalizados. Para isso, buscamos compreender como ocorre o processo de marginalidade de corpos roraimenses e brasileiros, assim como refletir sobre os conceitos de corpo e liberdade, bem como entender o método do Teatro do Oprimido. Nesse sentido, está pesquisa utiliza como alicerce teórico, autores como Boal (2009), Freire (1987), Medina (1990), Spivak (2010), Silva (2013), dentre outros. Assim, discutimos o conceito de “corpo consciente” a partir das reflexões de Paulo Freire (1987), bem como o conceito de liberdade proposto pelo teatrólogo Augusto Boal (2009). Ainda, argumentamos sobre o processo de marginalidade dos corpos a partir das discussões propostas por Medina (1990), Spivak (2010), Ribeiro (1995), Todaro (2014), entre outros, assim como, refletimos sobre aspectos históricos da formação da marginalidade de corpos brasileiros e roraimenses, com embasamento teórico em Pacheco Oliveira (2016), Rezende (2006), Vieira (2012), etc.


  • Mostrar Abstract
  • N/A

5
  • EDNO ALVES DE SOUZA
  • ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (PLAc) PARA ESTUDANTES VENEZUELANOS DA EJA: NA ESCOLA ESTADUAL CÍVICO MILITAR FAGUNDES VARELA EM BOA VISTA/RR

  • Orientador : MARIA DAJUDA ALOMBA RIBEIRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARIA DAJUDA ALOMBA RIBEIRO
  • PAULA GRACIANO PEREIRA
  • RICARDO SANTOS DANTAS
  • Data: 31/07/2023

  • Mostrar Resumo
  • Nos últimos anos no Brasil, mais especificamente no estado de Roraima, o fluxo
    imigratório tem crescido consideravelmente e deixado os imigrantes em situação de
    vulnerabilidade. A oferta do ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento,
    oferecida nas escolas e universidades, tornou-se uma ação capaz de ajudá-los a
    resistir e integrar-se ao atual país. Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo
    refletir sobre as estratégias de ensino da língua portuguesa para imigrantes da EJA
    na escola Cívico Militar Fagundes Varela em Boa Vista/RR, buscando averiguar por
    meio de elementos de aprendizagem como a leitura, a interpretação e a escrita,
    consistindo como exigências de desafios e soluções, se as metodologias de ensino
    desenvolvidas em sala de aula pelos professores da EJA, alcançam resultados que
    colaboram para a melhoria das práticas de leitura e escrita como foco comunicativo.
    Para a realização deste estudo, contamos com o apoio dos autores: Simões; Silva;
    Oliveira (2017)– estudo sociodemográfico e laboral da imigração venezuelana no
    Brasil; Almeida Filho, (1993) – Linguística Aplicada; Miranda e Araújo (2019) –
    consideração sobre Formação de professores PLAc. Na abordagem sobre ensino de
    língua portuguesa para imigrantes, embasamos nosso estudo em autores que muito
    têm discutido sobre a língua portuguesa como Língua de Acolhimento – PLAc, dentre
    outros importantes autores que acrescentam à nossa pesquisa temos: Grosso (2010).
    Ferreira (1995), São Bernado (2016). Como fundamentos metodológicos científicos
    do Português como Língua de Acolhimento em Roraima temos, Zambrano (2019).
    Desse modo, a partir desses entendimentos teóricos entende-se que as possibilidades
    de conclusões de atos comunicativos como: boa leitura, interpretação e escrita,
    podem propiciar êxitos no ensino-aprendizagem, em especial aos estudantes
    imigrantes da EJA.


  • Mostrar Abstract
  • N/A

6
  • ÉRIKA DOS SANTOS FERREIRA GOMES
  • DE ANDARILHO A PÁSSARO: A REPRESENTAÇÃO DA MEMÓRIA NA POESIA DE MANOEL DE BARROS 

  • Orientador : ROSIDELMA PEREIRA FRAGA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ROSIDELMA PEREIRA FRAGA
  • FRANCISCO ALVES GOMES
  • NISMÁRIA ALVES DAVID
  • ISAAC NEWTON ALMEIDA RAMOS
  • Data: 28/09/2023

  • Mostrar Resumo
  • A partir da análise da produção poética de Manoel de Barros, a presente
    dissertação de mestrado teve como escopo a construção de um estudo que
    contempla o nascimento, a vida e o fim transcendental do andarilho Bernardo. O
    universo ficcional desta personagem traz à tona seres e elementos que são
    invisíveis/desprezados ao cotidiano social, o que tende a explicar o seu gosto
    elevado pelo chão e pelos seres abjetos, ao mesmo tempo em que aponta para a
    necessidade do surgimento de um novo modo de ser e estar no mundo. Logo, o
    mundo renovado pelo poeta Manoel de Barros, nas obras analisadas – O guardador
    de águas; Gramática expositiva do chão (1996); Escritos em verbal de ave (2011) -
    (re)surge por meio de imagens que abandonam cada vez mais seu caráter social e
    passam a expressar uma visão mítica, envolvendo a memória e simbolismo, bem
    como o rompimento do fio entre passado/presente/futuro. Assim, anelo mostrar que
    o movimento dessa personagem amplia a relação do homem com a natureza e
    consigo mesmo. No bojo desta pesquisa, tomei como minhas considerações os
    pressupostos teóricos encontrados nas obras fundamentais dos autores Rocha
    (2013), Le Goff (1990), Halbwachs (1990), MielietinskI (1987) e Campos (2007). No
    esteio de uma delimitação de meu objeto de pesquisa, proponho responder três
    questões de pesquisa ao longo dos 2 (dois) capítulos, a saber: 1. De que modo o
    escritor articula escrita e linguagem; 2. Como o sujeito lírico provoca um debate
    sobre o binômio “andarilho versus pássaro”?; e 3. Como a memória individual e
    coletiva se instauram na lírica de Manoel de Barros?


  • Mostrar Abstract
  • N/A

7
  • MARCELO PEREZ MACIEL
  • A DRAMATURGIA RORAIMENSE COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL E FORMADORA DE IDENTIDADE

  • Orientador : FRANCISCO ALVES GOMES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCISCO ALVES GOMES
  • CACIO JOSÉ FERREIRA
  • ELIZABETE BARROS DE SOUSA LIMA
  • LUCELIA DE SOUSA ALMEIDA
  • Data: 29/09/2023

  • Mostrar Resumo
  • A Cia. do Lavrado foi um grupo de teatro roraimense, que durante 11 anos de trabalho
    criativo contínuo desenvolveu a sua dramaturgia, no intuito de imprimir a identidade de
    Roraima em suas atividades. A partir de sua fundação, já na nomeação do grupo, isso ficou
    evidente, porém, o reconhecimento dessa identidade cultural não foi imediato, visto que em
    sua trajetória dramatúrgica muitas formas de se perceber roraimense se fizeram presentes nos
    seus espetáculos. Portanto, este estudo surgiu do seguinte questionamento: Como a
    dramaturgia pode contribuir em processos de formação identitária? A partir dessa
    problematização, esta pesquisa teve o objetivo de analisar a contribuição da dramaturgia em
    processos de formação identitária. Além disso, a ausência de estudos sobre grupos de teatro
    locais no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima
    (PPGL/UFRR), os quais abordem a identidade cultural roraimense, contribuiu para a escolha
    do objeto de pesquisa – a Cia. do Lavrado e seus espetáculos: “O pastelão e a torta” (2005),
    “A farsa do advogado Pathelin” (2006), “A retrete ou a latrina” (2007) e “Absurdópolis, que
    nos perdoe Aristófanes” (2009). Nessa direção, foram feitas leituras de materiais
    teórico/crítico (livros, teses, dissertações, artigos etc.) e análises dos textos, fotos e vídeos
    desses espetáculos, a fim de evidenciar um atravessamento da cultura indígena no que se
    refere aos primórdios do teatro enquanto linguagem; contextualizar os períodos históricos que
    dialogam com os espetáculos da Cia. do Lavrado; discutir as relações estabelecidas entre
    Dramaturgia e Identidade Cultural; e identificar na dramaturgia analisada traços de formação
    identitária. Assim, os espetáculos foram analisados à luz dos teóricos Bakhtin (1987);
    Bauman (2005); Demarcy (2012); Hall (2006); Jobim (2020); Pavis (2011); e Silva (2014). E
    chegou-se à conclusão de que a dramaturgia é uma manifestação cultural formadora de
    identidades. Ela que está impregnada de escolhas, que remetem a um sujeito sociohistórico,
    ou a um grupo, que as faz conforme as suas necessidades de significação em seu espaço
    social. Por isso, a construção de sentidos cênicos presente na dramaturgia da Cia. do Lavrado
    implicou na manipulação de traços identitários, na intenção de buscar uma identificação com
    o público roraimense e, desse modo, reiterar uma trajetória singular referente ao seu local de
    pertencimento. Afirmou-se, igualmente, a importância de se ampliar o olhar sobre a
    identidade cultural roraimense, para que não seja fixada em apenas uma cultura, e que o
    cotidiano de Roraima é um traço dessa identidade presente em processos dramatúrgicos
    teatrais. E, ao se falar sobre os primórdios do teatro, seja em âmbito mundial ou roraimense,
    faz-se necessário alicerçar a colaboração dos povos originários, enquanto portadores de
    manifestações culturais espetaculares, que desde a pré-história têm influenciado no
    desenvolvimento da linguagem humana, logo, da linguagem teatral. Por conseguinte,
    compreendeu-se que a contribuição da dramaturgia em processos de formação identitária, em
    especial, da Cia. do Lavrado, foi manifestada na afirmação de sua identidade presente em
    construções dramatúrgicas, que em cena retrataram o cotidiano do estado de Roraima em
    diferentes contextos.


  • Mostrar Abstract
  • The Cia. do Lavrado was a theater group from Roraima, which during 11 years of continuous
    creative work developed its dramaturgy, in order to imprint the identity of Roraima in its
    activities. From its foundation, already in the naming of the group, this was evident, however,
    the recognition of this cultural identity was not immediate, since in its dramaturgical
    trajectory many ways of perceiving itself as Roraima were present in its shows. Therefore,
    this study arose from the following question: How can dramaturgy contribute to processes of
    identity formation? From this problematization, this research aimed to analyze the
    contribution of dramaturgy in processes of identity formation. In addition, the absence of
    studies on local theater groups in the Graduate Program in Letters at the Federal University of
    Roraima (PPGL/UFRR), which address the cultural identity of Roraima, contributed to the
    choice of research object – Cia. do Lavrado and its shows: “The pastry and the pie” (2005),
    “The farce of the lawyer Pathelin” (2006), “The toilet or the latrine” (2007) and
    “Absurdópolis, who forgives us Aristófanes” (2009). In this direction, readings of
    theoretical/critical materials (books, theses, dissertations, articles, etc.) and analysis of texts,
    photos and videos of these shows were carried out, in order to highlight a crossing of
    indigenous culture with regard to the beginnings of theater as language; contextualize the
    historical periods that dialogue with the shows of Cia. do Lavrado; discuss the relations
    established between Dramaturgy and Cultural Identity; and to identify traces of identity
    formation in the analyzed dramaturgy. Thus, the shows were analyzed in the light of theorists
    Bakhtin (1987); Bauman (2005); Demarcy (2012); Hall (2006); Jobim (2020); Pavis (2011);
    and Silva (2014). And it was concluded that dramaturgy is a cultural manifestation that forms
    identities. It is impregnated with choices, which refer to a socio-historical subject, or to a
    group, which makes them according to its needs for meaning in its social space. For this
    reason, the construction of scenic meanings present in the dramaturgy of Cia. do Lavrado
    implied the manipulation of identity traits, with the intention of seeking an identification with
    the Roraima public and, thus, reiterating a singular trajectory referring to its place of
    belonging. It was also affirmed the importance of broadening the look on Roraima's cultural
    identity, so that it is not fixed in just one culture, and that the daily life of Roraima is a trace
    of this identity present in theatrical dramaturgical processes. And, when talking about the
    beginnings of theater, whether worldwide or in Roraima, it is necessary to support the
    collaboration of the original peoples, as bearers of spectacular cultural manifestations, which
    since prehistory have influenced the development of human language, therefore, of the
    theatrical language. Therefore, it was understood that the contribution of dramaturgy in
    processes of identity formation, in particular, of Cia. do Lavrado, was manifested in the
    affirmation of its identity present in dramaturgical constructions, which in scene portrayed the
    daily life of the state of Roraima in different contexts.

8
  • MARIA DA CONCEIÇÃO CASTRO DE JESUS
  • MULHERES QUE ESCREVEM SOBRE MULHERES: UMA LEITURA DE FLOR DE GUME, DE MONIQUE MALCHER, E TERRA ÚMIDA, DE MYRIAM SCOTTI

  • Orientador : SHEILA PRAXEDES PEREIRA CAMPOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SHEILA PRAXEDES PEREIRA CAMPOS
  • VERONICA PRUDENTE COSTA
  • ANELIA MONTECHIARI PIETRANI
  • Data: 10/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este texto trata da escrita literária de mulheres e de como escritoras amazônicas na contemporaneidade têm representado outras mulheres em suas obras literárias. Para isso, analisamos as obras Flor de Gume, da autora paraense Monique Malcher, e Terra Úmida, da amazonense Myriam Scotti, buscando desvendar a escrita e a representação da mulher por essas escritoras. Posto isso, discutimos, neste estudo, acerca da escrita de mulheres em território amazônico, suas formas de silenciamento e visualização. Até pouco tempo, à mulher estava destinado viver à margem dos espaços sociais que eram reservados apenas aos homens, como no campo literário brasileiro, por exemplo, que ainda nos dias de hoje é majoritariamente masculino, marcado por restrições e exclusões. Entretanto, apesar das muitas imposições de silêncio e submissão, a mulher continua buscando validar seu lugar de fala na sociedade. Diante disso, investigar como a mulher representa a si mesma abre espaço para discussões em torno da construção literária feminina, a imposição do silenciamento, o comportamento e os valores patriarcais defendidos por uma sociedade machista. Para isso, estipulamos como problemática as seguintes questões: como reverbera a literatura produzida por mulheres na Amazônia? Como mulheres escritoras representam outras mulheres através de suas personagens femininas? E como propagam temas que transpassam a vida de muitas mulheres que, ainda, continuam sendo marginalizadas? Para fundamentação teórica usamos como base as concepções de Eurídice Figueiredo (2020), Heleieth Saffioti (2015), Michelle Perrot (2003) e Ana Maria Colling (2014) que destacam sobre subalternização, silenciamentos e violência contra mulheres ao longo dos anos, e de Norma Telles (1992), Lúcia Osana Zolin (2012) e Virgínia Woolf (1928) no que diz respeito à literatura produzida por mulheres, dentre outras que contribuem significativamente para o entendimento do que é proposto neste texto. A percepção é que as obras analisadas conversam entre si e trabalham temas sobre a mulher como a imposição da subordinação feminina pelo sistema patriarcal, o silenciamento, a opressão, maternidade e os laços familiares amorosos entre mulheres que cuidam.


  • Mostrar Abstract
  • N/A

9
  • VALDÉLIA CADETE TENENTE
  • ARTE, MEMÓRIA, HISTÓRIA E IDENTIDADE WAPICHANA: DAS FIBRAS DA BANANEIRA A CRIAÇÃO DE PAPEL COM PADRÕES GRÁFICOS QUE DEMARCAM A CULTURA

  • Orientador : ANANDA MACHADO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANANDA MACHADO
  • SONYELLEN FONSECA FERREIRA
  • LEILA MARIA CAMARGO
  • Data: 19/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa teve como objetivo conectar arte, memória e identidade Wapichana
    pela experiência com o aproveitamento do tronco da bananeira e da transformação da
    fibra em papel, com a aplicação de grafismos indígenas Wapichana no Estado de
    Roraima. As questões que nortearam esta pesquisa foram: será que escrever sobre a
    experiência ajuda a quem ainda não conseguiu reconhecer-se enquanto Wapichana
    fazer “o caminho de volta”? No processo de pesquisa, foi importante a retomada de
    aspectos da identidade cultural indígena, tais como os grafismos e objetos criados
    pelos Wapichana, até que ponto é possível reconectar com essa força? A dissertação
    contribuiu para a retomada de aspectos da identidade cultural indígena Wapichana,
    narrando parte da história de vida, do desenvolvimento do projeto Artes e Fibras e do
    encontro com a Vovó Bananeira, documentou algumas formas, nomes e sentidos dos
    padrões gráficos indígenas Wapichana em Roraima. O estudo seguiu na interface
    entre imagens e elementos da cosmologia Wapichana, articulando as práticas
    artísticas da pesquisadora com a memória desses grafismos e as discussões sobre
    arte contemporânea indígena. A metodologia incluiu relato de experiência, revisão
    bibliográfica e etnofotografia. E os referenciais teóricos incluem as discussões sobre
    arte e literatura indígenas de autores como Krenak (2019), Graúna (2013), Kambeba
    (2020) e materiais de autoria não indígena de Cesarino (2013), Machado (2016,
    2022), Lagrou (2007, 2009), Lux Vidal (1992), dentre outros (as). Assim, a diversidade
    de saberes e fazeres aqui unidos, expressam a história e a cultura Wapichana.


  • Mostrar Abstract
  • This research connects art, writing and ecology through the use of the banana tree
    trunk and the transformation of the fiber into paper and other objects, with the
    application of Wapichana indigenous graphics from Roraima. From the experiences of
    painting bodies, dancing, singing, drawing graphics on handmade paper with banana
    fiber, among other activities, the communities' relatives show that artistic creation is
    intrinsically linked to everyday life and the work carried out collectively. Art also
    provides us with complements with other relatives at fairs and exhibitions. Art is
    transformative and allows us to reaffirm the collective strength of our ancestry. And
    when this strength stops misunderstanding, the fibers from the banana tree trunks can
    bring another level of wisdom. Through the author, the power of indigenous women is
    present in each work of art and in each gesture of her as an indigenous artist and
    researcher. For this force of nature to present itself to someone, there always has to be
    someone capable of feeling it, hearing it and carrying it. In the dissertation, the author's
    hands were blessed by Vovó Bananeira so that everything that is being created by him
    is not superficial and has a connection with the deepest. The ancestors and each
    material come together and creation takes place. Therefore, this research connects the
    historical process of Wapishana arts from the ancestral memory that manifests itself in
    the author. We, native peoples, developed our own ways of producing artistic work and
    research with our communities, which did not fit into the notion of our Western art. This
    diversity of knowledge and practices together express our own history and cultural
    customs.

10
  • CLEIA PETRONILIO CRUZ
  • MOVIMENTOS INTERCULTURAIS NAS REDES SOCIAIS E PROCESSOS DE LETRAMENTO DE ESTUDANTES WAPICHANA, MACUXI E TAUREANG EM RORAIMA

  • Orientador : ANANDA MACHADO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANANDA MACHADO
  • SONYELLEN FONSECA FERREIRA
  • CARMEM VERA NUNES SPOTTI
  • Data: 19/10/2023

  • Mostrar Resumo
  •  

    O texto tem o objetivo de compreender como os movimentos sociais
    interculturais estabelecidos nas redes sociais com o uso da linguagem escrita
    para comunicar-se, podem contribuir com o processo de letramento de
    estudantes indígenas Macuxi, Wapichana e Taurepang em Roraima. A
    problemática da pesquisa consiste em pensar como as relações sociais
    interculturais críticas, estabelecidas nas redes sociais e o uso constante da
    linguagem escrita para comunicar-se contribuem com o processo de letramento
    emancipador de estudantes indígenas Macuxi, Wapichana e Taurepang em
    Roraima. O trabalho proposto entende que a alfabetização digital ocorre quando
    os indígenas usam a tecnologia com autonomia e capacidade crítica para
    aprimorar suas atividades educacionais e cotidianas. Portanto, ao fornecer tal
    ferramenta e integrá-la à prática em sala de aula, as escolas indígenas podem
    desenvolver a experiência dos alunos usarem recursos oriundos do movimento
    intercultural nas redes sociais, prestigiando postagens de indígenas para
    trabalharem o letramento, a inclusão digital e a proficiência digital juntos.


  • Mostrar Abstract
  • The present study aims to understand how intercultural social movements established on social networks using written language to communicate can contribute to the literacy process of Makushi, Wapishana and Taurepang indigenous students in Roraima. The research problem is "how do criticai intercultural social relations, established on social networks and the constant use of written language to communicate, contribute to the emancipatory literacy process of Makushi, Wapishana and Taurepang indigenous students in Roraima?" The proposed work understands that digital literacy occurs when indigenous people use technology with autonomy and criticai capacity to improve their educational and daily activities. Therefore, by providing such a tool and integrating it into classroom practice, indigenous schools can develop the experience of students using resources from the intercultural movement on social networks, honoring posts by indigenous people to work on criticai literacy, digital inclusion and digital proficiency together.

     

11
  • ANTONIA SANTOS AGRELLA
  • MULTILETRAMENTOS E TECNOLOGIAS: PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO COLÉGIO ESTADUAL MILITARIZADO PROF. CAMILO DIAS, BOA VISTA-RR

  • Orientador : RODRIGO ME
  • MEMBROS DA BANCA :
  • RODRIGO ME
  • ALAN RICARDO COSTA
  • EMERSON CARVALHO DE SOUZA
  • Vanessa Ribas Fialho
  • Data: 23/10/2023

  • Mostrar Resumo
  • A presente dissertação tem como objetivo investigar os multiletramentos e as
    tecnologias subjacentes às práticas de ensino adotadas pelos docentes
    responsáveis pelo ensino da Língua Portuguesa no Colégio Estadual Militarizado
    Prof. Camilo Dias, em Boa Vista, Roraima. Adicionalmente, busca-se compreender

    as implicações desses multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa pós-
    pandemia de COVID-19, que demandam compreensões complexas sobre o papel

    das tecnologias e sua contribuição para uma prática docente embasada nos
    letramentos digitais e na interdisciplinaridade, em consonância com parâmetros de
    qualidade no contexto escolar. O arcabouço teórico alinha-se à Linguística Aplicada
    (LA) e aos estudos de novos letramentos e multiletramentos no ensino de línguas. A
    pesquisa, de viés qualitativo, foi realizada com três professores que lecionam aulas
    no componente curricular de Língua Portuguesa, durante o ano letivo de 2022, mais
    especificamente no 6o ano do Ensino Fundamental e no 2o e 3o anos do Ensino
    Médio. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de idas a campo, em que
    foram utilizados métodos e instrumentos variados, tais quais: observação direta e
    participativa nas aulas, escrita do diário de campo, aplicação de questionários,
    registros em fotos e áudios, realização de entrevistas semiestruturadas gravadas em
    vídeo e análise documental. Tais dados, coletados de modo a contemplar o perfil, a
    trajetória profissional e as práticas pedagógicas dos docentes incumbidos do ensino
    da Língua Portuguesa nessa instituição de ensino, foram analisados na perspectiva
    da Análise Textual-Discursiva (ATD). As contribuições deste trabalho incluem a
    análise dos multiletramentos como estratégia pedagógica no ensino de Língua
    Portuguesa, fornecendo subsídios para o aprimoramento das práticas educacionais.
    Além disso, a pesquisa contribuiu para o preenchimento de uma lacuna de
    conhecimento na área, haja vista que ainda são escassos estudos que investiguem
    de maneira aprofundada as implicações e o potencial das abordagens multiletradas
    no contexto específico do ensino de Língua Portuguesa com mediação de
    tecnologias em Roraima. Finalmente, o estudo também fornece entendimentos mais
    complexos da relação entre tecnologias digitais e práticas docentes, considerando o
    contexto escolar e sua influência no desenvolvimento de habilidades linguísticas e
    comunicativas dos alunos.


  • Mostrar Abstract
  • The present dissertation aims to investigate multiliteracies and the technologies
    underlying the teaching practices adopted by the teachers responsible for teaching
    the Portuguese language at the Professor Camilo Dias State Militarized College in
    Boa Vista, Roraima. Additionally, it seeks to understand the implications of these
    multiliteracies in the teaching of Portuguese language post-COVID-19 pandemic,
    which require complex understandings of the role of technologies and their
    contribution to a teaching practice grounded in digital literacies and interdisciplinarity,
    in line with quality parameters in the school context. The theoretical framework aligns
    with Applied Linguistics (AL) and studies on new literacies and multiliteracies in
    language teaching. The qualitative research was conducted with three teachers who
    teach Portuguese language classes during the 2022 academic year, specifically in
    the 6th grade of Elementary School and the 2nd and 3rd years of High School.
    Research data were collected through field visits, using various methods and
    instruments, such as direct and participatory observation in classes, field diary
    writing, questionnaires, photo and audio recordings, semi-structured video-recorded
    interviews, and document analysis. These data, collected to encompass the profile,
    professional trajectory, and pedagogical practices of the teachers responsible for
    teaching Portuguese language at this educational institution, were analyzed from the
    perspective of Textual-Discursive Analysis (TDA). Contributions of this work include
    the analysis of multiliteracies as a pedagogical strategy in Portuguese language
    teaching, providing insights for the improvement of educational practices.
    Furthermore, the research contributed to filling a knowledge gap in the field, as there
    are still few studies that investigate in-depth the implications and potential of
    multiliterate approaches in the specific context of Portuguese language teaching with
    the mediation of digital technologies in Roraima. Finally, the study also provides a
    more complex understanding of the relationship between digital technologies and
    teaching practices, considering the school context and its influence on the
    development of linguistic and communicative skills of students.

12
  • RONIZE LEITE DAS NEVES
  • DECOLONIZAR O ENSINO CAMPESINO: ENFRENTAMENTOS E LUTAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO EM BOA VISTA/RR

  • Orientador : MARTHA JULIA MARTINS DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARTHA JULIA MARTINS DE SOUZA
  • ROSIDELMA PEREIRA FRAGA
  • MARIANA BOLFARINE
  • Data: 28/11/2023

  • Mostrar Resumo
  • O objetivo da presente dissertação é analisar os efeitos da colonialidade no ensino
    campesino e como isso afeta o ensino de literatura. Nesse contexto, a expressão
    “campo” se revela como um termo contemporâneo que caracteriza um espaço social
    e histórico, não se restringindo à condição de subalternidade dos centros urbanos.
    Dito isso, emergem alguns questionamentos: em que medida a prática leitora na
    educação permanece sendo empregada sob a ótica colonial? Como assumir, na
    ambiência da educação do campo, posturas decoloniais? Até que ponto a ideia de
    letramento literário contribui para a quebra do processo colonizador que, por vezes,
    ainda é vigente nas práticas didático-pedagógicas? É a partir da busca por respostas
    aos questionamentos mencionados que a presente dissertação analisa o letramento
    literário na Escola Estadual Albino Tavares, localizada no Projeto de Assentamento
    Nova Amazônia, município de Boa Vista, tendo como mediação analítica o
    pensamento decolonial a partir de Mignolo (2003); Césaire (2006); Quijano (2000,
    2005); Ballestrin (2013); Bernardino-Costa e Grosfoguel (2016), entre outros.
    Ademais, a abordagem metodológica privilegiou, inicialmente, a pesquisa de campo e
    bibliográfica por meio da abordagem descritiva, qualitativa e exploratória. Os
    resultados da pesquisa permitem inferir que a perspectiva da abordagem decolonial
    na educação do campo por meio do letramento literário se configura como instrumento

    profícuo no processo de ensino-aprendizagem, com vista à emancipação do sujeito-
    leitor, bem como espaço de ressignificação identitária do campesinato roraimense.


  • Mostrar Abstract
  • The objective of this dissertation is to analyze the effects of coloniality in rural education
    and how it affects the teaching of literature. However, the expression “field” reveals
    itself as a contemporary term that characterizes a social and historical space, not
    restricted to the subordinate condition of urban centers. That said, some questions
    emerge: to what extent does the reading practice in education continue to be practiced
    from a colonial perspective? How to assume, in the ambience of rural education,
    decolonial postures? To what extent does the idea of literary literacy contribute to
    breaking the colonizing process that, sometimes, is still in force in didactic-pedagogical
    practices? Based on the search for answers to the aforementioned questions, this
    dissertation seeks to analyze literary literacy at the Albino Tavares State School,
    located in the Nova Amazônia Settlement Project, in the municipality of Boa Vista,
    having as an analytical mediation the decolonial thinking from Mignolo (2003); Césaire
    (2006); Quijano (2000, 2005); Ballestrin (2013); Bernardino-Costa and Grosfoguel
    (2016), among others. Furthermore, the methodological approach initially favored field
    and bibliographical research through a descriptive, qualitative and exploratory
    approach. The results of the research allow us to infer that the perspective of the
    decolonial approach in rural education through literary literacy is configured as a fruitful
    instrument in the teaching-learning process with a view to the emancipation of the
    subject-reader, as well as a space for redefining the identity of the peasantry
    roraimense.

13
  • ROSINEIDE LIMA GONÇALVES
  • EXPLORANDO HORIZONTES: UMA ABORDAGEM DISCURSIVO- TEXTUAL DA ESCRITA FEMININA DOS DIÁRIOS DE VIAGEM DA INFANTA MARIA DAS NEVES DE BRAGANÇA

  • Orientador : MARTHA JULIA MARTINS DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MARTHA JULIA MARTINS DE SOUZA
  • ELIABE DOS SANTOS PROCOPIO
  • ALAN RICARDO COSTA
  • MARIANA BOLFARINE
  • Data: 12/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • As imposições patrilineares que perpetuam a opressão das mulheres em sociedades
    contemporâneas, refletindo-se em padrões rígidos de comportamento, aparência e binaridade
    de gênero. Destaca-se a influência do discurso médico/psiquiátrico nas práticas de poder
    institucionais, enquanto o feminismo branco e burguês, historicamente, reforça o controle sobre
    as mulheres, evidenciado pela sub-representação e marginalização feminina na literatura. O
    estudo concentra-se na análise dos Diários de Viagem da Infanta María das Neves de Bragança
    de Portugal e Espanha, explorando esse género discursivo como uma expressão única de sua
    vivência como exploradora e mulher em um contexto predominantemente masculino. A
    pesquisa visa preencher a lacuna histórica da escassa presença de mulheres como autoras de
    narrativas de viagem, contribuindo para a valorização da expressão feminina nesse âmbito. A
    metodologia adotada envolve a análise documental dos diários de viagem de Maria das Neves,
    datados de 1904, destacando suas observações sobre o Brasil, incluindo a descrição de
    paisagens, interações sociais, fauna e flora. A primeira parte da dissertação contextualiza
    historicamente a escassez das mulheres na literatura, embasada em teorias de Silvia Federici,
    Michel Foucault (1994), Lúcia Zolin (2009), Luiza Lobo (1997) e Marina Colasanti (1997). A
    segunda parte enfoca Estudos Filológicos e Paleográficos, exigindo a transcrição e edição do
    manuscrito do século XX. Os resultados revelam que os Diários de viagem de Maria das Neves
    transcendem a mera documentação de uma jornada, emergindo como testemunhos
    multifacetados que ilustram as complexidades de um mundo desconhecido. Essas narrativas
    não apenas enriquecem a compreensão do passado, mas também incitam reflexões sobre o
    futuro, destacando a importância da autoria feminina e reforçando a relevância do gênero como
    elemento crucial na interpretação histórica.


  • Mostrar Abstract
  • N/A

14
  • ANA MAFISA VIANA DA SILVA
  • A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO MULTICULTURAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE BOA VISTA-RR

  • Orientador : EMERSON CARVALHO DE SOUZA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • EMERSON CARVALHO DE SOUZA
  • SHELTON LIMA DE SOUZA
  • RODRIGO ME
  • Data: 18/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • A sociedade roraimense apresenta em seus mais variados espaços uma diversidade
    linguística, cultural, étnica, entre outros. A multiculturalidade é uma marca presente
    no estado, desde a sua formação, uma vez que aqui já era habitado por povos
    indígenas, recebe migrantes brasileiros das diversas regiões. E, desde 2015,
    motivado pela crise que eclodiu no país vizinho, Venezuela, o estado acolhe esses
    migrantes que adentram o país à procura de refúgio. Diante dessa realidade, a escola,
    como um espaço socializador, tem recebido diariamente estudantes venezuelanos.
    Nessa direção, a dissertação apresenta como objetivo geral refletir sobre as práticas
    de ensino utilizadas nas aulas de Língua Portuguesa (LP) para alunos brasileiros e
    venezuelanos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de
    Boa Vista. Assim, apresento os seguintes objetivos específicos: 1) investigar o trato
    que as perspectivas teóricas atribuem ao ensino de LP para contextos multiculturais;
    2) compreender os procedimentos teórico-metodológicos adequados ao ensino de
    Língua Portuguesa para estudantes venezuelanos; 3) discutir métodos para o ensino
    de LP com abordagens voltadas para o contexto multilíngue e multicultural
    roraimense. Para o alcance dos objetivos, utilizamos a pesquisa colaborativa, que
    envolve a abordagem autoetnográfica e o método qualitativo, por meio da análise e
    interpretação das práticas de linguagem vivenciadas por mim, além da interação com
    colegas da área e com alunos para entender melhor o contexto de ensino e as práticas
    metodológicas adotadas. O lócus da investigação é uma escola pública da rede
    estadual de Ensino Fundamental II, que se localiza na parte central da capital Boa
    Vista/RR, e tem como recorte temporal os anos de 2021 e 2022. Para nosso respaldo
    teórico, recorremos a autores como: Bakhtin; Volochínov (2006), Barbosa; São
    Bernardo (2017; 2015; 2013); Bortoni-Ricardo (2014; 2008; 2005); Candau (2013;
    2011; 2008; 2000); Geraldi (2015; 2013; 2001; 1984); Zambrano (2021; 2019), Makoni;
    Pennycook (2015), e outros. A multiculturalidade é uma realidade nas escolas
    roraimenses, as quais recebem estudantes indígenas, brasileiros oriundos de outros
    entes federativos, guianenses e, desde o ano de 2015, tem recebido um número
    significativo de migrantes venezuelanos. Dessa forma, é importante que haja um
    comprometimento, não somente do docente, mas dos membros da gestão,
    coordenação. Os demais que compõem esses contextos de atendimento desses
    sujeitos por intermédio de práticas que tenham base em abordagens acolhedoras, que
    se possibilite a interação desses estudantes nesse espaço. O docente como mediador
    no processo de ensino precisa estar em contínuo processo de pesquisa, repensar e
    ressignificar sua prática, pois a conjuntura que se apresenta exige uma nova forma do
    fazer didático-metodológico. Diante desses apontamentos, urge a necessidade de
    formação continuada e um repensar nos currículos de formação inicial, os quais se
    pautem na perspectiva multicultural, intercultural, ensino de LP pelo viés do
    acolhimento e como língua adicional, visando a efetiva inserção e valorização desse
    estudante venezuelano na escola e também na sociedade.


  • Mostrar Abstract
  • Roraima society presents linguistic, cultural, racial diversity, among others, in its most
    varied spaces. Multiculturalism has been a hallmark of the state since its formation, as
    it was already inhabited by indigenous peoples, it receives Brazilian migrants from
    different regions, and since 2015, due to the serious crisis that broke out in the
    neighboring country, Venezuela, the state welcomes these foreigners who arrive in
    search of refuge. Given this reality, the school, as a socializing space, has received
    Venezuelan students daily. In this sense, the general objective of the dissertation is to
    reflect on the teaching practices used in Portuguese language classes for Brazilian
    and Venezuelan students in the 7th year of PE at a state public school in Boa Vista.
    Bringing the following specific objectives: 1) Investigate the treatment that theoretical
    perspectives attribute to the teaching of PL teaching for multicultural contexts; 2)
    understand the theoretical-methodological procedures suitable for teaching
    Portuguese language to Venezuelan students; 3) Discuss methods for teaching LP
    with approaches aimed at the multilingual and multicultural context of Roraima. To
    achieve the objectives, we used collaborative research that involves the
    autoethnographic approach and the qualitative method, through the analysis and
    interpretation of the researcher teacher's language practices in this school context. The
    locus of the investigation took place in a public school in the state Elementary School
    II network, located in the central area of the capital Boa Vista/RR and has the years
    2021 and 2022 as a time frame. For our theoretical support we turned to authors such
    as: Bakhtin , Volóchinov (2006), Barbosa and São Bernardo (2017; 2015; 2013);
    Bortoni-Ricardo (2014; 2008; 2005); Candau(2013; 2011; 2008; 2000); Geraldi (2015;
    2013; 2001; 1984); Zambrano (2021; 2019), and others. Multiculturalism is a reality in
    schools in Roraima, it receives indigenous students, Brazilians from other federative
    entities, Guyanese, and since 2015, it has received a significant number of Venezuelan
    migrants. Therefore, it is important that there is a commitment, not only from the
    teacher, but from members of management, coordination, and others who make up
    these contexts, in serving these subjects through practices that are based on
    welcoming approaches, which enable the interaction of these students in this context.
    space. The teacher, as a mediator in the teaching process, needs to be in a continuous
    research process, rethink and re-signify his practice, as the current situation demands
    a new way of teaching – methodological. In view of these notes, there is an urgent
    need for continued training and a rethinking of initial training curricula that is based on
    a multicultural, intercultural perspective, teaching LP from a welcoming perspective
    and as an additional language, aiming at the effective insertion and valorization of this
    Venezuelan student in school and also in society.

15
  • LAENY AMARAL DE SOUSA
  • VARIAÇÃO PRONOMINAL TU/VOCÊ NO PORTUGUÊS FALADO EM RORAIMA

  • Orientador : ELIABE DOS SANTOS PROCOPIO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELIABE DOS SANTOS PROCOPIO
  • MARCUS GARCIA DE SENE
  • DERMEVAL DA HORA OLIVEIRA
  • CAROLINE CARNIELLI BIAZOLLI
  • Data: 22/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • Este estudo integra o projeto de pesquisa Descrição e História do Português de Roraima
    (PVO546-2023). Apoiando-se em uma hipótese geolinguística de que a região investigada se
    constitui com base em diferentes matrizes dialetais, dada a grande migração advinda de outras
    regiões do Brasil, esta dissertação objetiva mapear e descrever a variação pronominal tu/você no
    português falado em Roraima em termos espaciais, propondo-se a investigar qual desses
    pronomes é o mais recorrente e quais condicionadores são mais relevantes nesse processo. Para
    tanto, esta dissertação fundamenta-se na Teoria da Variação e Mudança Linguística (Weinreich;
    Labov; Herzog, 2008 [1968]; Labov, 2008 [1972]). O corpus desta pesquisa compõe-se por
    enunciados extraídos de 24 informantes do canal Voice Podcast, que realiza entrevistas com
    “personalidades” roraimenses e as disponibiliza na plataforma Youtube. Esta pesquisa seleciona
    informantes que nasceram em Roraima e informantes que nasceram em outro estado e residem no
    estado de Roraima há pelo menos dez anos. As entrevistas deveriam ser do tipo inquérito (D2), o
    entrevistador e um entrevistado, selecionadas e transcritas no período de maio de 2022 a abril de
    2023, com exibição pelo canal Voice Podcast no período de 06 de outubro de 2021 a 23 de
    fevereiro de 2023. Após a coleta dos dados nas entrevistas, a análise é realizada por meio da
    linguagem de programação R (Core Team, 2023), considerando as seguintes variáveis
    sociolinguísticas: (a) sexo (12 mulheres e 12 homens), (b) faixa etária (1a: 15 a 35 anos, 2a: 35 a
    45 anos, 3a: acima de 45 anos), (c) escolaridade (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino
    Superior), (d) local de nascimento (Roraima, Outro estado), (e) tempo de residência em Roraima
    (+ de 10 anos, + de 20 anos, + de 30 anos), (f) profissão, (g) função sintática, (h) referência, (i)
    sequência textual, (j) tipo de frase e (k) tipo de discurso. A coleta resulta em 1361 dados, com
    maior ocorrência de você, percentual de 75%, indicação de acomodação dialetal (quanto mais
    tempo em Roraima, maior o uso de você). Dentre as 11 variáveis elencadas para esta pesquisa, a
    variável social ‘profissão’ surge como o fator que mais influencia na alternância tu e você. Até
    onde se tem notícia, essa variável ainda não é estudada em trabalhos da área de sociolinguística
    que analisem a variação pronominal tu/você no português falado. Na amostra desta dissertação, há
    os informantes de profissões que se aproximam mais do público, como cantor, influenciador,
    escritor, etc., e que apresentam maior uso da variável tu, enquanto os informantes de profissões
    que se distanciam mais do público, como policial, procurador, empresário, etc., têm maior
    tendência ao uso da variável você. Os resultados deste estudo, com base em uma formação de
    corpus diferente do que já vendo sendo feito em pesquisas sociolinguísticas variacionistas,
    convergem com os resultados de estudos que usam entrevistas sociolinguísticas ou questionários
    dialetológicos, como Costa (2013) e Nogueira (2021), os quais investigam a variação pronominal
    tu/você no Norte e incluem o estado Roraima. Em ambas as metodologias, os resultados apontam
    que, na fala roraimense, o uso de você se destaca.


  • Mostrar Abstract
  • This study is part of the research project Description and History of Portuguese in Roraima
    (PVO546-2023). Based on a geolinguistic hypothesis that the region investigated is based on
    different dialectal matrices, given the large migration from other regions of Brazil, this
    dissertation aims to map and describe the pronominal variation tu/você in the Portuguese
    language spoken in Roraima in spatial terms, proposing to investigate which of these pronouns is
    the most recurrent and which conditioners are most relevant in this process. To this end, this
    dissertation is based on the Theory of Linguistic Variation and Change (Weinreich; Labov;
    Herzog, 2008 [1968]; Labov, 2008 [1972]). The corpus of this research is made up of statements
    extracted from 24 informants from the Voice Podcast channel, which conducts interviews with
    “personalities” from Roraima and makes them available on the YouTube platform. This research
    selects informants who were born in Roraima and informants who were born in another state and
    have lived in the state of Roraima for at least ten years. The interviews should be of the survey
    type (D2), the interviewer and one interviewee, selected and transcribed from May 2022 to April
    2023, with broadcast on the Voice Podcast channel from October 6, 2021 to February 23, 2023.
    After data collection in the interviews, the analysis is carried out using the R programming
    language (Core Team, 2023), considering the following sociolinguistic variables: (a) gender (12
    women and 12 men), (b) age group (1st: 15 to 35 years old, 2nd: 35 to 45 years old, 3rd: over 45
    years old), (c) education (Elementary Education, Secondary Education, Higher Education), (d)
    place of birth (Roraima, another state), (e) time of residence in Roraima (+ than 10 years, + than
    20 years, + than 30 years), (f) profession, (g) syntactic function, (h) reference, (i) textual
    sequence, ( j) type of sentence and (k) type of speech. The collection results in 1361 data, with
    the highest occurrence of você, percentage of 75%, indication of dialectal accommodation (the
    longer you are in Roraima, the greater the use of você). Among the 11 variables listed for this
    research, the social variable ‘profession’ emerges as the factor that most influences the alternation
    of tu/você. As far as we know, this variable has not yet been studied in researches in the area of
    sociolinguistics that analyze the pronominal variation tu/você in spoken Portuguese. In the sample
    of this dissertation, there are informants from professions that are closer to the public, such as
    singer, influencer, writer, etc., and who show greater use of the variable tu, while informants from
    professions that are more distant from the public, such as police, attorney, businessman, etc., are
    more likely to use the variable você. The results of this study, based on a different corpus
    formation from what has already been done in variationist sociolinguistic research, converge with
    the results of studies that use sociolinguistic interviews or dialectological questionnaires, such as
    Costa (2013) and Nogueira (2021), which investigate the pronoun variation tu/você in the North
    part of Brazil and include the state of Roraima. In both methodologies, the results indicate that in
    Roraima speech, the use of você stands out.

16
  • FABIANA GONÇALVES DO NASCIMENTO OLIVEIRA
  • LITERATURA DE RORAIMA: Apontamentos da Produção Literária na Web por Elimacuxi, Eliakin Rufino, Jacinta Santos e Sony Ferseck

  • Orientador : FRANCISCO ALVES GOMES
  • MEMBROS DA BANCA :
  • FRANCISCO ALVES GOMES
  • SONYELLEN FONSECA FERREIRA
  • LUCELIA DE SOUSA ALMEIDA
  • ELIZABETE BARROS DE SOUSA LIMA
  • CACIO JOSÉ FERREIRA
  • Data: 28/12/2023

  • Mostrar Resumo
  • O estudo aborda reflexões sobre a presença da poesia roraimense na web,
    especialmente, nos autores Elimacuxi, Eliakin Rufino, Jacinta Santos e Sony Ferseck.
    A justificativa da pesquisa parte de uma observação analítica e da percepção da
    necessidade de se pensar teoricamente os aspectos dessa literatura localmente
    referenciada nos espaços virtuais. Além de verificar a incidência da literatura em
    Roraima nos espaços de sociabilidade virtual, propomos a análise de tais produções
    literárias de poetas e escritores roraimenses, bem como refletimos sobre a
    receptividade dessas na web. No âmbito teórico, a pesquisa utiliza diversos textos
    sobre produção, circulação literária e recepção, como por exemplo o texto de Ginzburg
    (1989), que destaca a importância da vivência como indício na construção do
    conhecimento, e da persona literária que se apresenta nas redes sociais. No percurso
    teórico, como substanciação dos objetos literários analisados investigamos a
    relevância do movimento cultural Roraimeira na formação de uma cultura com
    aspectos próprios. A análise procurou traçar perfis característicos para as produções
    literárias em Roraima, tais como: lugar de fala, natureza, ancetralidade indígena e as
    questões raciais e etc. Os espaços virtuais utilizados como fontes de pesquisa foram
    o Blog Poesia Pura, da poeta Elimacuxi, a página Facebook dos poetas Eliakin Rufino
    e Sony Ferseck e a comunidade virtual Recanto das Letras, onde a poeta Jacinta
    Santos veicula sua escrita literária. Nesse sentido, nos debruçamos a verificar os
    modos de interação dos autores com o público “seguidor” nas redes sociais, pois
    essas interações evidenciam questões de cunho regional e universal que testificam
    um debate permanente e em construção sobre a literatura produzida no Extremo Norte
    do país.


  • Mostrar Abstract
  • The study addresses the process of literary production, circulation and reception on
    the web, especially in the authors Eli Macuxi, Eliakin Rufino, Jacinta Santos and Sony
    Ferseck. The justification of the research is based on an analytical observation and the
    perception of the need to think theoretically about the aspects of this literature locally
    referenced in virtual spaces. In addition to verifying the incidence in Roraima literature
    in the spaces of virtual sociability, we propose the analysis of such literary productions
    of Roraima poets and writers, as well as reflect on their receptivity on the web. In the
    theoretical scope, the research uses several texts on production, literary circulation
    and reception, such as Ginzburg's text (1989), which highlights the importance of
    experience as an indication in the construction of knowledge, and of the literary
    persona that is presented on social networks. In the theoretical path, as a
    substantiation of the literary objects analyzed, we investigated the relevance of the
    Roraimeira cultural movement in the formation of a culture with its own aspects. The
    analysis sought to draw characteristic profiles for literary productions in Roraima, such
    as: place of speech, nature, indigenous ancetralised, and racial issues, etc. The virtual
    spaces used as sources of research were the Blog Poesia Pura, by the poet Eli Macuxi,
    the Facebook page of the poets Eliakin Rufino and Sony Ferseck and the virtual
    community Recanto das Letras, where the poet Jacinta Santos broadcasts her literary
    writing. In this sense, we focus on verifying the authors' modes of interaction with the
    "following" public on social networks, as these interactions highlight regional and
    universal issues that testify to a permanent debate, and under construction, about the
    literature produced in the Extreme North of the country.

2022
Dissertações
1
  • IOLANDA DOS SANTOS ARAÚJO
  • TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ESTUDANTE IMIGRANTE VENEZUELANA EM BOA VISTA – RORAIMA: UM ESTUDO DE CASO

  • Orientador : MARIA DAJUDA ALOMBA RIBEIRO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • GABRIEL NASCIMENTO DOS SANTOS
  • MARIA DAJUDA ALOMBA RIBEIRO
  • JEFFERSON GUSTAVO DOS SANTOS CAMPOS
  • Data: 11/11/2022

  • Mostrar Resumo
  • O trabalho tem como principal objetivo refletir sobre as relações de poder e os reflexos
    dos preconceitos linguísticos e culturais como desafio na vivência de imigrante
    venezuelana em contexto escolar. Fundamentado teoricamente, principalmente, em
    pesquisas de autores da Linguística Aplicada, como: Maria D’Ajuda Alomba Ribeiro e
    Rouse Karoline Coelho Duarte Santos (2020), Gabriel Nascimento e Maria D’Ajuda
    Alomba Ribeiro (2021). Há vários trabalhos que tratam sobre o tema, mas este vem
    mostrar o olhar do ponto de vista do acolhido em relação ao preconceito linguístico.
    Assim, esta pesquisa propõe que os profissionais da Educação, alunos e sociedade
    em geral reflitam sobre os reflexos dos preconceitos linguísticos e culturais no
    processo de escolarização dos alunos imigrantes, e o impacto desses na
    aprendizagem e vida social do sujeito em questão. O corpus empregado na pesquisa
    é constituído pela trajetória escolar de estudante imigrante venezuelana, que enfrenta
    dificuldades de adaptação na escola, visto que a chegada em um novo país é só o
    primeiro passo para se tentar viver melhor, pois a imersão em uma nova língua e
    cultura é repleta de medos, dúvidas e problemas provocados pelo poder exercido por
    essa língua, agora presente em sua rotina. A pesquisa pretende contribuir na
    observação, análise, compreensão e reflexão da vivência dos estudantes imigrantes
    diante do poder que a língua exerce enquanto instrumento político e cultural de
    dominação, e os reflexos dele no processo de escolarização de estudantes imigrantes
    venezuelanos.


  • Mostrar Abstract
  • N/A

2
  • SHEILA DOS SANTOS
  • MARCAS DA ANCESTRALIDADE NAS OBRAS LITERÁRIAS DE CRISTINO WAPICHANA

  • Orientador : VERONICA PRUDENTE COSTA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • VERONICA PRUDENTE COSTA
  • ANANDA MACHADO
  • CRISTIANE DA SILVEIRA
  • Data: 28/12/2022

  • Mostrar Resumo
  • Esta pesquisa tem por finalidade apresentar uma análise contextualizada das Marcas
    da Ancestralidade nas obras de Cristino Wapichana, a saber: A boca da noite (2016),
    A cor do dinheiro da Vovó (2019), Sapatos Trocados (2014), com o objetivo de discutir
    a identidade Wapichana e as marcas da ancestralidade nas suas narrativas,
    pontuando o enfoque da literatura indígena na visão de autores indígenas. Nesse
    sentido, indagamos o conceito de literatura indígena e não indigena na concepção do
    autor Cristino Wapichana. Para fundamentar a pesquisa, utilizamos a fortuna crítica
    sobre o escritor e sobre o povo Wapichana em articulação com os textos teóricos e
    críticos: A identidade Cultural na pós-modernidade, de Stuart Hall (2006), Cultura um
    conceito antropológico, de Roque Laraia (2008), e destacando as referências de
    autoria indígena, a saber: Contrapontos da literatura indígena contemporânea no
    Brasil, de Graça Graúna (2013), Metade Cara, metade Máscara, de Eliane Potiguara
    (2019), A Vida Não é Útil de Ailton Krenak (2020). Através desta pesquisa foi possível
    verificar as marcas da ancestralidade e algumas características culturais do povo
    Wapichana, povo indígena do estado de Roraima. O escritor Indígena Cristino
    Wapichana vem dando visibilidade à literatura indígena no Brasil. Suas obras vêm
    recebendo premiações importantes, como o concurso Tamoio de literatura com o livro
    A onça e o Fogo pela FNLIJ em 2007, como reconhecimento pelos trabalhos
    direcionados à cultura indígena do Brasil. Esta pesquisa valoriza e reconhece a
    literatura indígena como fortalecimento da cultura e dos conhecimentos tradicionais,
    e que visa contribuir e ampliar as discussões sobre a literatura indígena, possibilitando
    a interação com esses saberes no contexto escolar de forma mais reflexiva e
    contextualizada.


  • Mostrar Abstract
  • N/A

SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server5.jboss5