|
Dissertações |
|
1
|
-
RAFAELA PORTELA BEZERRA
-
“VEM FORTE QUE EU SOU DO NORTE”: ESTUDOS DE RAÇA, CLASSE E GÊNERO SOBRE MULHERES DOUTORAS NA REGIÃO NORTE
-
Orientador : MARTHA JULIA MARTINS DE SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EMERSON CARVALHO DE SOUZA
-
JULIANA ZEGGIO MARTINEZ
-
MARTHA JULIA MARTINS DE SOUZA
-
Data: 20/04/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo tem como objetivo geral investigar os discursos de mulheres doutoras que atuam na região Norte do Brasil e refletir sobre como elas percebem o mundo social e acadêmico a partir de suas posições dentro dele. A partir disso, analisa-se também como gênero, raça, classe e região de origem moldam suas trajetórias e contribuem para que elas se sintam incluídas ou excluídas de processos relativos ao seu desenvolvimento social e acadêmico. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de caráter interpretativista auxiliada pela Netnografia (KOZINETS, 2014), cujos métodos para geração de dados consistiram em três etapas: (i) estabelecimento de contato com IES federais da região Norte, divulgando a pesquisa, (ii) aplicação de questionário, utilizando a ferramenta Google Forms e (iii) condução de entrevistas via plataforma de reuniões on-line de forma a obter informações mais apuradas sobre as trajetórias de mulheres doutoras vinculadas a essas Instituições. Os dados deste trabalho foram analisados sob o viés dos Estudos de Gênero (LUGONES, 2007; SEGATO, 2016; COLLINS, 1990; CRENSHAW, 1989; FEDERICI, 2017; QUIJANO, 1992; BIROLI, 2018; BENTO, 2022; SCHUCMAN, 2020) e a materialidade linguística dos relatos foi analisada a partir do viés da Análise Crítica do Discurso, por meio do critério da “avaliação” (evaluation), que consiste nas declarações valorativas que o sujeito expressa em seus discursos (FAIRCLOUGH, 2001; 2003). Entre as descobertas desta pesquisa, citamos que as participantes brancas reforçam discursos meritocráticos e não refletem profundamente sobre como a raça as privilegia socialmente. Em contrapartida, as participantes não brancas se veem como privilegiadas por suas posições acadêmicas, citando a raça, gênero e região de origem como fatores de exclusão dentro da academia. Apesar das diferenças sociais, o fator “gênero” foi apontado como o vetor de opressão comum a todas as participantes
-
Mostrar Abstract
-
This study aims to investigate the discourses of women with a PhD who work in the North region of Brazil, reflecting on how they perceive the social and academic world from their positions within it. Based on this, it also analyzes how gender, race, class and region of origin shape their careers, contributing to their feeling of inclusion or exclusion from processes related to their social and academic development. It is a qualitative research with an interpretative character aided by Netnography (KOZINETS, 2014), in which the methods for data generation consisted of three stages: establishment of contact with federal higher education institutions in order to publicize the research; questionnaire application using the Google Forms tool and interviews through online meeting platforms, so as to obtain more accurate information about the trajectories of PhD women linked to these institutions. The data were analyzed under the scope of Gender Studies (LUGONES,2007; SEGATO, 2016; COLLINS, 1990; CRENSHAW, 1989; FEDERICI, 2017; QUIJANO, 1992; BIROLI, 2018; BENTO, 2022; SCHUCMAN,2020) and the textual elements within the discourses were analyzed from the perspective of Critical Discourse Analysis using the criterion of “evaluation”, which consists of the evaluative statements that the subject expresses in his/her discourses (FAIRCLOUGH, 2001; 2003). Among the findings of this research, we mention that white participants reinforce meritocratic discourses and do not reflect deeply on how race socially favors them. In contrast, non-white participants see themselves as privileged because of their academic positions, citing race, gender and region of origin as exclusion factors within academia. Despite social differences, the “gender” factor was pointed out as the vector of oppression common to all participants
|
|
2
|
-
CLAUDIENE PINHEIRO DOS SANTOS
-
SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA PRODUÇÃO DE CONTO LITERÁRIO NUMA ESCOLA PÚBLICA DE CAROEBE-RR
-
Orientador : ELIABE DOS SANTOS PROCOPIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIABE DOS SANTOS PROCOPIO
-
SANDRO MARCÍO DRUMOND ALVES MARENGO
-
MARCUS GARCIA DE SENE
-
Data: 02/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O cenário híbrido do município de Caroebe aliado a novos horizontes de ações profissionais desafiadoras motivou a realização dessa pesquisa. A necessidade surge, exatamente, de reiterar a eficácia metodológica da sequência didática em um contexto diverso dos estudos frequentes. A presente pesquisa teve como objetivo desenvolver um projeto de uma sequência didática e trabalhar gêneros textuais, com foco no conto, junto a alunos do 8º a série da escola Escola Estadual Tereza Teodoro de Oliveira. Visou contribuir para que os estudantes pudessem fazer a diferenciação entre os gêneros, ou seja, distinguir as situações comunicacionais de uso prático dos gêneros textuais no cotidiano, bem como propiciar aos alunos a internalização dos elementos da narração pertencentes aos gêneros textuais de natureza narrativa, como contos, novelas, romances, lendas, fábulas, fanfics, dentre outros. Busco, na presente pesquisa, descrever a sequência didática elaborada e aplicada por mim na citada escola, tendo como base o referencial teórico de Schneuwly e Dolz (2004), principais expoentes do Grupo de Estudos de Genebra, além de Bronckart (1999; 2006), Broncardo e Costa-Hubes (2008). A pesquisa realiza uma descrição dentro de um quadro contextual maior em relação ao meu trabalho como professora de ensino básico, escrever sobre o projeto é uma maneira de evidenciar uma metodologia baseada na teoria interacionista sociodiscursiva, que tem um viés educacional, didático, que é o ensino. Com base nos resultados encontrados, pode-se afirmar que o objetivo proposto foi alcançado. O principal resultado mostrou que os alunos conseguiram construir textos autorais baseados nos principais elementos da narração, sabendo identificar e distinguir, por exemplo, tempo e espaço, personagens, duração da história, inclusive, para além disso, internalizando elementos paratextuais, como capa, contracapa, entre outros.
-
Mostrar Abstract
-
The hybrid scenario of the municipality of Caroebe, combined with new horizons of challenging professional actions, motivated this research. The need arises, exactly, to reiterate the methodological effectiveness of the didactic sequence in a context different from the frequent studies. This research aimed to develop a project of a didactic sequence and to work on textual genres, focusing on the short story, with 8th grade students from Escola Estadual Tereza Teodoro de Oliveira. It aimed to help students to differentiate between genres, that is, to distinguish communication situations of practical use of textual genres in everyday life, as well as to provide students with the internalization of elements of narration belonging to textual genres of a narrative nature, such as short stories, soap operas, romances, legends, fables, fanfics, among others. I seek, in the present research, to describe the didactic sequence elaborated and applied by me in the aforementioned school, based on the theoretical framework of Schneuwly and Dolz (2004), main exponents of the Geneva Studies Group, in addition to Bronckart (1999; 2006), Broncardo and Costa- Hubes (2008). The research carries out a description within a larger contextual framework in relation to my work as a teacher of basic education, writing about the project is a way of highlighting a methodology based on the sociodiscursive interactionist theory that has an educational, didactic bias, which is teaching. Based on the results found, it can be stated that the proposed objective was achieved. The main result showed that the students were able to build their own narratives based on the main elements of the narration, knowing how to identify and distinguish, for example, time and space, characters, duration of the story, including, in addition, internalizing paratextual elements, such as cover, back cover, among others. others.
|
|
3
|
-
VANIA MARIA MOREIRA LEITE
-
A CIRCULAÇÃO NOS MOVIMENTOS LITERÁRIOS DA AMAZÔNIA
-
Orientador : ROBERTO MIBIELLI
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ROBERTO MIBIELLI
-
SHEILA PRAXEDES PEREIRA CAMPOS
-
JUCIANE DOS SANTOS CAVALHEIRO
-
Data: 24/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A pesquisa consiste na identificação de Movimentos Literários na Amazônia, que surgiram e, ao longo do tempo, vêm construindo uma identidade regional, fomentando a cultura local dos povos de cada região ou estado. O objeto da pesquisa que ora se apresenta é a circulação nos movimentos literários originados em três estados da Amazônia: o Pará, com a “Geração Peixe Frito” e “Grupo dos Novos”; o Amazonas, com o “Clube da Madrugada”; e Roraima, com o “Movimento Roraimeira”. Para tanto, este estudo realizou um levantamento histórico sobre os movimentos, autores, obras, manifestos etc. Tornou-se, então, relevante analisar a trajetória desses grupos de escritores e poetas, a fim de entender como a circulação influenciou o meio e a atuação dos representantes dos movimentos, contribuindo para a composição literária e cultural amazônica. Conhecer as influências, tendências, estéticas, presentes nesses movimentos facilita a percepção sobre a literatura local, em um contexto em que há muito para se construir com relação às questões identitárias em um espaço tão pluralista, marcado pelo seu processo de colonização, que ainda em tempos presentes tende a configurar as circulações literárias. O estudo, no entanto, se dará pela representação poética, considerando-a como arte difusora de pensamentos e presente de forma efervescente nos movimentos a que se refere esta pesquisa, como se a arte de brincar com as palavras tivesse um caráter revolucionário e libertador, sendo a voz que exprime e grita por novas auroras. Para o estudo do conceito de circulação, utilizamos o suporte teórico de José Luís Jobim (2020), para a análise interpretativa sobre a circulação nos movimentos literários da Amazônia, Adrin Figueiredo (2001); Marinilce Coelho (2003); Luciane Páscoa (2017); Tenório Telles (2019); Rafael Oliveira, Cátia Wankler, Carla Souza (2009); além dos poetas da Amazônia, como Bruno de Menezes, Abguar Bastos, Jorge Tufic, Luis Bacellar, Eliakin Rufino, Zeca Preto, entre outros, referenciados por terem contribuído com a formação da identidade dos povos amazônicos e circulação poética da região.
-
Mostrar Abstract
-
The research consists of identifying Literary Movements in the Amazon, which emerged and, over time, have been building a regional identity, promoting the local culture of the people of each region or state. The object of the research presented here is the circulation in literary movements originating in three states of the Amazon: Pará, with Geração Peixe Frito and Grupo dos Novos, Amazonas, with Clube da Madrugada and Roraima, with Movimento Roraimeira. Therefore, this study carried out a historical survey of movements, authors, works, manifestos, etc. It then became relevant to analyze the trajectory of these groups of writers and poets, in order to understand how circulation influenced the environment and the actions of representatives of the movements, contributing to the Amazonian literary and cultural composition. Knowing the influences, trends, aesthetics, present in these movements, facilitates the perception of local literature, in a context in which there is much to build in relation to identity issues in such a pluralistic space, marked by its colonization process, which still in present times it tends to configure literary circulations. The study, however, will be based on poetic representation, considering it as an art that diffuses thoughts and is present in an effervescent way in the movements to which this research refers, as if the art of playing with words had a revolutionary and liberating character, being the voice that expresses and screams for new dawns. For the study of the concept of circulation, we used the theoretical support of José Luís Jobim (2020), for the interpretative analysis on the circulation in the literary movements of the Amazon, Adrin Figueiredo (2001); Marinilce Coelho (2003); Luciane Easter (2017); Tenório Telles (2019); Rafael Oliveira, Cátia Wankler, Carla Souza (2009); in addition to poets from the Amazon, such as Bruno de Menezes, Abguar Bastos, Jorge Tufic, Luis Bacellar, Eliakim Rufino, Zeca Preto, among others, referenced for having contributed to the formation of the identity of the Amazonian peoples and poetic circulation in the region.
|
|
4
|
-
ELIVELTON MAGALHÃES LIMA
-
LIBE(RR)DADE PARA CO(RR)POS MA(RR)GINALIZADOS: O TEATRO DO OPRIMIDO COMO PROPOSIÇAO EMANCIPATÓRIA DOS INDIVÍDUOS
-
Orientador : IVETE SOUZA DA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
IVETE SOUZA DA SILVA
-
VERONICA PRUDENTE COSTA
-
NARCISO LARANGEIRA TELLES DA SILVA
-
Data: 31/05/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Tendo os corpos como tema de pesquisa desta dissertação, este trabalho foi desenvolvido em cunho bibliográfico e apresenta como objetivo geral de pesquisa o Teatro do Oprimido como proposição de libertação de corpos marginalizados. Para isso, buscamos compreender como ocorre o processo de marginalidade de corpos roraimenses e brasileiros, assim como refletir sobre os conceitos de corpo e liberdade, bem como entender o método do Teatro do Oprimido. Nesse sentido, está pesquisa utiliza como alicerce teórico, autores como Boal (2009), Freire (1987), Medina (1990), Spivak (2010), Silva (2013), dentre outros. Assim, discutimos o conceito de “corpo consciente” a partir das reflexões de Paulo Freire (1987), bem como o conceito de liberdade proposto pelo teatrólogo Augusto Boal (2009). Ainda, argumentamos sobre o processo de marginalidade dos corpos a partir das discussões propostas por Medina (1990), Spivak (2010), Ribeiro (1995), Todaro (2014), entre outros, assim como, refletimos sobre aspectos históricos da formação da marginalidade de corpos brasileiros e roraimenses, com embasamento teórico em Pacheco Oliveira (2016), Rezende (2006), Vieira (2012), etc.
-
Mostrar Abstract
-
N/A
|
|
5
|
-
EDNO ALVES DE SOUZA
-
ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO (PLAc) PARA ESTUDANTES VENEZUELANOS DA EJA: NA ESCOLA ESTADUAL CÍVICO MILITAR FAGUNDES VARELA EM BOA VISTA/RR
-
Orientador : MARIA DAJUDA ALOMBA RIBEIRO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARIA DAJUDA ALOMBA RIBEIRO
-
PAULA GRACIANO PEREIRA
-
RICARDO SANTOS DANTAS
-
Data: 31/07/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Nos últimos anos no Brasil, mais especificamente no estado de Roraima, o fluxo imigratório tem crescido consideravelmente e deixado os imigrantes em situação de vulnerabilidade. A oferta do ensino de língua portuguesa como língua de acolhimento, oferecida nas escolas e universidades, tornou-se uma ação capaz de ajudá-los a resistir e integrar-se ao atual país. Diante do exposto, esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre as estratégias de ensino da língua portuguesa para imigrantes da EJA na escola Cívico Militar Fagundes Varela em Boa Vista/RR, buscando averiguar por meio de elementos de aprendizagem como a leitura, a interpretação e a escrita, consistindo como exigências de desafios e soluções, se as metodologias de ensino desenvolvidas em sala de aula pelos professores da EJA, alcançam resultados que colaboram para a melhoria das práticas de leitura e escrita como foco comunicativo. Para a realização deste estudo, contamos com o apoio dos autores: Simões; Silva; Oliveira (2017)– estudo sociodemográfico e laboral da imigração venezuelana no Brasil; Almeida Filho, (1993) – Linguística Aplicada; Miranda e Araújo (2019) – consideração sobre Formação de professores PLAc. Na abordagem sobre ensino de língua portuguesa para imigrantes, embasamos nosso estudo em autores que muito têm discutido sobre a língua portuguesa como Língua de Acolhimento – PLAc, dentre outros importantes autores que acrescentam à nossa pesquisa temos: Grosso (2010). Ferreira (1995), São Bernado (2016). Como fundamentos metodológicos científicos do Português como Língua de Acolhimento em Roraima temos, Zambrano (2019). Desse modo, a partir desses entendimentos teóricos entende-se que as possibilidades de conclusões de atos comunicativos como: boa leitura, interpretação e escrita, podem propiciar êxitos no ensino-aprendizagem, em especial aos estudantes imigrantes da EJA.
-
Mostrar Abstract
-
N/A
|
|
6
|
-
ÉRIKA DOS SANTOS FERREIRA GOMES
-
DE ANDARILHO A PÁSSARO: A REPRESENTAÇÃO DA MEMÓRIA NA POESIA DE MANOEL DE BARROS
-
Orientador : ROSIDELMA PEREIRA FRAGA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ROSIDELMA PEREIRA FRAGA
-
FRANCISCO ALVES GOMES
-
NISMÁRIA ALVES DAVID
-
ISAAC NEWTON ALMEIDA RAMOS
-
Data: 28/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A partir da análise da produção poética de Manoel de Barros, a presente dissertação de mestrado teve como escopo a construção de um estudo que contempla o nascimento, a vida e o fim transcendental do andarilho Bernardo. O universo ficcional desta personagem traz à tona seres e elementos que são invisíveis/desprezados ao cotidiano social, o que tende a explicar o seu gosto elevado pelo chão e pelos seres abjetos, ao mesmo tempo em que aponta para a necessidade do surgimento de um novo modo de ser e estar no mundo. Logo, o mundo renovado pelo poeta Manoel de Barros, nas obras analisadas – O guardador de águas; Gramática expositiva do chão (1996); Escritos em verbal de ave (2011) - (re)surge por meio de imagens que abandonam cada vez mais seu caráter social e passam a expressar uma visão mítica, envolvendo a memória e simbolismo, bem como o rompimento do fio entre passado/presente/futuro. Assim, anelo mostrar que o movimento dessa personagem amplia a relação do homem com a natureza e consigo mesmo. No bojo desta pesquisa, tomei como minhas considerações os pressupostos teóricos encontrados nas obras fundamentais dos autores Rocha (2013), Le Goff (1990), Halbwachs (1990), MielietinskI (1987) e Campos (2007). No esteio de uma delimitação de meu objeto de pesquisa, proponho responder três questões de pesquisa ao longo dos 2 (dois) capítulos, a saber: 1. De que modo o escritor articula escrita e linguagem; 2. Como o sujeito lírico provoca um debate sobre o binômio “andarilho versus pássaro”?; e 3. Como a memória individual e coletiva se instauram na lírica de Manoel de Barros?
-
Mostrar Abstract
-
N/A
|
|
7
|
-
MARCELO PEREZ MACIEL
-
A DRAMATURGIA RORAIMENSE COMO MANIFESTAÇÃO CULTURAL E FORMADORA DE IDENTIDADE
-
Orientador : FRANCISCO ALVES GOMES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCO ALVES GOMES
-
CACIO JOSÉ FERREIRA
-
ELIZABETE BARROS DE SOUSA LIMA
-
LUCELIA DE SOUSA ALMEIDA
-
Data: 29/09/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A Cia. do Lavrado foi um grupo de teatro roraimense, que durante 11 anos de trabalho criativo contínuo desenvolveu a sua dramaturgia, no intuito de imprimir a identidade de Roraima em suas atividades. A partir de sua fundação, já na nomeação do grupo, isso ficou evidente, porém, o reconhecimento dessa identidade cultural não foi imediato, visto que em sua trajetória dramatúrgica muitas formas de se perceber roraimense se fizeram presentes nos seus espetáculos. Portanto, este estudo surgiu do seguinte questionamento: Como a dramaturgia pode contribuir em processos de formação identitária? A partir dessa problematização, esta pesquisa teve o objetivo de analisar a contribuição da dramaturgia em processos de formação identitária. Além disso, a ausência de estudos sobre grupos de teatro locais no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Roraima (PPGL/UFRR), os quais abordem a identidade cultural roraimense, contribuiu para a escolha do objeto de pesquisa – a Cia. do Lavrado e seus espetáculos: “O pastelão e a torta” (2005), “A farsa do advogado Pathelin” (2006), “A retrete ou a latrina” (2007) e “Absurdópolis, que nos perdoe Aristófanes” (2009). Nessa direção, foram feitas leituras de materiais teórico/crítico (livros, teses, dissertações, artigos etc.) e análises dos textos, fotos e vídeos desses espetáculos, a fim de evidenciar um atravessamento da cultura indígena no que se refere aos primórdios do teatro enquanto linguagem; contextualizar os períodos históricos que dialogam com os espetáculos da Cia. do Lavrado; discutir as relações estabelecidas entre Dramaturgia e Identidade Cultural; e identificar na dramaturgia analisada traços de formação identitária. Assim, os espetáculos foram analisados à luz dos teóricos Bakhtin (1987); Bauman (2005); Demarcy (2012); Hall (2006); Jobim (2020); Pavis (2011); e Silva (2014). E chegou-se à conclusão de que a dramaturgia é uma manifestação cultural formadora de identidades. Ela que está impregnada de escolhas, que remetem a um sujeito sociohistórico, ou a um grupo, que as faz conforme as suas necessidades de significação em seu espaço social. Por isso, a construção de sentidos cênicos presente na dramaturgia da Cia. do Lavrado implicou na manipulação de traços identitários, na intenção de buscar uma identificação com o público roraimense e, desse modo, reiterar uma trajetória singular referente ao seu local de pertencimento. Afirmou-se, igualmente, a importância de se ampliar o olhar sobre a identidade cultural roraimense, para que não seja fixada em apenas uma cultura, e que o cotidiano de Roraima é um traço dessa identidade presente em processos dramatúrgicos teatrais. E, ao se falar sobre os primórdios do teatro, seja em âmbito mundial ou roraimense, faz-se necessário alicerçar a colaboração dos povos originários, enquanto portadores de manifestações culturais espetaculares, que desde a pré-história têm influenciado no desenvolvimento da linguagem humana, logo, da linguagem teatral. Por conseguinte, compreendeu-se que a contribuição da dramaturgia em processos de formação identitária, em especial, da Cia. do Lavrado, foi manifestada na afirmação de sua identidade presente em construções dramatúrgicas, que em cena retrataram o cotidiano do estado de Roraima em diferentes contextos.
-
Mostrar Abstract
-
The Cia. do Lavrado was a theater group from Roraima, which during 11 years of continuous creative work developed its dramaturgy, in order to imprint the identity of Roraima in its activities. From its foundation, already in the naming of the group, this was evident, however, the recognition of this cultural identity was not immediate, since in its dramaturgical trajectory many ways of perceiving itself as Roraima were present in its shows. Therefore, this study arose from the following question: How can dramaturgy contribute to processes of identity formation? From this problematization, this research aimed to analyze the contribution of dramaturgy in processes of identity formation. In addition, the absence of studies on local theater groups in the Graduate Program in Letters at the Federal University of Roraima (PPGL/UFRR), which address the cultural identity of Roraima, contributed to the choice of research object – Cia. do Lavrado and its shows: “The pastry and the pie” (2005), “The farce of the lawyer Pathelin” (2006), “The toilet or the latrine” (2007) and “Absurdópolis, who forgives us Aristófanes” (2009). In this direction, readings of theoretical/critical materials (books, theses, dissertations, articles, etc.) and analysis of texts, photos and videos of these shows were carried out, in order to highlight a crossing of indigenous culture with regard to the beginnings of theater as language; contextualize the historical periods that dialogue with the shows of Cia. do Lavrado; discuss the relations established between Dramaturgy and Cultural Identity; and to identify traces of identity formation in the analyzed dramaturgy. Thus, the shows were analyzed in the light of theorists Bakhtin (1987); Bauman (2005); Demarcy (2012); Hall (2006); Jobim (2020); Pavis (2011); and Silva (2014). And it was concluded that dramaturgy is a cultural manifestation that forms identities. It is impregnated with choices, which refer to a socio-historical subject, or to a group, which makes them according to its needs for meaning in its social space. For this reason, the construction of scenic meanings present in the dramaturgy of Cia. do Lavrado implied the manipulation of identity traits, with the intention of seeking an identification with the Roraima public and, thus, reiterating a singular trajectory referring to its place of belonging. It was also affirmed the importance of broadening the look on Roraima's cultural identity, so that it is not fixed in just one culture, and that the daily life of Roraima is a trace of this identity present in theatrical dramaturgical processes. And, when talking about the beginnings of theater, whether worldwide or in Roraima, it is necessary to support the collaboration of the original peoples, as bearers of spectacular cultural manifestations, which since prehistory have influenced the development of human language, therefore, of the theatrical language. Therefore, it was understood that the contribution of dramaturgy in processes of identity formation, in particular, of Cia. do Lavrado, was manifested in the affirmation of its identity present in dramaturgical constructions, which in scene portrayed the daily life of the state of Roraima in different contexts.
|
|
8
|
-
MARIA DA CONCEIÇÃO CASTRO DE JESUS
-
MULHERES QUE ESCREVEM SOBRE MULHERES: UMA LEITURA DE FLOR DE GUME, DE MONIQUE MALCHER, E TERRA ÚMIDA, DE MYRIAM SCOTTI
-
Orientador : SHEILA PRAXEDES PEREIRA CAMPOS
-
MEMBROS DA BANCA :
-
SHEILA PRAXEDES PEREIRA CAMPOS
-
VERONICA PRUDENTE COSTA
-
ANELIA MONTECHIARI PIETRANI
-
Data: 10/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este texto trata da escrita literária de mulheres e de como escritoras amazônicas na contemporaneidade têm representado outras mulheres em suas obras literárias. Para isso, analisamos as obras Flor de Gume, da autora paraense Monique Malcher, e Terra Úmida, da amazonense Myriam Scotti, buscando desvendar a escrita e a representação da mulher por essas escritoras. Posto isso, discutimos, neste estudo, acerca da escrita de mulheres em território amazônico, suas formas de silenciamento e visualização. Até pouco tempo, à mulher estava destinado viver à margem dos espaços sociais que eram reservados apenas aos homens, como no campo literário brasileiro, por exemplo, que ainda nos dias de hoje é majoritariamente masculino, marcado por restrições e exclusões. Entretanto, apesar das muitas imposições de silêncio e submissão, a mulher continua buscando validar seu lugar de fala na sociedade. Diante disso, investigar como a mulher representa a si mesma abre espaço para discussões em torno da construção literária feminina, a imposição do silenciamento, o comportamento e os valores patriarcais defendidos por uma sociedade machista. Para isso, estipulamos como problemática as seguintes questões: como reverbera a literatura produzida por mulheres na Amazônia? Como mulheres escritoras representam outras mulheres através de suas personagens femininas? E como propagam temas que transpassam a vida de muitas mulheres que, ainda, continuam sendo marginalizadas? Para fundamentação teórica usamos como base as concepções de Eurídice Figueiredo (2020), Heleieth Saffioti (2015), Michelle Perrot (2003) e Ana Maria Colling (2014) que destacam sobre subalternização, silenciamentos e violência contra mulheres ao longo dos anos, e de Norma Telles (1992), Lúcia Osana Zolin (2012) e Virgínia Woolf (1928) no que diz respeito à literatura produzida por mulheres, dentre outras que contribuem significativamente para o entendimento do que é proposto neste texto. A percepção é que as obras analisadas conversam entre si e trabalham temas sobre a mulher como a imposição da subordinação feminina pelo sistema patriarcal, o silenciamento, a opressão, maternidade e os laços familiares amorosos entre mulheres que cuidam.
-
Mostrar Abstract
-
N/A
|
|
9
|
-
VALDÉLIA CADETE TENENTE
-
ARTE, MEMÓRIA, HISTÓRIA E IDENTIDADE WAPICHANA: DAS FIBRAS DA BANANEIRA A CRIAÇÃO DE PAPEL COM PADRÕES GRÁFICOS QUE DEMARCAM A CULTURA
-
Orientador : ANANDA MACHADO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANANDA MACHADO
-
SONYELLEN FONSECA FERREIRA
-
LEILA MARIA CAMARGO
-
Data: 19/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Esta pesquisa teve como objetivo conectar arte, memória e identidade Wapichana pela experiência com o aproveitamento do tronco da bananeira e da transformação da fibra em papel, com a aplicação de grafismos indígenas Wapichana no Estado de Roraima. As questões que nortearam esta pesquisa foram: será que escrever sobre a experiência ajuda a quem ainda não conseguiu reconhecer-se enquanto Wapichana fazer “o caminho de volta”? No processo de pesquisa, foi importante a retomada de aspectos da identidade cultural indígena, tais como os grafismos e objetos criados pelos Wapichana, até que ponto é possível reconectar com essa força? A dissertação contribuiu para a retomada de aspectos da identidade cultural indígena Wapichana, narrando parte da história de vida, do desenvolvimento do projeto Artes e Fibras e do encontro com a Vovó Bananeira, documentou algumas formas, nomes e sentidos dos padrões gráficos indígenas Wapichana em Roraima. O estudo seguiu na interface entre imagens e elementos da cosmologia Wapichana, articulando as práticas artísticas da pesquisadora com a memória desses grafismos e as discussões sobre arte contemporânea indígena. A metodologia incluiu relato de experiência, revisão bibliográfica e etnofotografia. E os referenciais teóricos incluem as discussões sobre arte e literatura indígenas de autores como Krenak (2019), Graúna (2013), Kambeba (2020) e materiais de autoria não indígena de Cesarino (2013), Machado (2016, 2022), Lagrou (2007, 2009), Lux Vidal (1992), dentre outros (as). Assim, a diversidade de saberes e fazeres aqui unidos, expressam a história e a cultura Wapichana.
-
Mostrar Abstract
-
This research connects art, writing and ecology through the use of the banana tree trunk and the transformation of the fiber into paper and other objects, with the application of Wapichana indigenous graphics from Roraima. From the experiences of painting bodies, dancing, singing, drawing graphics on handmade paper with banana fiber, among other activities, the communities' relatives show that artistic creation is intrinsically linked to everyday life and the work carried out collectively. Art also provides us with complements with other relatives at fairs and exhibitions. Art is transformative and allows us to reaffirm the collective strength of our ancestry. And when this strength stops misunderstanding, the fibers from the banana tree trunks can bring another level of wisdom. Through the author, the power of indigenous women is present in each work of art and in each gesture of her as an indigenous artist and researcher. For this force of nature to present itself to someone, there always has to be someone capable of feeling it, hearing it and carrying it. In the dissertation, the author's hands were blessed by Vovó Bananeira so that everything that is being created by him is not superficial and has a connection with the deepest. The ancestors and each material come together and creation takes place. Therefore, this research connects the historical process of Wapishana arts from the ancestral memory that manifests itself in the author. We, native peoples, developed our own ways of producing artistic work and research with our communities, which did not fit into the notion of our Western art. This diversity of knowledge and practices together express our own history and cultural customs.
|
|
10
|
-
CLEIA PETRONILIO CRUZ
-
MOVIMENTOS INTERCULTURAIS NAS REDES SOCIAIS E PROCESSOS DE LETRAMENTO DE ESTUDANTES WAPICHANA, MACUXI E TAUREANG EM RORAIMA
-
Orientador : ANANDA MACHADO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ANANDA MACHADO
-
SONYELLEN FONSECA FERREIRA
-
CARMEM VERA NUNES SPOTTI
-
Data: 19/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O texto tem o objetivo de compreender como os movimentos sociais interculturais estabelecidos nas redes sociais com o uso da linguagem escrita para comunicar-se, podem contribuir com o processo de letramento de estudantes indígenas Macuxi, Wapichana e Taurepang em Roraima. A problemática da pesquisa consiste em pensar como as relações sociais interculturais críticas, estabelecidas nas redes sociais e o uso constante da linguagem escrita para comunicar-se contribuem com o processo de letramento emancipador de estudantes indígenas Macuxi, Wapichana e Taurepang em Roraima. O trabalho proposto entende que a alfabetização digital ocorre quando os indígenas usam a tecnologia com autonomia e capacidade crítica para aprimorar suas atividades educacionais e cotidianas. Portanto, ao fornecer tal ferramenta e integrá-la à prática em sala de aula, as escolas indígenas podem desenvolver a experiência dos alunos usarem recursos oriundos do movimento intercultural nas redes sociais, prestigiando postagens de indígenas para trabalharem o letramento, a inclusão digital e a proficiência digital juntos.
-
Mostrar Abstract
-
The present study aims to understand how intercultural social movements established on social networks using written language to communicate can contribute to the literacy process of Makushi, Wapishana and Taurepang indigenous students in Roraima. The research problem is "how do criticai intercultural social relations, established on social networks and the constant use of written language to communicate, contribute to the emancipatory literacy process of Makushi, Wapishana and Taurepang indigenous students in Roraima?" The proposed work understands that digital literacy occurs when indigenous people use technology with autonomy and criticai capacity to improve their educational and daily activities. Therefore, by providing such a tool and integrating it into classroom practice, indigenous schools can develop the experience of students using resources from the intercultural movement on social networks, honoring posts by indigenous people to work on criticai literacy, digital inclusion and digital proficiency together.
|
|
11
|
-
ANTONIA SANTOS AGRELLA
-
MULTILETRAMENTOS E TECNOLOGIAS: PRÁTICAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA NO COLÉGIO ESTADUAL MILITARIZADO PROF. CAMILO DIAS, BOA VISTA-RR
-
Orientador : RODRIGO ME
-
MEMBROS DA BANCA :
-
RODRIGO ME
-
ALAN RICARDO COSTA
-
EMERSON CARVALHO DE SOUZA
-
Vanessa Ribas Fialho
-
Data: 23/10/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A presente dissertação tem como objetivo investigar os multiletramentos e as tecnologias subjacentes às práticas de ensino adotadas pelos docentes responsáveis pelo ensino da Língua Portuguesa no Colégio Estadual Militarizado Prof. Camilo Dias, em Boa Vista, Roraima. Adicionalmente, busca-se compreender
as implicações desses multiletramentos no ensino de Língua Portuguesa pós- pandemia de COVID-19, que demandam compreensões complexas sobre o papel
das tecnologias e sua contribuição para uma prática docente embasada nos letramentos digitais e na interdisciplinaridade, em consonância com parâmetros de qualidade no contexto escolar. O arcabouço teórico alinha-se à Linguística Aplicada (LA) e aos estudos de novos letramentos e multiletramentos no ensino de línguas. A pesquisa, de viés qualitativo, foi realizada com três professores que lecionam aulas no componente curricular de Língua Portuguesa, durante o ano letivo de 2022, mais especificamente no 6o ano do Ensino Fundamental e no 2o e 3o anos do Ensino Médio. Os dados da pesquisa foram coletados por meio de idas a campo, em que foram utilizados métodos e instrumentos variados, tais quais: observação direta e participativa nas aulas, escrita do diário de campo, aplicação de questionários, registros em fotos e áudios, realização de entrevistas semiestruturadas gravadas em vídeo e análise documental. Tais dados, coletados de modo a contemplar o perfil, a trajetória profissional e as práticas pedagógicas dos docentes incumbidos do ensino da Língua Portuguesa nessa instituição de ensino, foram analisados na perspectiva da Análise Textual-Discursiva (ATD). As contribuições deste trabalho incluem a análise dos multiletramentos como estratégia pedagógica no ensino de Língua Portuguesa, fornecendo subsídios para o aprimoramento das práticas educacionais. Além disso, a pesquisa contribuiu para o preenchimento de uma lacuna de conhecimento na área, haja vista que ainda são escassos estudos que investiguem de maneira aprofundada as implicações e o potencial das abordagens multiletradas no contexto específico do ensino de Língua Portuguesa com mediação de tecnologias em Roraima. Finalmente, o estudo também fornece entendimentos mais complexos da relação entre tecnologias digitais e práticas docentes, considerando o contexto escolar e sua influência no desenvolvimento de habilidades linguísticas e comunicativas dos alunos.
-
Mostrar Abstract
-
The present dissertation aims to investigate multiliteracies and the technologies underlying the teaching practices adopted by the teachers responsible for teaching the Portuguese language at the Professor Camilo Dias State Militarized College in Boa Vista, Roraima. Additionally, it seeks to understand the implications of these multiliteracies in the teaching of Portuguese language post-COVID-19 pandemic, which require complex understandings of the role of technologies and their contribution to a teaching practice grounded in digital literacies and interdisciplinarity, in line with quality parameters in the school context. The theoretical framework aligns with Applied Linguistics (AL) and studies on new literacies and multiliteracies in language teaching. The qualitative research was conducted with three teachers who teach Portuguese language classes during the 2022 academic year, specifically in the 6th grade of Elementary School and the 2nd and 3rd years of High School. Research data were collected through field visits, using various methods and instruments, such as direct and participatory observation in classes, field diary writing, questionnaires, photo and audio recordings, semi-structured video-recorded interviews, and document analysis. These data, collected to encompass the profile, professional trajectory, and pedagogical practices of the teachers responsible for teaching Portuguese language at this educational institution, were analyzed from the perspective of Textual-Discursive Analysis (TDA). Contributions of this work include the analysis of multiliteracies as a pedagogical strategy in Portuguese language teaching, providing insights for the improvement of educational practices. Furthermore, the research contributed to filling a knowledge gap in the field, as there are still few studies that investigate in-depth the implications and potential of multiliterate approaches in the specific context of Portuguese language teaching with the mediation of digital technologies in Roraima. Finally, the study also provides a more complex understanding of the relationship between digital technologies and teaching practices, considering the school context and its influence on the development of linguistic and communicative skills of students.
|
|
12
|
-
RONIZE LEITE DAS NEVES
-
DECOLONIZAR O ENSINO CAMPESINO: ENFRENTAMENTOS E LUTAS EM UMA ESCOLA DO CAMPO EM BOA VISTA/RR
-
Orientador : MARTHA JULIA MARTINS DE SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARTHA JULIA MARTINS DE SOUZA
-
ROSIDELMA PEREIRA FRAGA
-
MARIANA BOLFARINE
-
Data: 28/11/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O objetivo da presente dissertação é analisar os efeitos da colonialidade no ensino campesino e como isso afeta o ensino de literatura. Nesse contexto, a expressão “campo” se revela como um termo contemporâneo que caracteriza um espaço social e histórico, não se restringindo à condição de subalternidade dos centros urbanos. Dito isso, emergem alguns questionamentos: em que medida a prática leitora na educação permanece sendo empregada sob a ótica colonial? Como assumir, na ambiência da educação do campo, posturas decoloniais? Até que ponto a ideia de letramento literário contribui para a quebra do processo colonizador que, por vezes, ainda é vigente nas práticas didático-pedagógicas? É a partir da busca por respostas aos questionamentos mencionados que a presente dissertação analisa o letramento literário na Escola Estadual Albino Tavares, localizada no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, município de Boa Vista, tendo como mediação analítica o pensamento decolonial a partir de Mignolo (2003); Césaire (2006); Quijano (2000, 2005); Ballestrin (2013); Bernardino-Costa e Grosfoguel (2016), entre outros. Ademais, a abordagem metodológica privilegiou, inicialmente, a pesquisa de campo e bibliográfica por meio da abordagem descritiva, qualitativa e exploratória. Os resultados da pesquisa permitem inferir que a perspectiva da abordagem decolonial na educação do campo por meio do letramento literário se configura como instrumento
profícuo no processo de ensino-aprendizagem, com vista à emancipação do sujeito- leitor, bem como espaço de ressignificação identitária do campesinato roraimense.
-
Mostrar Abstract
-
The objective of this dissertation is to analyze the effects of coloniality in rural education and how it affects the teaching of literature. However, the expression “field” reveals itself as a contemporary term that characterizes a social and historical space, not restricted to the subordinate condition of urban centers. That said, some questions emerge: to what extent does the reading practice in education continue to be practiced from a colonial perspective? How to assume, in the ambience of rural education, decolonial postures? To what extent does the idea of literary literacy contribute to breaking the colonizing process that, sometimes, is still in force in didactic-pedagogical practices? Based on the search for answers to the aforementioned questions, this dissertation seeks to analyze literary literacy at the Albino Tavares State School, located in the Nova Amazônia Settlement Project, in the municipality of Boa Vista, having as an analytical mediation the decolonial thinking from Mignolo (2003); Césaire (2006); Quijano (2000, 2005); Ballestrin (2013); Bernardino-Costa and Grosfoguel (2016), among others. Furthermore, the methodological approach initially favored field and bibliographical research through a descriptive, qualitative and exploratory approach. The results of the research allow us to infer that the perspective of the decolonial approach in rural education through literary literacy is configured as a fruitful instrument in the teaching-learning process with a view to the emancipation of the subject-reader, as well as a space for redefining the identity of the peasantry roraimense.
|
|
13
|
-
ROSINEIDE LIMA GONÇALVES
-
EXPLORANDO HORIZONTES: UMA ABORDAGEM DISCURSIVO- TEXTUAL DA ESCRITA FEMININA DOS DIÁRIOS DE VIAGEM DA INFANTA MARIA DAS NEVES DE BRAGANÇA
-
Orientador : MARTHA JULIA MARTINS DE SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
MARTHA JULIA MARTINS DE SOUZA
-
ELIABE DOS SANTOS PROCOPIO
-
ALAN RICARDO COSTA
-
MARIANA BOLFARINE
-
Data: 12/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
As imposições patrilineares que perpetuam a opressão das mulheres em sociedades contemporâneas, refletindo-se em padrões rígidos de comportamento, aparência e binaridade de gênero. Destaca-se a influência do discurso médico/psiquiátrico nas práticas de poder institucionais, enquanto o feminismo branco e burguês, historicamente, reforça o controle sobre as mulheres, evidenciado pela sub-representação e marginalização feminina na literatura. O estudo concentra-se na análise dos Diários de Viagem da Infanta María das Neves de Bragança de Portugal e Espanha, explorando esse género discursivo como uma expressão única de sua vivência como exploradora e mulher em um contexto predominantemente masculino. A pesquisa visa preencher a lacuna histórica da escassa presença de mulheres como autoras de narrativas de viagem, contribuindo para a valorização da expressão feminina nesse âmbito. A metodologia adotada envolve a análise documental dos diários de viagem de Maria das Neves, datados de 1904, destacando suas observações sobre o Brasil, incluindo a descrição de paisagens, interações sociais, fauna e flora. A primeira parte da dissertação contextualiza historicamente a escassez das mulheres na literatura, embasada em teorias de Silvia Federici, Michel Foucault (1994), Lúcia Zolin (2009), Luiza Lobo (1997) e Marina Colasanti (1997). A segunda parte enfoca Estudos Filológicos e Paleográficos, exigindo a transcrição e edição do manuscrito do século XX. Os resultados revelam que os Diários de viagem de Maria das Neves transcendem a mera documentação de uma jornada, emergindo como testemunhos multifacetados que ilustram as complexidades de um mundo desconhecido. Essas narrativas não apenas enriquecem a compreensão do passado, mas também incitam reflexões sobre o futuro, destacando a importância da autoria feminina e reforçando a relevância do gênero como elemento crucial na interpretação histórica.
-
Mostrar Abstract
-
N/A
|
|
14
|
-
ANA MAFISA VIANA DA SILVA
-
A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA EM CONTEXTO MULTICULTURAL EM UMA ESCOLA ESTADUAL DE BOA VISTA-RR
-
Orientador : EMERSON CARVALHO DE SOUZA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
EMERSON CARVALHO DE SOUZA
-
SHELTON LIMA DE SOUZA
-
RODRIGO ME
-
Data: 18/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
A sociedade roraimense apresenta em seus mais variados espaços uma diversidade linguística, cultural, étnica, entre outros. A multiculturalidade é uma marca presente no estado, desde a sua formação, uma vez que aqui já era habitado por povos indígenas, recebe migrantes brasileiros das diversas regiões. E, desde 2015, motivado pela crise que eclodiu no país vizinho, Venezuela, o estado acolhe esses migrantes que adentram o país à procura de refúgio. Diante dessa realidade, a escola, como um espaço socializador, tem recebido diariamente estudantes venezuelanos. Nessa direção, a dissertação apresenta como objetivo geral refletir sobre as práticas de ensino utilizadas nas aulas de Língua Portuguesa (LP) para alunos brasileiros e venezuelanos do 7° ano do Ensino Fundamental de uma escola pública estadual de Boa Vista. Assim, apresento os seguintes objetivos específicos: 1) investigar o trato que as perspectivas teóricas atribuem ao ensino de LP para contextos multiculturais; 2) compreender os procedimentos teórico-metodológicos adequados ao ensino de Língua Portuguesa para estudantes venezuelanos; 3) discutir métodos para o ensino de LP com abordagens voltadas para o contexto multilíngue e multicultural roraimense. Para o alcance dos objetivos, utilizamos a pesquisa colaborativa, que envolve a abordagem autoetnográfica e o método qualitativo, por meio da análise e interpretação das práticas de linguagem vivenciadas por mim, além da interação com colegas da área e com alunos para entender melhor o contexto de ensino e as práticas metodológicas adotadas. O lócus da investigação é uma escola pública da rede estadual de Ensino Fundamental II, que se localiza na parte central da capital Boa Vista/RR, e tem como recorte temporal os anos de 2021 e 2022. Para nosso respaldo teórico, recorremos a autores como: Bakhtin; Volochínov (2006), Barbosa; São Bernardo (2017; 2015; 2013); Bortoni-Ricardo (2014; 2008; 2005); Candau (2013; 2011; 2008; 2000); Geraldi (2015; 2013; 2001; 1984); Zambrano (2021; 2019), Makoni; Pennycook (2015), e outros. A multiculturalidade é uma realidade nas escolas roraimenses, as quais recebem estudantes indígenas, brasileiros oriundos de outros entes federativos, guianenses e, desde o ano de 2015, tem recebido um número significativo de migrantes venezuelanos. Dessa forma, é importante que haja um comprometimento, não somente do docente, mas dos membros da gestão, coordenação. Os demais que compõem esses contextos de atendimento desses sujeitos por intermédio de práticas que tenham base em abordagens acolhedoras, que se possibilite a interação desses estudantes nesse espaço. O docente como mediador no processo de ensino precisa estar em contínuo processo de pesquisa, repensar e ressignificar sua prática, pois a conjuntura que se apresenta exige uma nova forma do fazer didático-metodológico. Diante desses apontamentos, urge a necessidade de formação continuada e um repensar nos currículos de formação inicial, os quais se pautem na perspectiva multicultural, intercultural, ensino de LP pelo viés do acolhimento e como língua adicional, visando a efetiva inserção e valorização desse estudante venezuelano na escola e também na sociedade.
-
Mostrar Abstract
-
Roraima society presents linguistic, cultural, racial diversity, among others, in its most varied spaces. Multiculturalism has been a hallmark of the state since its formation, as it was already inhabited by indigenous peoples, it receives Brazilian migrants from different regions, and since 2015, due to the serious crisis that broke out in the neighboring country, Venezuela, the state welcomes these foreigners who arrive in search of refuge. Given this reality, the school, as a socializing space, has received Venezuelan students daily. In this sense, the general objective of the dissertation is to reflect on the teaching practices used in Portuguese language classes for Brazilian and Venezuelan students in the 7th year of PE at a state public school in Boa Vista. Bringing the following specific objectives: 1) Investigate the treatment that theoretical perspectives attribute to the teaching of PL teaching for multicultural contexts; 2) understand the theoretical-methodological procedures suitable for teaching Portuguese language to Venezuelan students; 3) Discuss methods for teaching LP with approaches aimed at the multilingual and multicultural context of Roraima. To achieve the objectives, we used collaborative research that involves the autoethnographic approach and the qualitative method, through the analysis and interpretation of the researcher teacher's language practices in this school context. The locus of the investigation took place in a public school in the state Elementary School II network, located in the central area of the capital Boa Vista/RR and has the years 2021 and 2022 as a time frame. For our theoretical support we turned to authors such as: Bakhtin , Volóchinov (2006), Barbosa and São Bernardo (2017; 2015; 2013); Bortoni-Ricardo (2014; 2008; 2005); Candau(2013; 2011; 2008; 2000); Geraldi (2015; 2013; 2001; 1984); Zambrano (2021; 2019), and others. Multiculturalism is a reality in schools in Roraima, it receives indigenous students, Brazilians from other federative entities, Guyanese, and since 2015, it has received a significant number of Venezuelan migrants. Therefore, it is important that there is a commitment, not only from the teacher, but from members of management, coordination, and others who make up these contexts, in serving these subjects through practices that are based on welcoming approaches, which enable the interaction of these students in this context. space. The teacher, as a mediator in the teaching process, needs to be in a continuous research process, rethink and re-signify his practice, as the current situation demands a new way of teaching – methodological. In view of these notes, there is an urgent need for continued training and a rethinking of initial training curricula that is based on a multicultural, intercultural perspective, teaching LP from a welcoming perspective and as an additional language, aiming at the effective insertion and valorization of this Venezuelan student in school and also in society.
|
|
15
|
-
LAENY AMARAL DE SOUSA
-
VARIAÇÃO PRONOMINAL TU/VOCÊ NO PORTUGUÊS FALADO EM RORAIMA
-
Orientador : ELIABE DOS SANTOS PROCOPIO
-
MEMBROS DA BANCA :
-
ELIABE DOS SANTOS PROCOPIO
-
MARCUS GARCIA DE SENE
-
DERMEVAL DA HORA OLIVEIRA
-
CAROLINE CARNIELLI BIAZOLLI
-
Data: 22/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
Este estudo integra o projeto de pesquisa Descrição e História do Português de Roraima (PVO546-2023). Apoiando-se em uma hipótese geolinguística de que a região investigada se constitui com base em diferentes matrizes dialetais, dada a grande migração advinda de outras regiões do Brasil, esta dissertação objetiva mapear e descrever a variação pronominal tu/você no português falado em Roraima em termos espaciais, propondo-se a investigar qual desses pronomes é o mais recorrente e quais condicionadores são mais relevantes nesse processo. Para tanto, esta dissertação fundamenta-se na Teoria da Variação e Mudança Linguística (Weinreich; Labov; Herzog, 2008 [1968]; Labov, 2008 [1972]). O corpus desta pesquisa compõe-se por enunciados extraídos de 24 informantes do canal Voice Podcast, que realiza entrevistas com “personalidades” roraimenses e as disponibiliza na plataforma Youtube. Esta pesquisa seleciona informantes que nasceram em Roraima e informantes que nasceram em outro estado e residem no estado de Roraima há pelo menos dez anos. As entrevistas deveriam ser do tipo inquérito (D2), o entrevistador e um entrevistado, selecionadas e transcritas no período de maio de 2022 a abril de 2023, com exibição pelo canal Voice Podcast no período de 06 de outubro de 2021 a 23 de fevereiro de 2023. Após a coleta dos dados nas entrevistas, a análise é realizada por meio da linguagem de programação R (Core Team, 2023), considerando as seguintes variáveis sociolinguísticas: (a) sexo (12 mulheres e 12 homens), (b) faixa etária (1a: 15 a 35 anos, 2a: 35 a 45 anos, 3a: acima de 45 anos), (c) escolaridade (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Ensino Superior), (d) local de nascimento (Roraima, Outro estado), (e) tempo de residência em Roraima (+ de 10 anos, + de 20 anos, + de 30 anos), (f) profissão, (g) função sintática, (h) referência, (i) sequência textual, (j) tipo de frase e (k) tipo de discurso. A coleta resulta em 1361 dados, com maior ocorrência de você, percentual de 75%, indicação de acomodação dialetal (quanto mais tempo em Roraima, maior o uso de você). Dentre as 11 variáveis elencadas para esta pesquisa, a variável social ‘profissão’ surge como o fator que mais influencia na alternância tu e você. Até onde se tem notícia, essa variável ainda não é estudada em trabalhos da área de sociolinguística que analisem a variação pronominal tu/você no português falado. Na amostra desta dissertação, há os informantes de profissões que se aproximam mais do público, como cantor, influenciador, escritor, etc., e que apresentam maior uso da variável tu, enquanto os informantes de profissões que se distanciam mais do público, como policial, procurador, empresário, etc., têm maior tendência ao uso da variável você. Os resultados deste estudo, com base em uma formação de corpus diferente do que já vendo sendo feito em pesquisas sociolinguísticas variacionistas, convergem com os resultados de estudos que usam entrevistas sociolinguísticas ou questionários dialetológicos, como Costa (2013) e Nogueira (2021), os quais investigam a variação pronominal tu/você no Norte e incluem o estado Roraima. Em ambas as metodologias, os resultados apontam que, na fala roraimense, o uso de você se destaca.
-
Mostrar Abstract
-
This study is part of the research project Description and History of Portuguese in Roraima (PVO546-2023). Based on a geolinguistic hypothesis that the region investigated is based on different dialectal matrices, given the large migration from other regions of Brazil, this dissertation aims to map and describe the pronominal variation tu/você in the Portuguese language spoken in Roraima in spatial terms, proposing to investigate which of these pronouns is the most recurrent and which conditioners are most relevant in this process. To this end, this dissertation is based on the Theory of Linguistic Variation and Change (Weinreich; Labov; Herzog, 2008 [1968]; Labov, 2008 [1972]). The corpus of this research is made up of statements extracted from 24 informants from the Voice Podcast channel, which conducts interviews with “personalities” from Roraima and makes them available on the YouTube platform. This research selects informants who were born in Roraima and informants who were born in another state and have lived in the state of Roraima for at least ten years. The interviews should be of the survey type (D2), the interviewer and one interviewee, selected and transcribed from May 2022 to April 2023, with broadcast on the Voice Podcast channel from October 6, 2021 to February 23, 2023. After data collection in the interviews, the analysis is carried out using the R programming language (Core Team, 2023), considering the following sociolinguistic variables: (a) gender (12 women and 12 men), (b) age group (1st: 15 to 35 years old, 2nd: 35 to 45 years old, 3rd: over 45 years old), (c) education (Elementary Education, Secondary Education, Higher Education), (d) place of birth (Roraima, another state), (e) time of residence in Roraima (+ than 10 years, + than 20 years, + than 30 years), (f) profession, (g) syntactic function, (h) reference, (i) textual sequence, ( j) type of sentence and (k) type of speech. The collection results in 1361 data, with the highest occurrence of você, percentage of 75%, indication of dialectal accommodation (the longer you are in Roraima, the greater the use of você). Among the 11 variables listed for this research, the social variable ‘profession’ emerges as the factor that most influences the alternation of tu/você. As far as we know, this variable has not yet been studied in researches in the area of sociolinguistics that analyze the pronominal variation tu/você in spoken Portuguese. In the sample of this dissertation, there are informants from professions that are closer to the public, such as singer, influencer, writer, etc., and who show greater use of the variable tu, while informants from professions that are more distant from the public, such as police, attorney, businessman, etc., are more likely to use the variable você. The results of this study, based on a different corpus formation from what has already been done in variationist sociolinguistic research, converge with the results of studies that use sociolinguistic interviews or dialectological questionnaires, such as Costa (2013) and Nogueira (2021), which investigate the pronoun variation tu/você in the North part of Brazil and include the state of Roraima. In both methodologies, the results indicate that in Roraima speech, the use of você stands out.
|
|
16
|
-
FABIANA GONÇALVES DO NASCIMENTO OLIVEIRA
-
LITERATURA DE RORAIMA: Apontamentos da Produção Literária na Web por Elimacuxi, Eliakin Rufino, Jacinta Santos e Sony Ferseck
-
Orientador : FRANCISCO ALVES GOMES
-
MEMBROS DA BANCA :
-
FRANCISCO ALVES GOMES
-
SONYELLEN FONSECA FERREIRA
-
LUCELIA DE SOUSA ALMEIDA
-
ELIZABETE BARROS DE SOUSA LIMA
-
CACIO JOSÉ FERREIRA
-
Data: 28/12/2023
-
-
Mostrar Resumo
-
O estudo aborda reflexões sobre a presença da poesia roraimense na web, especialmente, nos autores Elimacuxi, Eliakin Rufino, Jacinta Santos e Sony Ferseck. A justificativa da pesquisa parte de uma observação analítica e da percepção da necessidade de se pensar teoricamente os aspectos dessa literatura localmente referenciada nos espaços virtuais. Além de verificar a incidência da literatura em Roraima nos espaços de sociabilidade virtual, propomos a análise de tais produções literárias de poetas e escritores roraimenses, bem como refletimos sobre a receptividade dessas na web. No âmbito teórico, a pesquisa utiliza diversos textos sobre produção, circulação literária e recepção, como por exemplo o texto de Ginzburg (1989), que destaca a importância da vivência como indício na construção do conhecimento, e da persona literária que se apresenta nas redes sociais. No percurso teórico, como substanciação dos objetos literários analisados investigamos a relevância do movimento cultural Roraimeira na formação de uma cultura com aspectos próprios. A análise procurou traçar perfis característicos para as produções literárias em Roraima, tais como: lugar de fala, natureza, ancetralidade indígena e as questões raciais e etc. Os espaços virtuais utilizados como fontes de pesquisa foram o Blog Poesia Pura, da poeta Elimacuxi, a página Facebook dos poetas Eliakin Rufino e Sony Ferseck e a comunidade virtual Recanto das Letras, onde a poeta Jacinta Santos veicula sua escrita literária. Nesse sentido, nos debruçamos a verificar os modos de interação dos autores com o público “seguidor” nas redes sociais, pois essas interações evidenciam questões de cunho regional e universal que testificam um debate permanente e em construção sobre a literatura produzida no Extremo Norte do país.
-
Mostrar Abstract
-
The study addresses the process of literary production, circulation and reception on the web, especially in the authors Eli Macuxi, Eliakin Rufino, Jacinta Santos and Sony Ferseck. The justification of the research is based on an analytical observation and the perception of the need to think theoretically about the aspects of this literature locally referenced in virtual spaces. In addition to verifying the incidence in Roraima literature in the spaces of virtual sociability, we propose the analysis of such literary productions of Roraima poets and writers, as well as reflect on their receptivity on the web. In the theoretical scope, the research uses several texts on production, literary circulation and reception, such as Ginzburg's text (1989), which highlights the importance of experience as an indication in the construction of knowledge, and of the literary persona that is presented on social networks. In the theoretical path, as a substantiation of the literary objects analyzed, we investigated the relevance of the Roraimeira cultural movement in the formation of a culture with its own aspects. The analysis sought to draw characteristic profiles for literary productions in Roraima, such as: place of speech, nature, indigenous ancetralised, and racial issues, etc. The virtual spaces used as sources of research were the Blog Poesia Pura, by the poet Eli Macuxi, the Facebook page of the poets Eliakin Rufino and Sony Ferseck and the virtual community Recanto das Letras, where the poet Jacinta Santos broadcasts her literary writing. In this sense, we focus on verifying the authors' modes of interaction with the "following" public on social networks, as these interactions highlight regional and universal issues that testify to a permanent debate, and under construction, about the literature produced in the Extreme North of the country.
|
|