|
Dissertações |
|
|
1
|
-
JOSÉ ANANIAS MARTINS JÚNIOR
-
ESTRATEGIAS PARA A RECUPERAÇÃO DE SABERES DE ARITMÉTICA E ÁLGEBRA DO ENSINO FUNDAMENTAL COM FOCO NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO NO ESTADO DE RORAIMA
-
Orientador : JOSELITO DE OLIVEIRA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
JOSELITO DE OLIVEIRA
-
LUCIANO FERREIRA SILVA
-
ROSSITER AMBROSIO DOS SANTOS
-
Data: 24/07/2025
Ata de defesa assinada:
-
-
Mostrar Resumo
-
O ensino de Matemática no Ensino Médio representa uma etapa fundamental para o aprofundamento e a consolidação das habilidades desenvolvidas ao longo da Educação Básica. Além de sua relevâncias intrínseca, a Matemática desempenha um papel central no apoio a diversas áreas do conhecimento científico e 'as práticas sociais contemporâneas. Para que a aprendizagem ocorra de forma eficaz e significativa, ´e indispensável que os estudantes possuam um domínio m´mínimo dos conhecimentos matemáticos elementares, os quais funcionam como base para a assimilação de novos conteúdos. Partindo dessa perspectiva, e com base na análise de indicadores educacionais nacionais e locais — com foco específico no contexto do estado de Roraima — este estudo tem como objetivo principal oferecer ao professor de Matemática do Ensino Médio um material estruturado que auxilie na identificação e no fortalecimento dos conhecimentos prévios dos alunos. O material foi elaborado em consonância com as diretrizes do Documento Curricular de Roraima (DCRR) para o componente curricular de Matemática. A fundamentação teórica da pesquisa considerou aspectos interdisciplinares, incluindo os efeitos da dinâmica neural na aquisição do conhecimento matemático, a importância do reforço contínuo de saberes já adquiridos, o papel do pensamento crítico na construção do raciocínio matemático e a relevância da organização sequencial na resolução de problemas. Além disso, foram analisadas as competências e habilidades relacionadas aos conteúdos aritméticos e algébricos previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Fundamental, bem como materiais disponibilizados pelo Portal da Matemática, do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Como produto desta investigação, foi desenvolvido um conjunto de propostas didáticas com o objetivo de servir como material de apoio para professores do Ensino M´médio, a ser utilizado previamente 'a introdução dos conteúdos curriculares, sempre que se identificar a necessidade de retomada de conceitos fundamentais. Trata-se de um material aberto e adaptável, que pode ser ajustado conforme as especificidades de cada turma e o contexto escolar. Os temas abordados nas propostas didáticas incluem: o conceito de igualdade, operações com frações, operações algébricas básicas, estratégias de cálculo mental, porcentagens e dízimas periódicas.
-
Mostrar Abstract
-
The teaching of Mathematics in high school constitutes a critical stage for the deepening and consolidation of skills developed throughout basic education. In addition to its intrinsic importance, Mathematics plays a central role in supporting various domains of scientific knowledge and in addressing contemporary social challenges. For learning to be effective and meaningful at this level, it is essential that students demonstrate at least a foundational understanding of basic mathematical concepts, which serve as the structural basis for acquiring more advanced content. From this perspective, and based on the analysis of national and local educational indicators—with a particular focus on the state of Roraima—this study aims to provide high school Mathematics teachers with a structured pedagogical resource designed to assist in identifying and reinforcing students’ prior knowledge. The material was developed in alignment with the guidelines established in the Documento Curricular de Roraima (DCRR) for the Mathematics curriculum at the high school level. The theoretical framework of the research integrates interdisciplinary elements, including cognitive and neuroscientific insights into the role of neural dynamics in mathematical learning, the ongoing reinforcement of previously acquired knowledge, the importance of critical thinking in the construction of mathematical reasoning, and the relevance of sequential organization in problem-solving processes. Furthermore, the study considered arithmetic and algebraic content outlined in the Base Nacional Comum Curricular (BNCC) for elementary education, as well as teaching resources made available by the Portal da Matem´atica of the Instituto de Matem´atica Pura e Aplicada (IMPA). As the main outcome of this research, a set of didactic proposals was developed to support Mathematics teachers in the preparatory stages of instruction, to be used prior to the introduction of new curricular content when a need to revisit foundational concepts is identified. The material is designed to be open and adaptable, allowing for adjustments according to the specific needs of each classroom context. The topics covered in the didactic proposals include: the concept of equality, operations with fractions, basic algebraic manipulations, mental calculation strategies, percentages, and recurring decimals.
|
|
|
2
|
-
LIDIOMAR CASTELUBER DA SILVA
-
RESGATANDO O ALGORITMO DA RAIZ QUADRADA A PARTIR DE UM APLICATIVO MULTIPLATAFORMA
-
Orientador : LINDEVAL FERNANDES DE LIMA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LINDEVAL FERNANDES DE LIMA
-
LUCIANO FERREIRA SILVA
-
MARCOS ANDRÉ FERNANDES SPÓSITO
-
Data: 24/07/2025
Ata de defesa assinada:
-
-
Mostrar Resumo
-
O algoritmo tradicional da raiz quadrada, apesar de seu valor histórico para o desenvolvimento do pensamento algorítmico, foi progressivamente abandonado no ensino da matemática básica. A presente dissertação investiga essa trajetória por meio de uma análise documental de mais de 40 livros didáticos brasileiros, publicados entre 1879 e 2022, a qual constatou o desaparecimento quase completo do método no ensino formal a partir da década de 1990. Em resposta a esse cenário, o objetivo deste trabalho é desenvolver o R2Alg, um software educacional multiplataforma. A ferramenta oferece uma abordagem digital para o ensino e a prática desse método. Seu fluxo de operações é apresentado passo a passo, por meio de animações e de um módulo de treino interativo. Espera-se, com isso, oferecer um recurso didático de apoio ao professor, que permita superar as barreiras históricas relacionadas ao ensino do método, como a falta de recursos visuais e a percepção de ser um processo puramente mecânico, explorando seu potencial formativo no contexto tecnológico atual.
-
Mostrar Abstract
-
The traditional square root algorithm, despite its historical relevance to the development of algorithmic thinking, has been progressively abandoned in basic mathematics education. This dissertation investigates that trajectory through a documentary analysis of over 40 Brazilian textbooks published between 1879 and 2022, which revealed the near-complete disappearance of the method from formal education since the 1990s. In response to this scenario, the aim of this study was to develop R2Alg, a cross-platform educational software tool. The application offers a digital approach for teaching and practicing the method. Its operational flow is presented step by step through animations and an interactive training module. The goal is to provide teachers with a support resource capable of overcoming historical barriers to teaching the algorithm, such as the lack of visual aids and the perception of being a purely mechanical process, while exploring its formative potential within today’s technological context.
|
|
|
3
|
-
VINICIUS VIAMONTE DOS SANTOS
-
O USO DO GEOGEBRA E TÉCNICAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COMO APOIO AO ENSINO DE CÔNICAS
-
Orientador : LUCIANO FERREIRA SILVA
-
MEMBROS DA BANCA :
-
LUCIANO FERREIRA SILVA
-
JOSELITO DE OLIVEIRA
-
MARCOS ANDRÉ FERNANDES SPÓSITO
-
Data: 25/07/2025
Ata de defesa assinada:
-
-
Mostrar Resumo
-
O ensino de seções cônicas no Ensino Médio é marcado por desafios persistentes, agravados por lacunas de aprendizagem que se acumulam desde o Ensino Fundamental. Avaliações de larga escala, como o PISA e o SAEB, evidenciam este cenário ao revelarem que uma parcela significativa dos alunos conclui a educação básica sem desenvolver competências essenciais para a resolução de problemas. Em resposta a este quadro, que frequentemente favorece uma abordagem abstrata e focada na memorização de fórmulas, esta dissertação propõe um modelo pedagógico alternativo para o estudo de elipses, hipérboles e parábolas. A proposta articula a Teoria da Resolução de Problemas de George Polya, que oferece um arcabouço metodológico estruturado para o desenvolvimento do raciocínio, com as potencialidades do software de matemática dinâmica GeoGebra. O GeoGebra atua como ferramenta de exploração e visualização, permitindo que os estudantes manipulem parâmetros e observem em tempo real como alterações nas equações afetam a geometria das curvas. O objetivo central é desenvolver e validar sequências didáticas que promovam uma aprendizagem significativa, guiando os alunos na investigação das cônicas como um lugar geométrico. A principal contribuição reside na oferta de um modelo pedagógico prático e fundamentado que utiliza a tecnologia como catalisadora para o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico, posicionando o estudante como protagonista na construção de seu próprio conhecimento.
-
Mostrar Abstract
-
The teaching of conic sections in high school is marked by persistent challenges, aggravated by learning gaps accumulated since elementary school. Large-scale assessments, such as PISA and SAEB, highlight this scenario by revealing that a significant portion of students complete basic education without developing essential problem-solving skills. In response to this context, which often favors an abstract, formula-memorization approach, this dissertation proposes an alternative pedagogical model for the study of ellipses, hyperbolas, and parabolas. The proposal articulates George Polya’s Problem-Solving Theory, which offers a structured methodological framework for developing reasoning, with the capabilities of the dynamic mathematics software GeoGebra. GeoGebra acts as an exploration and visualization tool, allowing students to manipulate parameters and observe in real-time how changes in equations affect the geometry of the curves. The central objective is to develop and validate didactic sequences that promote meaningful learning, guiding students in the investigation of conics as a geometric locus. The main contribution lies in offering a practical and well-founded pedagogical model that uses technology as a catalyst for the development of intellectual autonomy and critical thinking, positioning the student as the protagonist in the construction of their own knowledge.
|
|