Dissertações/Teses

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2023
Dissertações
1
  • FELIPE GOMES DA SILVA
  • FERRAMENTAS MATEMÁTICAS E ALGORITMOS PARA O PROCESSAMENTO DE IMAGENS DIGITAIS.

  • Orientador : LINDEVAL FERNANDES DE LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LINDEVAL FERNANDES DE LIMA
  • LUCIANO FERREIRA SILVA
  • MARCOS ANDRÉ FERNANDES SPÓSITO
  • Data: 21/07/2023
    Ata de defesa assinada:

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  • Com a crescente popularizazcão das tecnologias digitais o ensino da Matemática tem a necessidade de adaptar-se e modificar-se, o Brasil tem atualmente mais de um celular por habitante, segundo levantamento anual divulgado pela FGV, logo grande parte da população já aplicou ou viu alguma foto com filtros. Partindo dessa premissa o presente trabalho buscou reunir ferramentas matemáticas e computacionais que explicasse como a matemática está ligada diretamente com a criação desses filtros. Nessa dissertação são apresentados ferramentas matemáticas como: matrizes, distâncias, funçõoes, derivadas, vetores gradientes e transformadas de Fourier. Apresentamos o conceito de imagem digital como imagem matricial e mostramos a implementação de algoritmos tanto na construção de imagens pixel a pixel quanto na criação de filtros no domínio do espaço quanto no domínio das frequências. Finalizamos com a apresentação do aplicativo criado com o intuito de aproximar de maneira mais simples o professor ou estudante que queira ingressar nesse campo de processamento de imagens digitais.

     


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  • Due to the growing popularization of digital technologies, the teaching of Mathematics needs to adapt and change. Currently, in Brazil, there is more than one cell phone per inhabitant, according to an annual survey released by FGV. Therefore, a large part of the population has already applied or seen a photo with filters. Taking this premise into account, the present work sought to gather mathematical and computational tools that explain how mathematics is directly linked to the creation of these filters. In this dissertation, mathematical tools such as matrices, distances, functions, derivatives, gradient vectors and Fourier transforms are presented. We present the concept of a digital image as a matrix image and show the implementation of algorithms both in the construction of pixel-by-pixel images and in the creation of filters in the space domain and in the frequency domain. We finish with the presentation of the application created with the objective of facilitating the approximation of the teacher or student who wants to enter this field of digital image processing.

2021
Dissertações
1
  • KAYO DENNER ALVES NAVECA
  • ESPAÇOS VETORIAIS DO TIPO GRÁFICO E UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO

  • Orientador : ELZIMAR DE OLIVEIRA RUFINO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELZIMAR DE OLIVEIRA RUFINO
  • JOSELITO DE OLIVEIRA
  • MARCUS ANTÔNIO MENDONÇA MARROCOS
  • Data: 18/03/2021

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  • Em nosso trabalho apresentamos exemplos de espaços vetoriais do tipo gráfico. O único exemplo que conhecíamos era a estrutura de espaço vetorial na parábola, que pode ser visto em (STEINBRUCH e WINTERLE, 1987, pág. 22). Nosso trabalho generaliza a ideia para um gráfico de uma aplicação definida de um espaço vetorial em um conjunto não-vazio. Mostramos também que o gráfico de tais aplicações pode ser dotado de muitas estruturas de espaços vetoriais. Em particular, mostramos que é possível munir o gráfico com uma estrutura de espaço vetorial na qual o vetor nulo pode ser qualquer elemento pré-fixado. Além disso, mostramos que toda reta do R 2 é um subespaço de R 2 com as operações adequadas. Mostramos também que é possível introduzir um produto interno nos espaços vetoriais do tipo gráfico e assim trabalhar com subespaços ortogonais. Por fim, apresentamos a metodologia Engenharia Didática e uma sequência didática com objetivo de fazer uma introdução à álgebra linear para os alunos do Ensino Médio.


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  • Em nosso trabalho apresentamos exemplos de espaços vetoriais do tipo gráfico. O único exemplo que conhecíamos era a estrutura de espaço vetorial na parábola, que pode ser visto em (STEINBRUCH e WINTERLE, 1987, pág. 22). Nosso trabalho generaliza a ideia para um gráfico de uma aplicação definida de um espaço vetorial em um conjunto não-vazio. Mostramos também que o gráfico de tais aplicações pode ser dotado de muitas estruturas de espaços vetoriais. Em particular, mostramos que é possível munir o gráfico com uma estrutura de espaço vetorial na qual o vetor nulo pode ser qualquer elemento pré-fixado. Além disso, mostramos que toda reta do R 2 é um subespaço de R 2 com as operações adequadas. Mostramos também que é possível introduzir um produto interno nos espaços vetoriais do tipo gráfico e assim trabalhar com subespaços ortogonais. Por fim, apresentamos a metodologia Engenharia Didática e uma sequência didática com objetivo de fazer uma introdução à álgebra linear para os alunos do Ensino Médio.

2
  • ALFREDO FERNANDES DE BRITO NETO
  • SISTEMAS LINEARES E MATRIZES: UMA ABORDAGEM CONSTRUTIVA

  • Orientador : MAX FERREIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • MAX FERREIRA
  • KELLY KARINA SANTOS
  • ALBERTO MARTIN MARTINEZ CASTANEDA
  • Data: 19/03/2021

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  • Na presente dissertação apresentamos uma construção da ideia de sistemas lineares AX = B, com n equações e n incógnitas, a partir da equação ax = b em R e uma construção das definições e operações com matrizes a partir da análise da solução do sistema linear AX = B. A ideia por detrás deste trabalho é oferecer uma abordagem a mais para o ensino de sistemas lineares e matrizes. Tal abordagem possui duas motivações para o aluno: a construção dos conceitos gerais a partir de conceitos elementares e a possibilidade de perceber e observar a riqueza algébrica na construção dos conceitos e operações com matrizes e sistemas lineares. A metodologia de trabalho constitui de pesquisa bibliográfica.


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  • Na presente dissertação apresentamos uma construção da ideia de sistemas lineares AX = B, com n equações e n incógnitas, a partir da equação ax = b em R e uma construção das definições e operações com matrizes a partir da análise da solução do sistema linear AX = B. A ideia por detrás deste trabalho é oferecer uma abordagem a mais para o ensino de sistemas lineares e matrizes. Tal abordagem possui duas motivações para o aluno: a construção dos conceitos gerais a partir de conceitos elementares e a possibilidade de perceber e observar a riqueza algébrica na construção dos conceitos e operações com matrizes e sistemas lineares. A metodologia de trabalho constitui de pesquisa bibliográfica.

2019
Dissertações
1
  • IGOR PEREIRA AGUIAR
  • O USO DE TÉCNICAS DE GAMIFICAÇÃO COMO AUXÍLIO A RESOLUÇÃO DE
    PROBLEMAS NO CAMPO DA ANÁLISE COMBINATÓRIA

  • Orientador : LUCIANO FERREIRA SILVA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • LINDEVAL FERNANDES DE LIMA
  • LUCIANO FERREIRA SILVA
  • OSCAR TINTORER DELGADO
  • Data: 23/05/2019

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  • O cenário educacional atual do Brasil, no que concerne a disciplina da matemática, é composto
    por estudantes que apresentam um dos piores rendimentos em uma escala global. Neste sentido,
    o presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de elaborar um produto educacional
    que auxilie o ensino e a aprendizagem da matemática, sendo adotado, como estudo de caso, o
    conteúdo da análise combinatória. Para tanto, observou-se dados que revelam que os smartphones
    e tablets se popularizaram bastante ao longo dos últimos anos, a título de exemplo, contamos
    hoje no Brasil com mais smartphones ativos do que o próprio número de brasileiros. Analisamos
    ainda dados que mostram que os nossos jovens possuem certo fascínio pelos jogos digitais. Com
    base nessas informações adotou-se a estratégia de criar um protótipo para smartphones, no qual
    foram utilizadas técnicas de gamificação para motivar e engajar o aluno no ensino da análise
    combinatória, tendo como teoria pedagógica norteadora as técnicas de resolução de problemas
    de Polya. Com a finalidade de validar os objetivos deste trabalho foi realizada uma pesquisa com
    os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, escola localizada na
    zona central de Boa-Vista, Roraima.Antes e após a utilização do protótipo foram distribuídos
    questionários aos alunos e a alguns profissionais da área da educação e com a coleta dos dados
    obtidos foi possível realizar uma breve análise sobre alguns aspectos desta pesquisa. Essa análise
    nos levou a verificar que o desenvolvimento do protótipo contribuiu com ganhos positivos para o
    ensino da matemática.


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  • O cenário educacional atual do Brasil, no que concerne a disciplina da matemática, é composto
    por estudantes que apresentam um dos piores rendimentos em uma escala global. Neste sentido,
    o presente trabalho foi desenvolvido com a finalidade de elaborar um produto educacional
    que auxilie o ensino e a aprendizagem da matemática, sendo adotado, como estudo de caso, o
    conteúdo da análise combinatória. Para tanto, observou-se dados que revelam que os smartphones
    e tablets se popularizaram bastante ao longo dos últimos anos, a título de exemplo, contamos
    hoje no Brasil com mais smartphones ativos do que o próprio número de brasileiros. Analisamos
    ainda dados que mostram que os nossos jovens possuem certo fascínio pelos jogos digitais. Com
    base nessas informações adotou-se a estratégia de criar um protótipo para smartphones, no qual
    foram utilizadas técnicas de gamificação para motivar e engajar o aluno no ensino da análise
    combinatória, tendo como teoria pedagógica norteadora as técnicas de resolução de problemas
    de Polya. Com a finalidade de validar os objetivos deste trabalho foi realizada uma pesquisa com
    os estudantes do ensino médio da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, escola localizada na
    zona central de Boa-Vista, Roraima.Antes e após a utilização do protótipo foram distribuídos
    questionários aos alunos e a alguns profissionais da área da educação e com a coleta dos dados
    obtidos foi possível realizar uma breve análise sobre alguns aspectos desta pesquisa. Essa análise
    nos levou a verificar que o desenvolvimento do protótipo contribuiu com ganhos positivos para o
    ensino da matemática.

2
  • JAIRO STALLONE ARAUJO COSTA
  • UMA PROPOSTA DE INTRODUÇÃO À TOPOLOGIA  POR MEIO DE ATIVIDADES COM O USO DO GEOGEBRA.

  • Orientador : KELLY KARINA SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • KELLY KARINA SANTOS
  • MAX FERREIRA
  • KELLY ALVES MARÃES DE ALMEIDA
  • Data: 30/05/2019

  • Mostrar Resumo
  • O presente trabalho consiste de uma proposta de introdução à Topologia por meio de
    atividades, usando o GeoGebra. Busca-se apresentar conceitos básicos de Topologia,
    como a noção de aberto e continuidade, no espaço euclidiano. O objetivo é que alunos
    da Educação Básica tenham contato, ainda que de forma intuitiva, com esses objetos.


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  • O presente trabalho consiste de uma proposta de introdução à Topologia por meio de
    atividades, usando o GeoGebra. Busca-se apresentar conceitos básicos de Topologia,
    como a noção de aberto e continuidade, no espaço euclidiano. O objetivo é que alunos
    da Educação Básica tenham contato, ainda que de forma intuitiva, com esses objetos.

3
  • ERIKA EDUARDA ARAUJO SOUSA
  • ALGUNS MÉTODOS DE RESOLUÇÃO GEOMÉTRICA DE EQUAÇÕES DO SEGUNDO E TERCEIRO GRAUS.

  • Orientador : KELLY KARINA SANTOS
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELZIMAR DE OLIVEIRA RUFINO
  • KELLY ALVES MARÃES DE ALMEIDA
  • KELLY KARINA SANTOS
  • Data: 31/05/2019

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  • Neste trabalho apresentamos alguns métodos de resolução geométrica de equações do segundo grau, a saber: os métodos registrados por Euclides, os métodos de Descartes, Leslie/Carlyle, Staudt e o método das circunferências tangentes. Apresentamos ainda o método geométrico para obtenção de uma raiz positiva de uma equação cúbica devido a Omar Khayyam.

     


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  • Neste trabalho apresentamos alguns métodos de resolução geométrica de equações do segundo grau, a saber: os métodos registrados por Euclides, os métodos de Descartes, Leslie/Carlyle, Staudt e o método das circunferências tangentes. Apresentamos ainda o método geométrico para obtenção de uma raiz positiva de uma equação cúbica devido a Omar Khayyam.

     

2017
Dissertações
1
  • ADMILSON RODRIGUES DE CARVALHO
  • MÉTODO MONTE CARLO E SUAS APLICAÇÕES

  • Orientador : LINDEVAL FERNANDES DE LIMA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • IJANILIO GABRIEL DE ARAUJO
  • LINDEVAL FERNANDES DE LIMA
  • ULISSES LIMA PARENTE
  • Data: 26/04/2017

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  • Desde os tempos antigos, a Matemática vem se desenvolvendo como uma importante ferramenta utilizada pela humanidade. A partir dos primeiros problemas de contagem simples de objetos, até o desenvolvimento de teorias refinadas e de grande avanço tecnológico. A Matemática se tornou indispensável para o nosso desenvolvimento, principalmente para fazer previsões de fenômenos de natureza aleatória, probabilísticas ou intuitiva, das quais são presentes no universo. No Ensino Básico Técnico e Tecnológico, espera-se que os alunos tenham técnicas da Matemática de forma lógica para resolver problemas do dia-a-dia. Diante disso, o objetivo principal deste trabalho é mostrar uma abordagem da técnica do Método Monte Carlo, dar e apresentar várias aplicações, em especial, cálculos de área sem o conhecimento prévio de Integral em diversas áreas da Ciência. Primeiramente, foi feita abordagem da probabilidade e variável aleatória com as principais definições, teoremas e propriedades. E por último, fez-se uma abordagem teórica do Método Monte Carlo e várias aplicações, que poderá servir de referencial para que seja explorado de forma rica na Matemática pelos professores e alunos.


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  • Desde os tempos antigos, a Matemática vem se desenvolvendo como uma importante ferramenta utilizada pela humanidade. A partir dos primeiros problemas de contagem simples de objetos, até o desenvolvimento de teorias refinadas e de grande avanço tecnológico. A Matemática se tornou indispensável para o nosso desenvolvimento, principalmente para fazer previsões de fenômenos de natureza aleatória, probabilísticas ou intuitiva, das quais são presentes no universo. No Ensino Básico Técnico e Tecnológico, espera-se que os alunos tenham técnicas da Matemática de forma lógica para resolver problemas do dia-a-dia. Diante disso, o objetivo principal deste trabalho é mostrar uma abordagem da técnica do Método Monte Carlo, dar e apresentar várias aplicações, em especial, cálculos de área sem o conhecimento prévio de Integral em diversas áreas da Ciência. Primeiramente, foi feita abordagem da probabilidade e variável aleatória com as principais definições, teoremas e propriedades. E por último, fez-se uma abordagem teórica do Método Monte Carlo e várias aplicações, que poderá servir de referencial para que seja explorado de forma rica na Matemática pelos professores e alunos.

2
  • SAMUEL MACEDO DA SILVA
  • NÚMEROS COMPLEXOS: uma abordagem matricial

  • Orientador : JOSELITO DE OLIVEIRA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ELZIMAR DE OLIVEIRA RUFINO
  • JOSELITO DE OLIVEIRA
  • ULISSES LIMA PARENTE
  • Data: 27/04/2017

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  • A presente dissertação tem por objetivo apresentar uma maneira diferenciada de trabalhar os números complexos no Ensino Médio, que se dá através de pares ordenados ou forma algébrica. Usa-se, para tanto, conhecimentos básicos da álgebra das matrizes. Apresenta-se aqui a forma matricial dos números complexos e demonstra-se suas propriedades básicas, comparando-as com aquelas presentes na literatura matemática. Destaca-se a representação matricial da famosa equação de Euler. Por fim, apresenta-se uma proposta de atividade, baseada na resolução de problemas, para ser desenvolvida por professores e alunos do Ensino Médio. 


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  • A presente dissertação tem por objetivo apresentar uma maneira diferenciada de trabalhar os números complexos no Ensino Médio, que se dá através de pares ordenados ou forma algébrica. Usa-se, para tanto, conhecimentos básicos da álgebra das matrizes. Apresenta-se aqui a forma matricial dos números complexos e demonstra-se suas propriedades básicas, comparando-as com aquelas presentes na literatura matemática. Destaca-se a representação matricial da famosa equação de Euler. Por fim, apresenta-se uma proposta de atividade, baseada na resolução de problemas, para ser desenvolvida por professores e alunos do Ensino Médio. 

3
  • LUIZALBA SANTOS E SOUZA PINHEIRO
  • A HEURÍSTICA DE PÓLYA E A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE TRIGONOMETRIA

  • Orientador : ALBERTO MARTIN MARTINEZ CASTANEDA
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ALBERTO MARTIN MARTINEZ CASTANEDA
  • ELZIMAR DE OLIVEIRA RUFINO
  • HECTOR JOSE GARCIA MENDOZA
  • Data: 27/04/2017

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  • Em nossa dissertação estudamos e interpretamos as ideias de George Pólya sobre a resolução de problemas, baseando-nos fundamentalmente na sua obra paradigmática, intitulada em português, A Arte de Resolver Problemas. Também tomamos como fontes, alguns trabalhos resultantes de pesquisas sobre a aplicação do método heurístico na resolução de problemas matemáticos. Essas ideias foram aplicadas na resolução de um conjunto de problemas de trigonometria, a maioria dos quais com dificuldade superior à média. Incluímos problemas sobre prova de identidades, resolução de equações, transformação de expressões trigonométricas e cálculo de máximos e mínimos. Em um número suficiente desses problemas, incluímos indicações sobre a utilização do método heurístico na sala de aula. O trabalho está destinado a professores do Ensino Médio e a alunos motivados pela resolução de problemas trigonométricos.


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  • Em nossa dissertação estudamos e interpretamos as ideias de George Pólya sobre a resolução de problemas, baseando-nos fundamentalmente na sua obra paradigmática, intitulada em português, A Arte de Resolver Problemas. Também tomamos como fontes, alguns trabalhos resultantes de pesquisas sobre a aplicação do método heurístico na resolução de problemas matemáticos. Essas ideias foram aplicadas na resolução de um conjunto de problemas de trigonometria, a maioria dos quais com dificuldade superior à média. Incluímos problemas sobre prova de identidades, resolução de equações, transformação de expressões trigonométricas e cálculo de máximos e mínimos. Em um número suficiente desses problemas, incluímos indicações sobre a utilização do método heurístico na sala de aula. O trabalho está destinado a professores do Ensino Médio e a alunos motivados pela resolução de problemas trigonométricos.

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