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Dissertações |
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CARLOS OREQUES FONSECA
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Tecnologia Social para Reciclagem do Papel Sulfite Impresso
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Orientador : RITA DE CASSIA POMPEU DE SOUSA
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MEMBROS DA BANCA :
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RITA DE CASSIA POMPEU DE SOUSA
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MARIA CECÍLIA JUNQUEIRA LUSTOSA
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SILVIO LUIZ DE PAULA
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Data: 21/01/2021
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O processo de gerenciamento dos resíduos sólidos no Brasil representa um problema antigo e vem apresentando poucas evoluções, mesmo com leis federais e municipais que determinam os procedimentos a serem adotados. Aliado a isso, empresas públicas e privadas estão na era digital, onde processos administrativos migraram do papel para meios eletrônicos, deixando muitos documentos confidenciais sem validade em seus “arquivos mortos”. O papel sulfite impresso é um resíduo bastante encontrado nos lixos no Brasil e é o material que compõe a maioria dos “arquivos mortos” das empresas. Ele é um dos materiais mais versáteis e mais utilizado no nosso dia a dia; porém, raramente, pensamos em novas formas de reaproveitá-lo e quais os diferentes riscos se destinados inadequadamente. Neste contexto, há necessidade de estudos que possibilitem novas alternativas e soluções para reciclagem sustentável deste tipo de material e, preferencialmente, que esse retorno não cause impactos negativos ao Meio Ambiente. O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento, por meio de práticas e análises experimentais de uma tecnologia sustentável, embasada no processo de compostagem, como alternativa para o aproveitamento e destinação do papel sulfite impresso descartado em instituições público privadas de Boa Vista/RR. Foram montados quatro experimentos nominados como E1, E2, E3 e E4, utilizando diferentes quantidades de papel sulfite impresso e mais um padrão, ou seja, uma testemunha, denominada como EP. O processo experimental foi realizado em lixeiras industriais, as quais possuem 80 cm de altura e capacidade de 50 litros. Em todas as amostras experimentais foram utilizados papel sulfite, sendo que a quantidade do papel inserido nas composteiras foram em escala crescente de 7,5%, 10%, 12,5% e 15% do total do material. O processo de compostagem demorou 150 dias para apresentar as características finais de maturação, sendo que os resultados obtidos em todas as análises realizadas nos produtos originados dos experimentos são considerados satisfatórios, por apresentarem-se de acordo com o produto de EP - a testemunha e legislação vigente. Deste modo, dos procedimentos realizados experimentalmente, selecionou-se o experimento E4, o qual possuía a maior quantidade de massa de papel sulfite para indicá-lo como modelo de Tecnologia Sustentável eficiente na reciclagem do papel sulfite impresso, via processo de compostagem aeróbia em uma cartilha informativa/orientativa, (Apêndice I e II) com vistas à disseminação, principalmente em instituições públicos e privadas. No experimento E4 obteve-se resultados inéditos, como a quantidade de massa máxima de papel sulfite necessária para obtenção de produto orgânico, rico em minerais e no tempo médio estipulado na literatura para esse processo. Trata-se de um fertilizante natural (adubo) – de boa qualidade, obtido com uso de materiais e equipamentos de fácil acesso e baixo custo quando verificado o risco e efetividade da tecnologia em comparação com produtos químicos de mesmo objetivo. Neste contexto, é possível concluir que a tecnologia desenvolvida é sustentável e sem impactos negativos ao Meio Ambiente, sendo oportuna a sua divulgação para o público alvo, visto que oferece, ao mesmo tempo, um ativo pré-tecnológico (Metodologia técnico-científica) e ativo tecnológico (produto).
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O processo de gerenciamento dos resíduos sólidos no Brasil representa um problema antigo e vem apresentando poucas evoluções, mesmo com leis federais e municipais que determinam os procedimentos a serem adotados. Aliado a isso, empresas públicas e privadas estão na era digital, onde processos administrativos migraram do papel para meios eletrônicos, deixando muitos documentos confidenciais sem validade em seus “arquivos mortos”. O papel sulfite impresso é um resíduo bastante encontrado nos lixos no Brasil e é o material que compõe a maioria dos “arquivos mortos” das empresas. Ele é um dos materiais mais versáteis e mais utilizado no nosso dia a dia; porém, raramente, pensamos em novas formas de reaproveitá-lo e quais os diferentes riscos se destinados inadequadamente. Neste contexto, há necessidade de estudos que possibilitem novas alternativas e soluções para reciclagem sustentável deste tipo de material e, preferencialmente, que esse retorno não cause impactos negativos ao Meio Ambiente. O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento, por meio de práticas e análises experimentais de uma tecnologia sustentável, embasada no processo de compostagem, como alternativa para o aproveitamento e destinação do papel sulfite impresso descartado em instituições público privadas de Boa Vista/RR. Foram montados quatro experimentos nominados como E1, E2, E3 e E4, utilizando diferentes quantidades de papel sulfite impresso e mais um padrão, ou seja, uma testemunha, denominada como EP. O processo experimental foi realizado em lixeiras industriais, as quais possuem 80 cm de altura e capacidade de 50 litros. Em todas as amostras experimentais foram utilizados papel sulfite, sendo que a quantidade do papel inserido nas composteiras foram em escala crescente de 7,5%, 10%, 12,5% e 15% do total do material. O processo de compostagem demorou 150 dias para apresentar as características finais de maturação, sendo que os resultados obtidos em todas as análises realizadas nos produtos originados dos experimentos são considerados satisfatórios, por apresentarem-se de acordo com o produto de EP - a testemunha e legislação vigente. Deste modo, dos procedimentos realizados experimentalmente, selecionou-se o experimento E4, o qual possuía a maior quantidade de massa de papel sulfite para indicá-lo como modelo de Tecnologia Sustentável eficiente na reciclagem do papel sulfite impresso, via processo de compostagem aeróbia em uma cartilha informativa/orientativa, (Apêndice I e II) com vistas à disseminação, principalmente em instituições públicos e privadas. No experimento E4 obteve-se resultados inéditos, como a quantidade de massa máxima de papel sulfite necessária para obtenção de produto orgânico, rico em minerais e no tempo médio estipulado na literatura para esse processo. Trata-se de um fertilizante natural (adubo) – de boa qualidade, obtido com uso de materiais e equipamentos de fácil acesso e baixo custo quando verificado o risco e efetividade da tecnologia em comparação com produtos químicos de mesmo objetivo. Neste contexto, é possível concluir que a tecnologia desenvolvida é sustentável e sem impactos negativos ao Meio Ambiente, sendo oportuna a sua divulgação para o público alvo, visto que oferece, ao mesmo tempo, um ativo pré-tecnológico (Metodologia técnico-científica) e ativo tecnológico (produto).
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CLEBER MEDEIROS SILVA
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PROCESSO ELETRÔNICO DE PEDIDO DE PATENTE NO NÚCLEO DE INOVAÇÃO TECNOLOGICA DO INSTITUTO FEDERAL DE RORAIMA
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Orientador : GELSO PEDROSI FILHO
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MEMBROS DA BANCA :
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GELSO PEDROSI FILHO
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CAMILO FREDDY MENDOZA MOREJON
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CRISTINE ALVARENGA CARNEIRO
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ERICK SAMUEL ROJAS CAJAVILCA
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Data: 02/02/2021
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A corrida tecnológica tem balizado o desenvolvimento de muitas nações e os
institutos federais no Brasil tem papel importante no acompanhamento deste
desenvolvimento. O Brasil tem tido deficiências para transferir o conhecimento
gerado para a aplicação tecnológica na forma de patente. O Instituto Federal de
Roraima - IFRR faz parte da grande rede institucional, porem afastado dos grandes
centros, acentuando as dificuldades em relação a transferência tecnológica. Dessa
forma é importante a busca por formas de melhorias nos processos que auxiliem a
gestão das propriedades intelectuais. Apesar do IFRR utilizar o Sistema Unificado da
Administração Pública – SUAP, os processos de pedidos internos de patente não
são realizados de forma eletrônica. Como forma de busca por melhorias neste
contexto, este trabalho objetiva a aplicação de uma abordagem com Design thinking
na implementação do processo.
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A corrida tecnológica tem balizado o desenvolvimento de muitas nações e os
institutos federais no Brasil tem papel importante no acompanhamento deste
desenvolvimento. O Brasil tem tido deficiências para transferir o conhecimento
gerado para a aplicação tecnológica na forma de patente. O Instituto Federal de
Roraima - IFRR faz parte da grande rede institucional, porem afastado dos grandes
centros, acentuando as dificuldades em relação a transferência tecnológica. Dessa
forma é importante a busca por formas de melhorias nos processos que auxiliem a
gestão das propriedades intelectuais. Apesar do IFRR utilizar o Sistema Unificado da
Administração Pública – SUAP, os processos de pedidos internos de patente não
são realizados de forma eletrônica. Como forma de busca por melhorias neste
contexto, este trabalho objetiva a aplicação de uma abordagem com Design thinking
na implementação do processo.
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NEUDES CARVALHO DA SILVA
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AQUISIÇÕES PÚBLICAS NO CONTEXTO DAS PESQUISAS CIENTÍFICAS E A PERSPECTIVA DE IMPLANTAÇÃO DAS CENTRAIS DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS NA EMBRAPA
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Orientador : MARCIO AKIRA COUCEIRO
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MEMBROS DA BANCA :
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MARCIO AKIRA COUCEIRO
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UMBERTO ZOTTICH PEREIRA
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ERIK SCHÜLER
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JOÃO RICARDO FREIRE DE MELO
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Data: 10/02/2021
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Um dos apelos das instituições de ciência e tecnologia (ICT) é por maior flexibilidade e desburocratização às atividades de pesquisa e inovação no país. Contemporaneamente, inovações normativas e avanços tecnológicos surgiram para os processos de aquisições públicas. O Centro de Serviços Compartilhados - CSC faz parte dessas iniciativas que se destaca ao proporcionar, às diferentes organizações, melhorias no desempenho operacional e eficiência dos negócios. Desse modo, a EMBRAPA deve analisar a possibilidade de implantação de CSC. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi analisar a viabilidade de implantação de Centro de Serviços Compartilhados– CSCs na Embrapa, considerando as aquisições de insumos para pesquisa. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, coleta de dados sobre a implantação dos CSCs em estatais brasileiras, coleta dos dados da cadeia de suprimentos em 2019 da EMBRAPA e análise com o emprego do software Tableau. Após a análise dos dados coletados, identificou-se a rede de fornecedores da EMBRAPA por Unidade da Federação, os custos operacionais em 11% da Empresa com processos de aquisição, o perfil de aquisição por Natureza de Despesa (ND) e os principais itens dessas NDs. Conclui-se que a implantação de CSC na EMBRAPA se apresenta viável à sua realidade.
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Um dos apelos das instituições de ciência e tecnologia (ICT) é por maior flexibilidade e desburocratização às atividades de pesquisa e inovação no país. Contemporaneamente, inovações normativas e avanços tecnológicos surgiram para os processos de aquisições públicas. O Centro de Serviços Compartilhados - CSC faz parte dessas iniciativas que se destaca ao proporcionar, às diferentes organizações, melhorias no desempenho operacional e eficiência dos negócios. Desse modo, a EMBRAPA deve analisar a possibilidade de implantação de CSC. Nesse contexto, o objetivo geral da pesquisa foi analisar a viabilidade de implantação de Centro de Serviços Compartilhados– CSCs na Embrapa, considerando as aquisições de insumos para pesquisa. Para tanto, foi realizada pesquisa bibliográfica, coleta de dados sobre a implantação dos CSCs em estatais brasileiras, coleta dos dados da cadeia de suprimentos em 2019 da EMBRAPA e análise com o emprego do software Tableau. Após a análise dos dados coletados, identificou-se a rede de fornecedores da EMBRAPA por Unidade da Federação, os custos operacionais em 11% da Empresa com processos de aquisição, o perfil de aquisição por Natureza de Despesa (ND) e os principais itens dessas NDs. Conclui-se que a implantação de CSC na EMBRAPA se apresenta viável à sua realidade.
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LUCIANO DA SILVA OLIVEIRA
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INOTE: APLICATIVO PARA CONTROLE E EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE JOVENS
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Orientador : IVANISE MARIA RIZZATTI
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRÉA TORRES BASTOS BATINGA DE MENDONÇA
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IVANISE MARIA RIZZATTI
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MARCOS ROBERTO KUHL
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MARÍLIA BONZANINI BOSSLE
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Data: 06/04/2021
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Em busca de colaborar com um cenário econômico e financeiro, bem como contribuir na educação financeira de jovens ao fornecer ajuda na tomada de decisões financeiras mais autônomas e conscientes, este trabalho desenvolveu um aplicativo para celular (iNote) voltado para organização financeira como forma de inserção da educação financeira no cotidiano dos jovens roraimenses. Na literatura é evidenciado que esse assunto deve ser tratado o mais cedo possível e por isso, optou-se por realizar o estudo com estudantes de escolas públicas e privadas, como forma de identificar o nível de educação financeira antes e depois da aplicação da metodologia com uso do aplicativo e o conhecimento repassado a respeito da educação financeira. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Para coleta de dados foram elaborados três questionários, sendo dois respondidos por dez estudantes com idades entre 12 e 18 anos e um respondido voltado para os gestores de escolas. O primeiro questionário continha 22 perguntas fechadas e visava medir o nível de conhecimento financeiro dos estudantes, o segundo com o intuito de validar o aplicativo e medir o efeito da educação financeira associada com a tecnologia apresentava 17 perguntas fechadas e duas abertas, e o terceiro as 10 perguntas foi direcionada para gestores de escolas com o objetivo de identificar se o tema educação financeira está contemplado no plano de ensino. Quanto aos resultados, o aplicativo (iNote) proporcionou para os usuários que fizeram uso, uma melhor qualidade de vida, por meio da educação financeira, na qual preparou os jovens para as próximas etapas de suas vidas, a fase adulta. Com a educação financeira sendo incluída na sociedade, ela passa gradativamente a deixar de ser uma sociedade somente de consumo e alto índice de endividamento, gerando na sociedade, um consumo consciente daquilo que é necessário para suas vidas.
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Em busca de colaborar com um cenário econômico e financeiro, bem como contribuir na educação financeira de jovens ao fornecer ajuda na tomada de decisões financeiras mais autônomas e conscientes, este trabalho desenvolveu um aplicativo para celular (iNote) voltado para organização financeira como forma de inserção da educação financeira no cotidiano dos jovens roraimenses. Na literatura é evidenciado que esse assunto deve ser tratado o mais cedo possível e por isso, optou-se por realizar o estudo com estudantes de escolas públicas e privadas, como forma de identificar o nível de educação financeira antes e depois da aplicação da metodologia com uso do aplicativo e o conhecimento repassado a respeito da educação financeira. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Para coleta de dados foram elaborados três questionários, sendo dois respondidos por dez estudantes com idades entre 12 e 18 anos e um respondido voltado para os gestores de escolas. O primeiro questionário continha 22 perguntas fechadas e visava medir o nível de conhecimento financeiro dos estudantes, o segundo com o intuito de validar o aplicativo e medir o efeito da educação financeira associada com a tecnologia apresentava 17 perguntas fechadas e duas abertas, e o terceiro as 10 perguntas foi direcionada para gestores de escolas com o objetivo de identificar se o tema educação financeira está contemplado no plano de ensino. Quanto aos resultados, o aplicativo (iNote) proporcionou para os usuários que fizeram uso, uma melhor qualidade de vida, por meio da educação financeira, na qual preparou os jovens para as próximas etapas de suas vidas, a fase adulta. Com a educação financeira sendo incluída na sociedade, ela passa gradativamente a deixar de ser uma sociedade somente de consumo e alto índice de endividamento, gerando na sociedade, um consumo consciente daquilo que é necessário para suas vidas.
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LUCIANO DA SILVA OLIVEIRA
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INOTE: APLICATIVO PARA CONTROLE E EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE JOVENS
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Orientador : IVANISE MARIA RIZZATTI
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MEMBROS DA BANCA :
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IVANISE MARIA RIZZATTI
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ANDRÉA TORRES BASTOS BATINGA DE MENDONÇA
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MARCOS ROBERTO KUHL
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MARÍLIA BONZANINI BOSSLE
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Data: 06/04/2021
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Em busca de colaborar com um cenário econômico e financeiro, bem como contribuir na educação financeira de jovens ao fornecer ajuda na tomada de decisões financeiras mais autônomas e conscientes, este trabalho desenvolveu um aplicativo para celular (iNote) voltado para organização financeira como forma de inserção da educação financeira no cotidiano dos jovens roraimenses. Na literatura é evidenciado que esse assunto deve ser tratado o mais cedo possível e por isso, optou-se por realizar o estudo com estudantes de escolas públicas e privadas, como forma de identificar o nível de educação financeira antes e depois da aplicação da metodologia com uso do aplicativo e o conhecimento repassado a respeito da educação financeira. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Para coleta de dados foram elaborados três questionários, sendo dois respondidos por dez estudantes com idades entre 12 e 18 anos e um respondido voltado para os gestores de escolas. O primeiro questionário continha 22 perguntas fechadas e visava medir o nível de conhecimento financeiro dos estudantes, o segundo com o intuito de validar o aplicativo e medir o efeito da educação financeira associada com a tecnologia apresentava 17 perguntas fechadas e duas abertas, e o terceiro as 10 perguntas foi direcionada para gestores de escolas com o objetivo de identificar se o tema educação financeira está contemplado no plano de ensino. Quanto aos resultados, o aplicativo (iNote) proporcionou para os usuários que fizeram uso, uma melhor qualidade de vida, por meio da educação financeira, na qual preparou os jovens para as próximas etapas de suas vidas, a fase adulta. Com a educação financeira sendo incluída na sociedade, ela passa gradativamente a deixar de ser uma sociedade somente de consumo e alto índice de endividamento, gerando na sociedade, um consumo consciente daquilo que é necessário para suas vidas.
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Em busca de colaborar com um cenário econômico e financeiro, bem como contribuir na educação financeira de jovens ao fornecer ajuda na tomada de decisões financeiras mais autônomas e conscientes, este trabalho desenvolveu um aplicativo para celular (iNote) voltado para organização financeira como forma de inserção da educação financeira no cotidiano dos jovens roraimenses. Na literatura é evidenciado que esse assunto deve ser tratado o mais cedo possível e por isso, optou-se por realizar o estudo com estudantes de escolas públicas e privadas, como forma de identificar o nível de educação financeira antes e depois da aplicação da metodologia com uso do aplicativo e o conhecimento repassado a respeito da educação financeira. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Para coleta de dados foram elaborados três questionários, sendo dois respondidos por dez estudantes com idades entre 12 e 18 anos e um respondido voltado para os gestores de escolas. O primeiro questionário continha 22 perguntas fechadas e visava medir o nível de conhecimento financeiro dos estudantes, o segundo com o intuito de validar o aplicativo e medir o efeito da educação financeira associada com a tecnologia apresentava 17 perguntas fechadas e duas abertas, e o terceiro as 10 perguntas foi direcionada para gestores de escolas com o objetivo de identificar se o tema educação financeira está contemplado no plano de ensino. Quanto aos resultados, o aplicativo (iNote) proporcionou para os usuários que fizeram uso, uma melhor qualidade de vida, por meio da educação financeira, na qual preparou os jovens para as próximas etapas de suas vidas, a fase adulta. Com a educação financeira sendo incluída na sociedade, ela passa gradativamente a deixar de ser uma sociedade somente de consumo e alto índice de endividamento, gerando na sociedade, um consumo consciente daquilo que é necessário para suas vidas.
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LUCIANO DA SILVA OLIVEIRA
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INOTE: APLICATIVO PARA CONTROLE E EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE JOVENS
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Orientador : IVANISE MARIA RIZZATTI
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MEMBROS DA BANCA :
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ANDRÉA TORRES BASTOS BATINGA DE MENDONÇA
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IVANISE MARIA RIZZATTI
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MARCOS ROBERTO KUHL
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MARÍLIA BONZANINI BOSSLE
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Data: 08/04/2021
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Em busca de colaborar com um cenário econômico e financeiro, bem como contribuir na educação financeira de jovens ao fornecer ajuda na tomada de decisões financeiras mais autônomas e conscientes, este trabalho desenvolveu um aplicativo para celular (iNote) voltado para organização financeira como forma de inserção da educação financeira no cotidiano dos jovens roraimenses. Na literatura é evidenciado que esse assunto deve ser tratado o mais cedo possível e por isso, optou-se por realizar o estudo com estudantes de escolas públicas e privadas, como forma de identificar o nível de educação financeira antes e depois da aplicação da metodologia com uso do aplicativo e o conhecimento repassado a respeito da educação financeira. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Para coleta de dados foram elaborados três questionários, sendo dois respondidos por dez estudantes com idades entre 12 e 18 anos e um respondido voltado para os gestores de escolas. O primeiro questionário continha 22 perguntas fechadas e visava medir o nível de conhecimento financeiro dos estudantes, o segundo com o intuito de validar o aplicativo e medir o efeito da educação financeira associada com a tecnologia apresentava 17 perguntas fechadas e duas abertas, e o terceiro as 10 perguntas foi direcionada para gestores de escolas com o objetivo de identificar se o tema educação financeira está contemplado no plano de ensino. Quanto aos resultados, o aplicativo (iNote) proporcionou para os usuários que fizeram uso, uma melhor qualidade de vida, por meio da educação financeira, na qual preparou os jovens para as próximas etapas de suas vidas, a fase adulta. Com a educação financeira sendo incluída na sociedade, ela passa gradativamente a deixar de ser uma sociedade somente de consumo e alto índice de endividamento, gerando na sociedade, um consumo consciente daquilo que é necessário para suas vidas.
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Em busca de colaborar com um cenário econômico e financeiro, bem como contribuir na educação financeira de jovens ao fornecer ajuda na tomada de decisões financeiras mais autônomas e conscientes, este trabalho desenvolveu um aplicativo para celular (iNote) voltado para organização financeira como forma de inserção da educação financeira no cotidiano dos jovens roraimenses. Na literatura é evidenciado que esse assunto deve ser tratado o mais cedo possível e por isso, optou-se por realizar o estudo com estudantes de escolas públicas e privadas, como forma de identificar o nível de educação financeira antes e depois da aplicação da metodologia com uso do aplicativo e o conhecimento repassado a respeito da educação financeira. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. Para coleta de dados foram elaborados três questionários, sendo dois respondidos por dez estudantes com idades entre 12 e 18 anos e um respondido voltado para os gestores de escolas. O primeiro questionário continha 22 perguntas fechadas e visava medir o nível de conhecimento financeiro dos estudantes, o segundo com o intuito de validar o aplicativo e medir o efeito da educação financeira associada com a tecnologia apresentava 17 perguntas fechadas e duas abertas, e o terceiro as 10 perguntas foi direcionada para gestores de escolas com o objetivo de identificar se o tema educação financeira está contemplado no plano de ensino. Quanto aos resultados, o aplicativo (iNote) proporcionou para os usuários que fizeram uso, uma melhor qualidade de vida, por meio da educação financeira, na qual preparou os jovens para as próximas etapas de suas vidas, a fase adulta. Com a educação financeira sendo incluída na sociedade, ela passa gradativamente a deixar de ser uma sociedade somente de consumo e alto índice de endividamento, gerando na sociedade, um consumo consciente daquilo que é necessário para suas vidas.
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RAFAEL TONIAZZO
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DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA DIGITAL DE TRÊS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE CIÊNCIA E PESQUISA DE RORAIMA
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Orientador : UMBERTO ZOTTICH PEREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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UMBERTO ZOTTICH PEREIRA
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MIRIAM PINHEIRO BUENO
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MARCELA FERNANDA DA PAZ DE SOUZA
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Data: 06/08/2021
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O trabalho é uma investigação sobre o processo de comunicação e divulgação científica (DC), no sentido de comunicação para o público externo e leigo em mídias sociais, de três instituições de ensino e pesquisa pública do Estado de Roraima - Universidade Federal de Roraima/UFRR, Universidade Estadual de Roraima/UERR e Instituo Federal de Roraima/IFRR, por meio de acompanhamento das postagens da amostra nas mídias sociais durante o ano de 2019 e janeiro de 2020. As mídias sociais e a internet, hoje, fazem parte da vida de uma forma que alteraram a forma de comunicação, a forma de relacionamento e a forma de exercer cidadania. Diante dessa realidade, a divulgação científica ganha redobrado valor, por um lado, pela necessidade de disseminação científica também acontecer e se fazer presente nas mídias digitais, e por outro, para compartilhar conhecimento, ensinar e aprender, com o objetivo de integrar-se e participar da comunidade, apresentando suas pesquisas e seus conhecimentos, proporcionando oportunidades para os sujeitos dessa comunidade, num mútuo benefício. Diante de restrições orçamentárias, as instituições podem demostrar seu trabalho e valor por meio da apresentação dos resultados de suas pesquisas via DC. Entretanto, constatou-se pouco conteúdo de DC. O trabalho sugere a utilização da DC via marketing conteúdo, como estratégia de comunicação das instituições, conteúdos que trarão o selo Conteúdo Científico da Instituição.
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O trabalho é uma investigação sobre o processo de comunicação e divulgação científica (DC), no sentido de comunicação para o público externo e leigo em mídias sociais, de três instituições de ensino e pesquisa pública do Estado de Roraima - Universidade Federal de Roraima/UFRR, Universidade Estadual de Roraima/UERR e Instituo Federal de Roraima/IFRR, por meio de acompanhamento das postagens da amostra nas mídias sociais durante o ano de 2019 e janeiro de 2020. As mídias sociais e a internet, hoje, fazem parte da vida de uma forma que alteraram a forma de comunicação, a forma de relacionamento e a forma de exercer cidadania. Diante dessa realidade, a divulgação científica ganha redobrado valor, por um lado, pela necessidade de disseminação científica também acontecer e se fazer presente nas mídias digitais, e por outro, para compartilhar conhecimento, ensinar e aprender, com o objetivo de integrar-se e participar da comunidade, apresentando suas pesquisas e seus conhecimentos, proporcionando oportunidades para os sujeitos dessa comunidade, num mútuo benefício. Diante de restrições orçamentárias, as instituições podem demostrar seu trabalho e valor por meio da apresentação dos resultados de suas pesquisas via DC. Entretanto, constatou-se pouco conteúdo de DC. O trabalho sugere a utilização da DC via marketing conteúdo, como estratégia de comunicação das instituições, conteúdos que trarão o selo Conteúdo Científico da Instituição.
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ERICK JOSE DO VALLE OLIVEIRA
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SEBRAETEC: avaliação da política institucional de incentivo a inovação às micro e pequenas empresas aplicada pelo SEBRAE no Estado de Roraima
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Orientador : UMBERTO ZOTTICH PEREIRA
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MEMBROS DA BANCA :
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IRINEU AFONSO FREY
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MARCELA FERNANDA DA PAZ DE SOUZA
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MIRIAM PINHEIRO BUENO
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TECIA VIEIRA CARVALHO
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UMBERTO ZOTTICH PEREIRA
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Data: 12/08/2021
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A relevância do assunto em questão, inovação, cumulada com tecnologia e sustentabilidade, superam as fronteiras comerciais, tornando-se elementos chaves para a construção de uma estratégia de desenvolvimento do país. Nesse cenário o SEBRAE figura de maneira muito forte, sendo fundamental na disseminação de conhecimento e fomentando ações de acesso as questões supramencionadas. Nesse diapasão, com a finalidade de fortalecer o Sistema Nacional de Inovação e estimular o investimento privado nas atividades de inovação bem como uma maior interação de todos os agentes envolvidos, o SEBRAE contribui com diversas políticas institucionalizadas e conhecidas nacionalmente, dentre elas o SEBRAETEC, uma das maiores ferramentas voltada para inovação e tecnologia existente no Brasil, em virtude da sua capacidade de poder apoiar pequenos negócios que desejam acessar alguma oferta tecnológica, de implementar uma consultoria ou desenvolver um produto novo. O SEBRAE, por meio do SEBRAETEC possibilita o incentivo ao acesso a inovação às micro e pequenas empresas em um país continental como o Brasil, mesmo não sendo tarefa das mais fáceis, principalmente, no extremo Norte do Brasil, em Roraima. Ainda mais, quando também se é responsável pela promoção e o fomento do empreendedorismo. Em Roraima tem como missão, promover o conhecimento acerca dos incrementos causados à ordem econômica no estado, a partir de uma política institucional, sendo de suma importância, conhecer, avaliar e publicitar, ou seja, dar conhecimento ao público-alvo e a sociedade sobre a eficácia e os resultados obtidos a partir da aplicação deste produto, o SEBRAETEC, as micro e pequenas empresas no estado de Roraima. Assim, busca-se com essa dissertação, promover os resultados obtidos e a eficácia da aplicação do produto SEBRAETEC pelo SEBRAE, no período de dois mil e dezesseis a dois mil e dezenove, junto as micro e pequenas empresas no estado de Roraima com vistas à obtenção de relatório técnico de avaliação dos resultados alcançados e eficácia da Política Institucional – SEBRAETEC no estado de Roraima para o público-alvo.
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A relevância do assunto em questão, inovação, cumulada com tecnologia e sustentabilidade, superam as fronteiras comerciais, tornando-se elementos chaves para a construção de uma estratégia de desenvolvimento do país. Nesse cenário o SEBRAE figura de maneira muito forte, sendo fundamental na disseminação de conhecimento e fomentando ações de acesso as questões supramencionadas. Nesse diapasão, com a finalidade de fortalecer o Sistema Nacional de Inovação e estimular o investimento privado nas atividades de inovação bem como uma maior interação de todos os agentes envolvidos, o SEBRAE contribui com diversas políticas institucionalizadas e conhecidas nacionalmente, dentre elas o SEBRAETEC, uma das maiores ferramentas voltada para inovação e tecnologia existente no Brasil, em virtude da sua capacidade de poder apoiar pequenos negócios que desejam acessar alguma oferta tecnológica, de implementar uma consultoria ou desenvolver um produto novo. O SEBRAE, por meio do SEBRAETEC possibilita o incentivo ao acesso a inovação às micro e pequenas empresas em um país continental como o Brasil, mesmo não sendo tarefa das mais fáceis, principalmente, no extremo Norte do Brasil, em Roraima. Ainda mais, quando também se é responsável pela promoção e o fomento do empreendedorismo. Em Roraima tem como missão, promover o conhecimento acerca dos incrementos causados à ordem econômica no estado, a partir de uma política institucional, sendo de suma importância, conhecer, avaliar e publicitar, ou seja, dar conhecimento ao público-alvo e a sociedade sobre a eficácia e os resultados obtidos a partir da aplicação deste produto, o SEBRAETEC, as micro e pequenas empresas no estado de Roraima. Assim, busca-se com essa dissertação, promover os resultados obtidos e a eficácia da aplicação do produto SEBRAETEC pelo SEBRAE, no período de dois mil e dezesseis a dois mil e dezenove, junto as micro e pequenas empresas no estado de Roraima com vistas à obtenção de relatório técnico de avaliação dos resultados alcançados e eficácia da Política Institucional – SEBRAETEC no estado de Roraima para o público-alvo.
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MARIA DE FATIMA RUFINO DOS SANTOS
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POTENCIAL DA PALMA FORRAGEIRA (Opuntiaficus-indica) NA PERSPECTIVA DA INOVAÇÃO FRUGAL COMO CULTURA ALTENATIVA NÃO CONVENCIONAL: PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DE ESPÉCIE EXÓTICA
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Orientador : RITA DE CASSIA POMPEU DE SOUSA
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MEMBROS DA BANCA :
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JOÃO NUNES DA SILVA
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MANUELA BERTO PUCCA
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MARCIO AKIRA COUCEIRO
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Paula Tereza de Souza e Silva
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RITA DE CASSIA POMPEU DE SOUSA
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Data: 22/11/2021
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Em virtude do atual contexto econômico demarcado por uma profunda desigualdade, enfrentando severas restrições em termos orçamentários, a sociedade brasileira tem buscado alternativas para que sua realidade possa ser transformada. O estudo de culturas agrícolas, mesmo que exóticas, tem gerado novos conhecimentos e favorecido a proposição de empreendimentos com potenciais socioeconômicos positivos. Um destes esforços tem sido associado às Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), muito apreciadas atualmente, caso da palma forrageira, ricas em componentes bioativos e diferentes nutrientes, cultivada na região nordeste do Brasil. Portanto, este estudo considera a cultura da Palma Forrageira, espécie exótica, na perspectiva da inovação frugal, em suas dimensões social, ambiental e econômica, utilizando ferramentas e instrumentos da prospecção tecnológica de forma sistemática vislumbrando sua indicação como cultura Alternativa Não-Convencional e Sustentável (CANCS) passível de implementação de novos empreendimentos, geradores de renda no estado de Roraima. Trata-se de um estudo integrado, quali-quantitativo, que utiliza informações tecnológicas, pesquisas em bases de publicações científicas e de patentes, bem como dados socioeconômicos e ambiental. Os resultados parciais obtidos a partir da ferramenta tecnológica e instrumentos aplicados apontam que a Palma Forrageira é uma espécie que apresenta diferentes potencialidades agregadas a inovação tecnológica passível de cultivo, uso e aproveitamento sustentável em Roraima para geração de renda.
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Em virtude do atual contexto econômico demarcado por uma profunda desigualdade, enfrentando severas restrições em termos orçamentários, a sociedade brasileira tem buscado alternativas para que sua realidade possa ser transformada. O estudo de culturas agrícolas, mesmo que exóticas, tem gerado novos conhecimentos e favorecido a proposição de empreendimentos com potenciais socioeconômicos positivos. Um destes esforços tem sido associado às Plantas Alimentícias Não-Convencionais (PANCs), muito apreciadas atualmente, caso da palma forrageira, ricas em componentes bioativos e diferentes nutrientes, cultivada na região nordeste do Brasil. Portanto, este estudo considera a cultura da Palma Forrageira, espécie exótica, na perspectiva da inovação frugal, em suas dimensões social, ambiental e econômica, utilizando ferramentas e instrumentos da prospecção tecnológica de forma sistemática vislumbrando sua indicação como cultura Alternativa Não-Convencional e Sustentável (CANCS) passível de implementação de novos empreendimentos, geradores de renda no estado de Roraima. Trata-se de um estudo integrado, quali-quantitativo, que utiliza informações tecnológicas, pesquisas em bases de publicações científicas e de patentes, bem como dados socioeconômicos e ambiental. Os resultados parciais obtidos a partir da ferramenta tecnológica e instrumentos aplicados apontam que a Palma Forrageira é uma espécie que apresenta diferentes potencialidades agregadas a inovação tecnológica passível de cultivo, uso e aproveitamento sustentável em Roraima para geração de renda.
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ELTON BENTES NEVES
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Proteção dos Saberes Tradicionais: A produção de um Repositório Digital Indígena no Estado de Roraima
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Orientador : ELISEU ADILSON SANDRI
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MEMBROS DA BANCA :
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ELISEU ADILSON SANDRI
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KELLY LISSANDRA BRUCH
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MANUELA BERTO PUCCA
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MARCIA HELENA NIZA RAMALHO SOBRAL
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Data: 15/12/2021
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A disseminação da informação e do conhecimento em uma comunidade científica depende da rede de comunicação que nela se estabelece, ou seja, como se organizam os seus fluxos de informação e do conhecimento. No contexto atual, observam-se importantes mudanças no sistema de publicação científica. Se por um lado a Internet e as novas tecnologias da informação e comunicação têm oferecido os meios tecnológicos para viabilizar estas transformações, por outro, o mundo da ciência tem buscado novas estratégias de divulgação e acesso dos resultados de pesquisas. Este estudo propõe a construção de uma base de dados técnico-científico e de memória cultural, com o objetivo de desenvolver um repositório digital de cunho cultural e científico que expresse a cultura dos povos indígenas do Estado de Roraima, de modo a contribuir para a proteção dos conhecimentos tradicionais dos povos que habitam na floresta, além de permitir que seus saberes estejam ao alcance da sociedade global, assegurando que a cultura, a ciência e o registro da vida social seja perene. Atualmente no Estado de Roraima, não há ambiente, plataforma ou ferramenta como referência para a busca de informações da cultura indígena de Roraima. Das poucas bibliotecas de Roraima que dispõem de material bibliográfico desta temática, nenhuma pode ser considerada referência, pois ainda contam com um acervo muito tímido. Portanto, para a construção, buscou-se identificar os povos, mapeando as Terras Indígenas dentro das limitações do Estado; em seguida, entender a evolução da organização da produção do conhecimento desde a pré-história até o surgimento das novas tecnologias da informação e comunicação; e por fim apresentar e desenvolver um repositório digital temático, cuja ferramenta vem sendo utilizada em outros seguimentos, a fim de preservar o conhecimento e garantir proteção e o acesso a este, de forma fácil e livre.
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A disseminação da informação e do conhecimento em uma comunidade científica depende da rede de comunicação que nela se estabelece, ou seja, como se organizam os seus fluxos de informação e do conhecimento. No contexto atual, observam-se importantes mudanças no sistema de publicação científica. Se por um lado a Internet e as novas tecnologias da informação e comunicação têm oferecido os meios tecnológicos para viabilizar estas transformações, por outro, o mundo da ciência tem buscado novas estratégias de divulgação e acesso dos resultados de pesquisas. Este estudo propõe a construção de uma base de dados técnico-científico e de memória cultural, com o objetivo de desenvolver um repositório digital de cunho cultural e científico que expresse a cultura dos povos indígenas do Estado de Roraima, de modo a contribuir para a proteção dos conhecimentos tradicionais dos povos que habitam na floresta, além de permitir que seus saberes estejam ao alcance da sociedade global, assegurando que a cultura, a ciência e o registro da vida social seja perene. Atualmente no Estado de Roraima, não há ambiente, plataforma ou ferramenta como referência para a busca de informações da cultura indígena de Roraima. Das poucas bibliotecas de Roraima que dispõem de material bibliográfico desta temática, nenhuma pode ser considerada referência, pois ainda contam com um acervo muito tímido. Portanto, para a construção, buscou-se identificar os povos, mapeando as Terras Indígenas dentro das limitações do Estado; em seguida, entender a evolução da organização da produção do conhecimento desde a pré-história até o surgimento das novas tecnologias da informação e comunicação; e por fim apresentar e desenvolver um repositório digital temático, cuja ferramenta vem sendo utilizada em outros seguimentos, a fim de preservar o conhecimento e garantir proteção e o acesso a este, de forma fácil e livre.
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LILIANE BARBOSA DOS SANTOS GADELHA
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Estratégias de Valoração de Produtos Agroindustriais das Mulheres Rurais do Assentamento Nova Amazônia I de Roraima através do Registro de Marca Coletiva.
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Orientador : ELISEU ADILSON SANDRI
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MEMBROS DA BANCA :
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CRISTINA BORGES BRAGA
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ELISEU ADILSON SANDRI
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JOELIA MARQUES DE CARVALHO
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LUIZ ANTONIO MENDONCA ALVES DA COSTA
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Data: 15/12/2021
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Este estudo tem o objetivo apresentar estratégias para valoração da produção agroindustrial das mulheres rurais da Associação de Trabalhadores Rurais em Regime Familiar do Projeto de Assentamento Nova Amazônia I – ASSTRF - PANA, com vistas a explorar características gerenciais para superação das limitações de acesso ao mercado dos produtos originários da agricultura familiar, bem como, descrever sobre a importância do registro de marca para a valoração dos produtos agroalimentares das mulheres rurais do projeto de Assentamento Nova Amazônia em Roraima, investigar através do diagnóstico participativo o potencial de valoração dos produtos das mulheres rurais do projeto de Assentamento Nova Amazônia em Roraima, além de desenvolver, coletivamente, a marca e seu regulamento de uso para os produtos agroindustrial das mulheres rurais. A metodologia adotada foi pesquisa exploratória à referenciais bibliográficos, fundamentos que norteassem a caracterização e os antecedentes da área de estudo de modo a contextualizar os antecedentes de inclusão produtiva da mulher na agricultura. O procedimento metodológico foi desenvolvido através de metodologia grupo focal, com a realização de reuniões coletivas com participação das mulheres da associação para observar e registrar as informações qualitativas. Culminando assim, na elaboração coletiva do regulamento que estabelece as condições de utilização da marca coletiva e a formalização do pedido de registro da marca coletiva de produtos do empreendimento agroindustrial das mulheres rurais. Espera-se que o regulamento e registro de marca sejam uma alternativa para agregação de valor aos produtos agroindustriais destas mulheres rurais para viabilizar a permanência das famílias no campo através da transformação do excedente da produção familiar em produtos aptos ao mercado.
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Este estudo tem o objetivo apresentar estratégias para valoração da produção agroindustrial das mulheres rurais da Associação de Trabalhadores Rurais em Regime Familiar do Projeto de Assentamento Nova Amazônia I – ASSTRF - PANA, com vistas a explorar características gerenciais para superação das limitações de acesso ao mercado dos produtos originários da agricultura familiar, bem como, descrever sobre a importância do registro de marca para a valoração dos produtos agroalimentares das mulheres rurais do projeto de Assentamento Nova Amazônia em Roraima, investigar através do diagnóstico participativo o potencial de valoração dos produtos das mulheres rurais do projeto de Assentamento Nova Amazônia em Roraima, além de desenvolver, coletivamente, a marca e seu regulamento de uso para os produtos agroindustrial das mulheres rurais. A metodologia adotada foi pesquisa exploratória à referenciais bibliográficos, fundamentos que norteassem a caracterização e os antecedentes da área de estudo de modo a contextualizar os antecedentes de inclusão produtiva da mulher na agricultura. O procedimento metodológico foi desenvolvido através de metodologia grupo focal, com a realização de reuniões coletivas com participação das mulheres da associação para observar e registrar as informações qualitativas. Culminando assim, na elaboração coletiva do regulamento que estabelece as condições de utilização da marca coletiva e a formalização do pedido de registro da marca coletiva de produtos do empreendimento agroindustrial das mulheres rurais. Espera-se que o regulamento e registro de marca sejam uma alternativa para agregação de valor aos produtos agroindustriais destas mulheres rurais para viabilizar a permanência das famílias no campo através da transformação do excedente da produção familiar em produtos aptos ao mercado.
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NATALIA VIEIRA DA SILVA
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PPMarcas: desenvolvimento de um aplicativo de celular para auxiliar no processo de registro de marca
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Orientador : MANUELA BERTO PUCCA
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MEMBROS DA BANCA :
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CARLOS HENRIQUE SABINO CALDAS
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EDUARDO MEIRELES
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ELISEU ADILSON SANDRI
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JOELIA MARQUES DE CARVALHO
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MANUELA BERTO PUCCA
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Data: 16/12/2021
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A marca representa um ativo muito importante para uma empresa, seja ela de grande ou pequeno porte, sendo capaz de identificar produtos e serviços. No entanto, apesar de ser uma providência relevante para proteger criações, percebe-se que o registro nacional e internacional de marcas realizado por Brasileiros ainda é pouco difundido, seja por ausência de informações, desconhecimento técnico local, custos desconhecidos, entre outros fatores. Assim, é de importância ímpar disseminar o conhecimento sobre o processo de registro de marcas e desmistificar ao dono do negócio o conceito prévio que se trata de um processo árduo e oneroso. O presente estudo irá contribuir com a sociedade Brasileira, através da produção de um aplicativo didático e acessível que reúna de forma centralizada e usual informações relevantes quanto ao processo de registro de marca, atingindo o maior público possível contribuindo para a expansão da inovação no contexto das empresas e de inovadores independentes.
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A marca representa um ativo muito importante para uma empresa, seja ela de grande ou pequeno porte, sendo capaz de identificar produtos e serviços. No entanto, apesar de ser uma providência relevante para proteger criações, percebe-se que o registro nacional e internacional de marcas realizado por Brasileiros ainda é pouco difundido, seja por ausência de informações, desconhecimento técnico local, custos desconhecidos, entre outros fatores. Assim, é de importância ímpar disseminar o conhecimento sobre o processo de registro de marcas e desmistificar ao dono do negócio o conceito prévio que se trata de um processo árduo e oneroso. O presente estudo irá contribuir com a sociedade Brasileira, através da produção de um aplicativo didático e acessível que reúna de forma centralizada e usual informações relevantes quanto ao processo de registro de marca, atingindo o maior público possível contribuindo para a expansão da inovação no contexto das empresas e de inovadores independentes.
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LAYONIZE FELIX CORREIA DA SILVA
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Produtividade docente da Universidade Federal de Roraima
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Orientador : MANUELA BERTO PUCCA
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MEMBROS DA BANCA :
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EDUARDO MEIRELES
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ELISEU ADILSON SANDRI
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GEOVANA ALVES DE LIMA FEDATO
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MANUELA BERTO PUCCA
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PAULO GUSTAVO BARBONI DANTAS NASCIMENTO
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Data: 17/12/2021
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A produção científica dos docentes de uma Universidade é avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio das suas entidades vinculadas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para recomendação e avaliação de cursos de graduação e pós-graduação. Este estudo mapeou a produção científica e tecnológica dos docentes de carreira Magistério Superior da Universidade Federal de Roraima (UFRR) no período de 2015 a 2020. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, baseado em dados secundários obtidos, majoritariamente, por meio da Plataforma Lattes. A partir da análise de 595 Currículos Lattes, verificou-se um total de 3755 produções científicas e tecnológicas no sexênio. As disparidade entre as produções científicas e tecnológicas foram evidenciadas, onde somente 0,3% da produção total foram referentes aos Ativos de Produção Intelectual. A média de produção por docente foi de 6,3 no sexênio. No entanto, foi identificada grande discrepância na média da produção científica entre os docentes, centros e departamentos. Destacou-se o crescimento de 167% de artigos publicados em periódicos A1, comparando dados de 2020 com 2015, o que impacta positivamente a instituição, pois amplia a sua visibilidade científica e demonstra a articulação de seus pesquisadores no contexto global. Este estudo apresentou dados e informações sobre a distribuição, evolução e classificação da produção científica e tecnológica dos docentes, de carreira Magistério Superior, da UFRR no sexênio 2015-2020. E por ser pioneiro na instituição, fornece dados pertinentes, que permitem uma compreensão sobre a dinâmica da produção intelectual dos docentes da instituição. Almeja-se que o estudo contribua com as políticas institucionais de promoção a pesquisa e à produção científica.
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A produção científica dos docentes de uma Universidade é avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio das suas entidades vinculadas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), para recomendação e avaliação de cursos de graduação e pós-graduação. Este estudo mapeou a produção científica e tecnológica dos docentes de carreira Magistério Superior da Universidade Federal de Roraima (UFRR) no período de 2015 a 2020. Trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, baseado em dados secundários obtidos, majoritariamente, por meio da Plataforma Lattes. A partir da análise de 595 Currículos Lattes, verificou-se um total de 3755 produções científicas e tecnológicas no sexênio. As disparidade entre as produções científicas e tecnológicas foram evidenciadas, onde somente 0,3% da produção total foram referentes aos Ativos de Produção Intelectual. A média de produção por docente foi de 6,3 no sexênio. No entanto, foi identificada grande discrepância na média da produção científica entre os docentes, centros e departamentos. Destacou-se o crescimento de 167% de artigos publicados em periódicos A1, comparando dados de 2020 com 2015, o que impacta positivamente a instituição, pois amplia a sua visibilidade científica e demonstra a articulação de seus pesquisadores no contexto global. Este estudo apresentou dados e informações sobre a distribuição, evolução e classificação da produção científica e tecnológica dos docentes, de carreira Magistério Superior, da UFRR no sexênio 2015-2020. E por ser pioneiro na instituição, fornece dados pertinentes, que permitem uma compreensão sobre a dinâmica da produção intelectual dos docentes da instituição. Almeja-se que o estudo contribua com as políticas institucionais de promoção a pesquisa e à produção científica.
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