PROFEI PROG. DE PÓS-GRAD. EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado
Dissertações/Teses

Clique aqui para acessar os arquivos diretamente da Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRR

2025
Dissertações
1
  • CLEDEMAR FÉLIX DA SILVA JÚNIOR
  • O ensino do conto fantástico para alunos surdos no Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio

  • Orientador : SANDRA MORAES DA SILVA CARDOZO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • SANDRA MORAES DA SILVA CARDOZO
  • CINARA FRANCO RECHICO BARBERENA
  • JOAO PAULINO DA SILVA NETO
  • ADRIANA HELENA DE OLIVEIRA ALBANO
  • Data: 24/03/2025

  • Mostrar Resumo
  • Neste trabalho, objetivamos analisar o conto fantástico como recurso didático no ensino de LP como L2 para alunos surdos do Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio. A nossa pesquisa foi de abordagem qualitativa e quantitativa (Creswell, 2010), com os métodos descritivo e exploratório (Lakatos; Marconi, 2003) e dedutivo e indutivo (Moraes, 2003). As técnicas e instrumentos de coleta utilizados foram: revisão bibliográfica narrativa, sob as contribuições de Salvador (1986), e aplicação de questionário online na escola Likert, baseado em Creswell (2007). Para a análise, utilizamos as seguintes técnicas: leitura flutuante (Franco, 2008), leitura reflexiva e crítica e leitura interpretativa (Salvador, 1986), e análise textual discursiva (Moraes, 2003). Os resultados de nossa pesquisa evidenciam: a) as lacunas no campo de produções que abordem o ensino de contos fantásticos para alunos surdo; b) o posicionamento docente em favor da acessibilidade do surdo e a carência de formação docente para a promoção da inclusão efetiva da comunidade surda, e c) a necessidade de uma formação continuada para professores de LP de EF II e/ou EM voltada ao ensino de contos fantásticos para alunos surdos. Diante da necessidade, elaboramos uma proposta de curso de formação continuada dentro da temática estudada. Esperamos que nosso estudo suscite a discussão acerca do uso do conto fantástico no ensino de LP como L2 para alunos surdos do EF II e do EM, além de reforçar a luta pela acessibilidade da comunidade surda e pelo ensino bilíngue.


  • Mostrar Abstract
  • In this paper, we aim to investigate the short story as a pedagogical resource in L2 classes for the deaf in primary and secondary education. Our research took a qualitative and quantitative approach (Creswell, 2010), using descriptive and exploratory methods (Lakatos; Marconi, 2003) and deductive and inductive methods (Moraes, 2003). The collection techniques and instruments used were: a narrative literature review, based on the contributions of Salvador (1986), and an online questionnaire using the Likert scale, based on Creswell (2007). For the analysis, we used the following techniques: floating reading (Franco, 2008), reflexive and critical reading and interpretative reading (Salvador, 1986), and discursive textual analysis (Moraes, 2003). The results of our research show: a) the gaps in the field of productions dealing with the teaching of fantastic short stories to deaf students; b) the position of teachers in favor of accessibility for the deaf and the lack of teacher training to promote the effective inclusion of the deaf community, and c) the need for teacher training for LP teachers in the primary and secondary education to teach fantastic short stories to deaf students. Therefore, we have drawn up a proposal for a continuing education course on the subject under study. We hope that our study will give rise to discussion about the use of fantastic tales in the teaching of L2 for deaf students in primary and secondary education, as well as reinforcing the fight for accessibility to L2 for deaf students.

2
  • RAQUEL MOREIRA DOS SANTOS
  • ESTRATÉGIAS UTILIZADAS POR PROFESSORES BILÍNGUES PARA A INCLUSÃO DE ALUNOS SURDOS NO ENSINO REGULAR NAS ESCOLAS POLOS MUNICIPAIS DE BOA VISTA-RR

     

  • Orientador : FELIPE ALEIXO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • CINARA FRANCO RECHICO BARBERENA
  • FELIPE ALEIXO
  • KARLA COLARES VASCONCELOS
  • THAYSA OLIVEIRA BARBOSA
  • Data: 14/04/2025

  • Mostrar Resumo
  • A inclusão de alunos surdos no ensino regular requer um compromisso contínuo com práticas pedagógicas inclusivas e sensíveis às necessidades individuais. Este trabalho tem como objetivo rastrear as estratégias utilizadas pelos professores bilíngues na inclusão de alunos surdos nas escolas pólos municipais de Boa Vista-RR. Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa e será realizado nas quatro escolas pólos municipais de Boa Vista - RR. O grupo social será representado pelos 19 professores bilíngues, que lecionam nas escolas pólos do município de Boa Vista - RR. A coleta de dados ocorrerá por meio de uma entrevista semiestruturada com questões referentes ao perfil sociodemográfico dos professores bilíngues além de perguntas referentes a suas práticas profissionais em sala de aula na inclusão de alunos surdos. Foi realizado uma busca na literatura sobre as estratégias utilizadas pelos professores bilíngues, incluindo estratégias linguísticas, pedagógicas e Interdisciplinares. A análise dessas estratégias evidencia a importância da comunicação eficaz, do uso adequado da Língua de Sinais e da adaptação de materiais didáticos para atender às necessidades individuais dos alunos surdos. Além disso, a colaboração entre professores regulares e professores bilíngues é destacada como um fator necessário para o sucesso da inclusão. O presente estudo possibilitou contextualizar e rastrear na literatura as estratégias utilizadas por professores bilíngues para a inclusão de alunos Surdos no ensino regular.


  • Mostrar Abstract
  • The inclusion of deaf students in regular education requires a continuous commitment to inclusive pedagogical practices that are sensitive to individual needs. This work aims to track the strategies used by bilingual teachers in the inclusion of deaf students in municipal schools in Boa Vista-RR. This is a descriptive-exploratory study with a qualitative approach and will be carried out in the four municipal schools in Boa Vista - RR. The social group will be represented by 19 bilingual teachers, who teach in core schools in the municipality of Boa Vista - RR. Data collection will occur through a semi-structured interview with questions regarding the sociodemographic profile of bilingual teachers in addition to questions regarding their professional practices in the classroom when including deaf students. A literature search was carried out on the strategies used by bilingual teachers, including linguistic, pedagogical and interdisciplinary strategies. The analysis of these strategies highlights the importance of effective communication, the appropriate use of Sign Language and the adaptation of teaching materials to meet the individual needs of deaf students. Furthermore, collaboration between regular teachers and bilingual teachers is highlighted as a necessary factor for successful inclusion. The present study made it possible to contextualize and trace in the literature the strategies used by bilingual teachers to include Deaf students in regular education.

3
  • ERIKA DOS SANTOS CAZUZA
  • EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA CRECHE: UM OLHAR PARA AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS SITUADAS NA CRECHE MUNICIPAL MARIA LUIZA DA CONCEIÇÃO SILVA / MANAUS (AM)

  • Orientador : MARCELO NAPUTANO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA FLÁVIA HANSEL
  • KARLA COLARES VASCONCELOS
  • MARCELO NAPUTANO
  • Data: 15/04/2025

  • Mostrar Resumo
  • Este trabalho se constitui em um olhar sobre as práticas pedagógicas inclusivas realizadas na Creche Municipal Maria Luiza da Conceição Silva, a qual faz parte da rede municipal de ensino do Município de Manaus, no Estado do Amazonas. Nosso objetivo central foi o de analisarmos as práticas pedagógicas dos docentes direcionada às crianças com idade entre 10 meses e 3 anos e 11 meses, tendo como eixo norteador a Educação Inclusiva. Nossos objetivos secundários foram os de compreender qual a visão de criança que se tem no espaço da Creche; observar como são implementadas as experiências, as interações e as brincadeiras direcionadas às crianças da Creche; produzir e apresentar para a comunidade escolar um caderno de experiências que possam promover a aprendizagem das crianças através das interações e brincadeiras, possibilitando práticas pedagógicas inclusivas. O referencial teórico tem como objetivo analisar estudos relacionados aos processos de escolarização de crianças da fase creche, com foco na Educação Inclusiva. Para isso, aborda o contexto histórico da educação Infantil no Brasil, seus marcos legislativos e o conceito de infância, além do papel das creches no desenvolvimento infantil. Também discute o impacto dos programas de estimulação precoce na primeira infância. Além disso, busca-se compreender documentos de reconhecimento nacional e internacional que contribuíram para a construção de uma educação democrática e inclusiva na modernidade. Entre eles a Constituição Federal de 1988, a Declaração de Salamanca de 1994, o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional de 1996, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil de 2009, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2017, o Referencial Curricular Amazonense de 2019, entre outros documentos igualmente relevantes para a Educação Inclusiva. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professoras, todas atuantes nas salas de referência da Creche, lócus da pesquisa, assim como as crianças, protagonistas da aprendizagem. Com a intenção de manter o sigilo e a privacidade dos sujeitos da pesquisa, as professoras receberam nomes fictícios, os escolhidos foram personagens da literatura infantil amazonense, representando nossa diversidade cultural e literária. A partir dos resultados, destacamos que as práticas pedagógicas no espaço da Creche Municipal Maria Luiza da Conceição Silva de Manaus/AM, demonstram contradições relativas às questões culturais e sociais que são inerentes ao processo educativo e da própria comunidade. Em muitas situações o cuidar prevalece em relação ao educar, o que leva as práticas pedagógicas a se distanciarem do que postula as políticas educacionais voltadas à educação infantil inclusiva.


  • Mostrar Abstract
  • Inclusive education in Brazil is regulated by law, where regular education schools must provide access, retention and quality of education for all students, including those with disabilities. Overcoming the difficulties that limit learning, socialization, and their participation in teaching and learning from the beginning of their school life. Therefore, implement inclusive education in the units Education has become the fundamental commitment. Considering that Brazilian society recognizes itself as egalitarian and democratic. Directly observe the pedagogical processes and practices aimed at children, the target audience of Education Children, especially those in the nursery phase, are of significant importance. Even if a significant affirmative progress regarding the implementation of the principles of inclusion, considering the milestones laws, as well as international pacts on guaranteeing children's rights, it cannot be understood that pedagogical practices aimed at children in the nursery phase are permanent and immutable. In view of the above the objective of our project is to comprehensively analyze the pedagogical practice aimed at children from birth to three years old who are enrolled in a Municipal Day Care Center in the City of Manaus, State of Amazonas. To this end, we also focus on evaluating the training of these teachers and whether their practices are being enhancing the interactions of these children. Considering that the daycare center is a first transition space for domestic experience to the community experience of the vast majority of children who have their rights guaranteed of being enrolled in this environment, which enables the integral development of their identities, whose children's rights are being duly respected. Methodologically we will be observing the routine of daycare, reception, as well as the experiences suggested for children from zero to three years old so that it is possible analyze how the pedagogical practice of this space takes place, with a view to inclusive education. The obtained results will be analyzed and exposed to this school community in a mini-course format. Aiming to provide a discussion in order to enable a general assessment of practices, what can be improved, what can be changed and what can remain. Taking into account ways to propose experiences that serve children with a focus on achieving inclusion.

4
  • ALCENILDES PIRES TEIXEIRA
  • DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM UMA ESCOLA DE PARINTINS/AM

  • Orientador : MARCELO NAPUTANO
  • MEMBROS DA BANCA :
  • ANA FLÁVIA HANSEL
  • CLEDIONE JACINTO DE FREITAS
  • MARCELO NAPUTANO
  • SANDRA MORAES DA SILVA CARDOZO
  • Data: 30/05/2025

  • Mostrar Resumo
  • A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar se os professores utilizam o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como uma estratégia para facilitar a aprendizagem de alunos com deficiência, dentro dos parâmetros do currículo escolar. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (1) verificar as estratégias facilitadoras empregadas pelos docentes para a aprendizagem desses alunos; (2) identificar se os planos de aula dos professores incorporam características do DUA; e (3) propor uma formação docente com enfoque no DUA. Metodologicamente, a pesquisa será realizada em uma escola da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC/AM), tendo como sujeitos um grupo de 11 professores concursados, com pelo menos 5 anos de experiência na profissão. O método adotado será o dedutivo, com abordagem qualitativa, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação participante e entrevistas semiestruturadas, com 10 perguntas orientadoras a serem respondidas pelos participantes. Para a análise dos dados, utilizaremos a análise de conteúdo e de documentos. Como produto educacional, serão oferecidos quatro encontros formativos, abordando o DUA como uma estratégia pedagógica facilitadora para a aprendizagem de alunos com deficiência. Com este estudo, esperamos apresentar o DUA como uma alternativa para aprimorar as práticas de ensino e aprendizagem dos professores, promovendo a inclusão nas salas de aula e contribuindo para a construção de uma escola que respeite e valorize a diversidade.


  • Mostrar Abstract
  • The present research aims to investigate whether teachers use Universal Design for Learning (UDL) as a strategy to facilitate the learning of students with disabilities, within the parameters of the school curriculum. To this end, the following specific objectives were established: (1) to verify the facilitating strategies employed by teachers for the learning of these students; (2) to identify whether teachers' lesson plans incorporate UDL features; and (3) to propose teacher training focused on UDL. Methodologically, the research will be conducted in a school under the jurisdiction of the State Department of Education and Quality of Teaching of Amazonas (SEDUC/AM), involving a group of 11 tenured teachers with at least 5 years of professional experience. The deductive method will be adopted, with a qualitative approach, using participant observation and semi-structured interviews with 10 guiding questions to be answered by the participants as data collection techniques. For data analysis, we will use content and document analysis. As an educational product, four training sessions will be offered, addressing UDL as a pedagogical strategy to facilitate the learning of students with disabilities. Through this study, we hope to present UDL as an alternative to enhance teachers' teaching and learning practices, promoting inclusion in classrooms and contributing to the construction of a school that respects and values diversity.

SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2025 - UFRR - novo-sig-server5.jboss5