Banca de DEFESA: NATÁLIA CARVALHO BARBOSA DE SOUSA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATÁLIA CARVALHO BARBOSA DE SOUSA
DATA : 27/06/2024
HORA: 15:00
LOCAL: Sala de conferência PROCISA
TÍTULO:

ANÁLISES DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS REALIZADAS PELA EQUIPE DA ESTRATÉGIA SAÚDE DA FAMÍLIA


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Saúde. Atenção Primária à Saúde. Saúde Pública. Estratégia Saúde da Família. Promoção da Saúde.


PÁGINAS: 100
RESUMO:

Introdução: A educação em saúde é considerada um processo educativo capaz de construir saberes em saúde com o intuito de proporcionar à população em geral conhecimento sobre determinado tema, contribuindo na autonomia das pessoas no seu processo de autocuidado, como também, no debate com os profissionais e gestores da saúde para conquistar uma atenção à saúde conforme as suas necessidades. No Brasil, as práticas educativas na saúde são planejadas, sobretudo no âmbito da Atenção Básica, por meio de diretrizes do Sistema Único de Saúde. Diante disso, o presente estudo teve como objetivo geral analisar as práticas educacionais realizadas pela equipe da Estratégia Saúde da Família para a promoção da saúde. Método: Trata-se de um estudo descritivo-exploratório com abordagem qualitativa realizado com 19 profissionais das equipes da Estratégia Saúde da Família das Unidades Básicas de Saúde que fazem parte da Rede de Atenção à Saúde do município de Boa Vista -RR. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas semiestruturadas durante os meses de maio de 2023 a fevereiro de 2024. Os dados foram analisados a partir do referencial de Bardin e organizados em um quadro esquemático sobre as características dos participantes do estudo e cinco categorias temáticas sobre temas abordados e práticas adotadas nas ações educacionais em saúde pela equipe da estratégia saúde da família. Resultados: Foram identificados temas abordados nas ações de educação em saúde direcionados sobretudo para Doenças Crônicas Não Transmissíveis, como diabetes e hipertensão, assim como temas voltados para a saúde da pessoa idosa, como o autocuidado, risco de quedas; saúde sexual, com foco em infecções sexualmente transmissíveis; saúde reprodutiva e materno-infantil voltados principalmente para o pré-natal e cuidados com o bebê; e temas orientados pelos meses de campanha do calendário do Ministério da Saúde. As práticas adotas pelos profissionais entrevistados são, em sua maioria, palestras e em segundo plano estão as atividades lúdicas com dinâmicas, jogos, teatros; e as práticas dialógicas, como as rodas de conversa. O presente estudo resultou, ainda, na criação de um guia educativo no formato impresso e digital, intitulado “Educação em Saúde para Técnicos de Enfermagem da Estratégia Saúde da Família”.Conclusão: Pôde-se inferir que as práticas educativas realizadas pela equipe de saúde da família estão centralizadas majoritariamente nas metodologias tradicionais com o foco maior em temas de prevenção de doenças, demonstrando dificuldades em atuar com o conceito ampliado de saúde. Porém, observou-se, também, a utilização de metodologias lúdico-dialógicas mesmo que secundariamente. Além disso, notou-se a ausência e distanciamento dos técnicos de enfermagem nas ações de educação em saúde.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1697434 - PAULO SERGIO DA SILVA
Interna - 1109712 - VANIA GRACIELE LEZAN KOWALCZUK
Interno - 1643974 - CALVINO CAMARGO
Externa ao Programa - 2065796 - RAQUEL VOGES CALDART - UFRRExterna ao Programa - 3276688 - CARLA ARAUJO BASTOS TEIXEIRA - UFRR
Notícia cadastrada em: 14/06/2024 15:25
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