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Banca de DEFESA: JULIANA LOPES DO NASCIMENTO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIANA LOPES DO NASCIMENTO
DATA : 19/09/2024
HORA: 15:00
LOCAL: VIRTUAL
TÍTULO:

O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA ALUNOS MIGRANTES: práticas possíveis a partir de uma perspectiva decolonial


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino; Língua portuguesa; Migração; Narrativas; Decolonialidade.


PÁGINAS: 94
RESUMO:

A partir da migração de crise (Moreira; Borba, 2021) vivenciada em Roraima houve,
no contexto educacional, o ensejo de mudanças e desafios para o corpo docente.
Como professora da rede estadual de ensino no Colégio Estadual Militarizado
Tancredo Neves – CEM XXIII, os questionamentos sobre as possibilidades de práticas
pedagógicas no ensino do componente de língua portuguesa surgem como
mobilizadores para este trabalho. Assim, o objetivo geral é analisar, sob a perspectiva
decolonial, o cenário de ensino da língua portuguesa, em contexto migratório, no
Colégio Estadual Militarizado Tancredo Neves – CEM XXIII. Para alcançar este
objetivo, foram delineados os seguintes objetivos específicos: (1) descrever as
práticas adotadas pelos professores, a partir de suas narrativas, sob a perspectiva
decolonial; (2) evidenciar, a partir das narrativas dos professores, como o ensino de
língua portuguesa foi impactado pela migração de crise; e (3) mostrar, a partir da
minha própria prática, como uma abordagem pedagógica diferenciada pode valorizar
as línguas-culturas presentes em sala de aula e incentivar o acolhimento. Considerei
a importância de ouvir aqueles que atuam como docentes de Língua portuguesa na
referida unidade escolar para compreender suas experiências, gerando suas
narrativas orais a partir da aplicação de um grupo focal (Barbour, 2009). A
interpretação das narrativas orais dos professores revelou quatro temas que
compreendem o fenômeno ensino da língua portuguesa, em contexto migratório, no
Colégio Estadual Militarizado Tancredo Neves: esforço, colaboração, cultura e
formação. A partir das análises dessas narrativas, feitas sob a Abordagem
Hermenêutica-Fenomenológica Complexa (Freire, 2010, 2017) e mediante o
pensamento decolonial (Walsh, 2005, 2010, 2013, 2017), delineio práticas possíveis
já realizadas pelos professores e mostro outros caminhos no ensino de língua
portuguesa, em contexto de migração, na educação básica, de forma a acolher
(Lopez, 2018) e valorizar as línguas-culturas (Zambrano, 2021) que compõem esse
lugar.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.069.312-** - CORA ELENA GONZALO ZAMBRANO - UFMG
Interno - 1374374 - ALAN RICARDO COSTA
Externa à Instituição - LAURA JANAINA DIAS AMATO
Notícia cadastrada em: 19/09/2024 10:49
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