A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ESTUDANTES VENEZUELANOS NA CIDADE DE BOA VISTA: IDENTIDADE LINGUÍSTICA, DESAFIOS SOCIOCULTURAIS E PERSPECTIVAS
Interculturalidade. Migração. Fronteira. Identidade.
A presente pesquisa propõe-se a analisar a trajetória de vida escolar de estudantes venezuelanos
na cidade de Boa Vista/RR, frente ao fluxo migratório ocorrido no Estado de Roraima, considerando as
circunstâncias, condições e desafios sócio educacionais, políticos e socioculturais que originam o
fluxo/permanência desses indivíduos e a construção/reafirmação da identidade linguística. Os venezuelanos
advindos do processo migratório forçado apresentam-se marcados pelas situações de conflitos políticos e
econômicos, encontrando resistência nos países/espaços de acolhimento exteriores, e buscam manter sua
identidade, a língua materna, suas tradições culturais, apesar das práticas xenofóbicas a que são submetidos;
e ainda se depararam com os desafios da inserção sociolinguística e vivências nos contextos pedagógicos
das aulas em Língua Portuguesa. Quanto à metodologia, desenvolver-se-á de acordo com a abordagem
qualitativa, por meio de narrativas orais geradas a partir da aplicação de entrevistas semiestruturadas com
alunos e alunas do Colégio Estadual Militarizado Carlos Drumond de Andrade, na cidade de Boa Vista/RR
que se afirmem venezuelanos e que aceitem participar da pesquisa. Os procedimentos técnicos envolverão
também a observação direta de situações, eventos, atitudes e discursos significativos em situações
cotidianas vivenciadas na escola. No que tange à teoria, esta pesquisa está alinhada à Linguística Aplicada
como campo transdisciplinar que investiga situações relacionadas ao uso da linguagem em contexto real, e
os principais autores que compõem o arcabouço teórico são Hall (2006), Leffa (2012), Maher (2007) e
Woodward (2014).