A TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ESTUDANTES VENEZUELANOS NA CIDADE DE BOA VISTA:
IDENTIDADE LINGUÍSTICA, DESAFIOS SOCIOCULTURAIS E PERSPECTIVAS
Interculturalidade. Migração. Fronteira. Identidade.
A presente pesquisa propõe-se a analisar a trajetória de vida escolar de estudantes venezuelanos
na cidade de Boa Vista/RR, frente ao fluxo migratório ocorrido no Estado de Roraima, considerando as
circunstâncias, condições e desafios socioeducacionais, políticos e socioculturais que originam o
fluxo/permanência desses indivíduos e a construção/reafirmação da identidade linguística. Os venezuelanos
advindos do processo migratório forçado apresentam-se marcados pelas situações de conflitos políticos e
econômicos, encontrando resistência nos países/espaços de acolhimento exteriores, e buscam manter sua
identidade, a língua materna, suas tradições culturais, apesar das práticas xenofóbicas a que são
submetidos; e ainda se deparam com os desafios da inserção sociolinguística e vivências nos contextos
pedagógicos das aulas em Língua Portuguesa. Quanto à metodologia, foi desenvolvida de acordo com a
abordagem qualitativa, por meio de narrativas orais geradas a partir de entrevistas semiestruturadas com 4
alunos e alunas do Colégio Estadual Militarizado Carlos Drumond de Andrade, em Boa Vista/RR. Os
procedimentos técnicos envolvem também a observação direta de situações, eventos, atitudes e discursos
significativos em situações cotidianas vivenciadas na escola. No que tange à teoria, esta pesquisa está
alinhada à Linguística Aplicada como campo transdisciplinar que investiga situações relacionadas ao uso da
linguagem em contexto real, e os principais autores que compõem o arcabouço teórico são Hall (2006), Leffa
(2012), Maher (2007) e Woodward (2014). A análise dos dados foi feita por meio da análise de conteúdo de
Bardin (2016) e como resultado percebeu-se que: os estudantes vieram ao Brasil para reunir-se com
familiares e fugir da crise econômica e social; que a língua é o principal desafio de integração desses
migrantes; que apesar de estarem no Brasil sua identidade nacional permanece ligada à Venezuela; e que
eles gostariam de poder retornar ao país de origem, mas devido aos problemas que ainda existem