PPGL PROG. DE POS-GRAD. EM LETRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de QUALIFICAÇÃO: DIANA COUTINHO MANGABEIRA

DISCENTE : DIANA COUTINHO MANGABEIRA
DATA : 10/05/2024
LOCAL: VIRTUAL

CONTATO LINGUÍSTICO PORTUGUÊS-ESPANHOL EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DE VENEZUELANOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA EM BOA VISTA-RR

Contato Linguístico. Interferência linguística. Alternância de código

O contato de línguas tem sido objeto de pesquisas devido ao fluxo migratório de diversas nacionalidades nos últimos dez anos. Esse deslocamento, quer seja voluntário ou forçado, impacta diretamente no contato linguístico, bem como nas relações políticas, econômicas, sociais, educacionais e laborais, especialmente em se tratando de estados fronteiriços. O Brasil é um exemplo dessas relações, devido sua longa faixa fronteiriça com países que falam espanhol, inglês, francês e línguas indígenas. Na tríplice fronteira Brasil-Venezuela-Guiana, podemos observar com riquezas de detalhes o contato de línguas, principalmente em sala de aula, isso porque o estado de Roraima tem sido porta de entrada para milhares de migrantes venezuelanos fugindo da crise política e humanitária do país vizinho, causando elevada demanda de novas matrículas na rede pública de ensino. O tema da pesquisa no viés do contato linguístico, com foco em um colégio de modelo militarizado, investiga os fenômenos linguísticos na produção escrita de alunos venezuelanos na Educação Básica. O aporte teórico está referenciado em Calvet (2002), Coelho et al (2015), Grosjean (2008), Martinez (20201), Mota (2014), Mozzillo (2009), Oliveira (2016), Rajagopalan (1998), Sala (1998), Siguan (2001), Sturza (2019), Weinreich (1974), entre outros, à luz da Sociolinguística. Participam 25 alunos migrantes venezuelanos, na faixa etária entre 11 a 13 anos de idade, matriculados regularmente nas séries iniciais do Ensino Fundamental II (6º e 7º Anos). Consoante ao contexto multilíngue do estado, esta pesquisa tem como objetivo geral: investigar os fenômenos linguísticos referentes ao contato português-espanhol na produção textual de alunos venezuelanos do Ensino Fundamental II em um Colégio Militarizado do Estado de Roraima. Os objetivos específicos são: I. Discutir a respeito dos contatos linguísticos oriundos entre o português e o espanhol; II. Distinguir os diferentes fenômenos com base no aporte teórico citado anteriormente e III. Investigar o contato linguístico com base nas variantes e critérios do perfil dos alunos, que ocasionam os fenômenos linguísticos presente na produção escrita. Como instrumento de pesquisa foi aplicado um questionário com objetivo de traçar um perfil do aluno migrante e verificar quais processos influenciam na aprendizagem do português e consequentemente quais os fenômenos linguísticos estão presentes entre as línguas envolvidas. As etapas estão assim organizadas: levantamento bibliográfico, coleta e análise do corpus (produções textuais). O período da coleta do corpus aconteceu entre setembro de 2022 a maio de 2023. Os resultados parciais apontam, em sua maioria, para o fenômeno da interferência, contudo a pesquisa está em desenvolvimento e poderão ocorrer outros fenômenos.

Externo à Instituição - SÁVIO ANDRÉ DE SOUZA CAVALCANTE
Interna - ***.069.312-** - CORA ELENA GONZALO ZAMBRANO - UFMG