CONVERGÊNCIAS E TESSITURAS: OLHARES SOBRE A LITERATURA INFANTOJUVENIL INDÍGENA DE CRISTINO WAPICHANA E DANIEL MUNDURUKU
Memodria; llustragdo; Literatura infantojuvenil indigena; Cristino Wapichana; Daniel Munduruku.
Os autores indígenas vêm ganhando espaço e mostrando em suas obras a
valorização de sua cultura e saberes ancestrais do seu povo. Sob esse prisma, surge a
seguinte problemática: como Daniel Munduruku e Cristino Wapichana representa o
imaginário amazônico, a tradição oral, e a identidade de seu povo na literatura
infantojuvenil indígena? Dessa forma, esta dissertação se baseia em uma análise
bibliográfica da produção literária de Cristino Wapichana e Daniel Munduruku, tendo
como objetivo pesquisar as convergências e as tessituras relacionadas a tradição oral,
identidade e imaginário amazônico. Esta pesquisa visa a discorrer sobre a literatura
infantojuvenil indígena relacionado leitor e circulação literária como também a autoria de
escritores indígenas, a fim de conhecer algumas de suas obras, além de realizar uma
análise comparativa das obras de Munduruku e Wapichana, como forma de valorização
da cultura, da memória e da oralidade do povo indígena contidas nas obras. Destaca- se,
também, a ilustração como outra forma de leitura, enfatizando o papel do ilustrador e
fazendo uma relação entre narrativa e ilustração nas obras O sumiço da noite, e Meu
avô Apolinário: um mergulho no rio da minha memória e as obras, O Cão e o Curumim e
Ceuci, mãe do pranto. Este estudo apresenta, como base teórica, Munduruku (2009), Terry (2006), Hall (2006), Wapichana (2018), Carvalho (2021), Benjamin (1994), Van der
Linden (2020), Rui de Oliveira (2021), entre outros. Contudo, a valorização dos aspectos
que se convergem nas obras é importante para conexdes interdisciplinares ligadas a
literatura infantojuvenil indigena e a valorizagéo destes povos no contexto atual.