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Banca de DEFESA: MATEUS MORETH DE SANTANA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MATEUS MORETH DE SANTANA
DATA : 21/05/2025
HORA: 08:30
LOCAL: Será híbrida - no Auditório do PPGL com a participação online da membra externa
TÍTULO:

LÍNGUA, CULTURA E IDENTIDADE: ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ADICIONAL A INDÍGENAS DA ETNIA WARAO EM BOA VISTA

 


PALAVRAS-CHAVES:

warao; português; aprendizagem.


PÁGINAS: 123
RESUMO:

O povo Warao tem vivenciado o fluxo migratório forçado devido às dificuldades
econômicas e políticas na Venezuela. Ao migrarem para o Brasil, na cidade de Boa Vista,
estado de Roraima, há grupos que se estabeleceram em abrigos ou criaram comunidades
independentes como a Comunidade Indígena Yakera Ine, lar de, aproximadamente, 417
indígenas Warao, entre adultos e crianças. Muitos deles produzem trabalhos de artesanato
para vender e obter renda. Apesar do contato e convivência multilíngue, observa-se que
os residentes da comunidade têm dificuldades com a comunicação em português,
comunicam-se, entre si, em warao ou espanhol. Essa barreira linguística dificulta de
diversas maneiras a vida desse povo no Brasil, inclusive na venda de seus produtos de
artesanato. Assim, esta pesquisa buscou realizar um estudo do processo de ensino-
aprendizagem de Português como Língua Adicional, especificamente a alunos migrantes e
refugiados indígenas da etnia Warao em Boa Vista, Roraima, seguindo os parâmetros
teóricos metodológicos de Linguística Aplicada e Português como Língua Adicional. O
objetivo geral da pesquisa é analisar as necessidades de ensino-aprendizagem de
Português dos indígenas da etnia Warao, residentes na Comunidade Yakera Ine,
respeitando os repertórios linguístico-culturais dos falantes. Os objetivos específicos são:
descrever o perfil socioeconômico, educacional e sociolinguístico dos moradores da
comunidade; identificar os interesses de aprendizagem dos Warao em Boa Vista; e
compreender quais estratégias são importantes para promover um ensino de língua
portuguesa que respeite a língua, cultura e identidade do público-alvo. A pesquisa,
primeiramente, traz informações sobre a história, cultura e situação atual do povo Warao.
Na segunda parte, é apresentada uma discussão sobre culturas, línguas e
interculturalidade. Por último, são relatadas algumas pesquisas sobre ensino de português
para esse público que têm sido desenvolvidas pelo Brasil. A pesquisa foi realizada no
campo da Linguística Aplicada, através de uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa-
ação (PA). Através desta pesquisa, busca-se dar visibilidade aos migrantes Warao
residente em Boa Vista, Roraima, ou seja, inseri-los na sociedade mantendo suas
identidades culturais, mediante o aprendizado da língua portuguesa para engajarem as
vendas de seu artesanato e também gerar outras oportunidades de trabalho, melhorando
sua qualidade de vida sem perder suas marcas identitárias. Dentre os principais resultados
encontrados, constatou-se a necessidade de um ensino com abordagem intercultural,
valorizando a cultura dos alunos, além da abordagem de temáticas relevantes para o viver
diário dos alunos na cidade de Boa vista como, trabalho e saúde.

 


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ANA PAULA BRANDÃO
Interna - 2720924 - ANANDA MACHADO
Presidente - ***.069.312-** - CORA ELENA GONZALO ZAMBRANO - UERR
Notícia cadastrada em: 22/04/2025 09:03
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