PPGSOF PROG. DE POS-GRAD. EM SOC. E FRONTEIRAS DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: (95) 98113-0430

Banca de QUALIFICAÇÃO: JOEL VALERIO

DISCENTE : JOEL VALERIO
DATA : 03/07/2024
LOCAL: Sala de Aula PPGSOF

“Operação Surucucus” e a sabotagem da TI Yanomami

garimpo; Roraima; conflitos socioambientais.

Este Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Fronteiras da Universidade Federal de Roraima pretende ser um estudo interdisciplinar sobre o garimpo no estado de Roraima. Insere-se na Linha de Pesquisa 03 que trata a questão das territorialidades e conflitos socioambientais na Amazônia. Fazendo uso de documentos oficiais, objetiva-se nessa pesquisa trabalhar a tese da sabotagem e como a Operação Surucucu sabotou a terra indígena e ainda continua sabotando, mostrar a conexão do Garimpo de Serra Pelada com a Operação Surucucu e como o Estado brasileiro interfere no modo de garimpagem tradicional transferindo para as grandes mineradoras informações como as oferecidas pelo projeto RADAM. Além disso, será examinado o papel das políticas públicas no fomento ou controle da atividade garimpeira, buscando compreender como essas políticas afetam as comunidades indígenas e tradicionais. Outro aspecto relevante a ser abordado é a questão da sustentabilidade ambiental, avaliando os danos causados pelo garimpo e os impactos causados pela garimpagem.

Interno - 3273392 - EVÂNIO MASCARENHAS PAULO
Interna - 388015 - FRANCILENE DOS SANTOS RODRIGUES
Externa ao Programa - 1112272 - RAQUEL ANNE LIMA DE ASSIS - nullPresidente - 2858268 - RODRIGO PEREIRA CHAGAS
Externo à Instituição - TÁCIO JOSÉ NATAL RAPOSO