Valorizar os saberes dos discentes migrantes venezuelanos desde uma educação escolar intercultural na cidade de Boa Vista-RR
Educação. Interculturalidade. Currículo. Saberes. Migração Venezuelana.
Esta pesquisa tem como objetivo abordar a valorização dos saberes de alunos migrantes venezuelanos no processo educacional, em um Colégio Estadual de Boa Vista/RR discutindo como poderia ocorrer uma educação escolar na perspectiva intercultural, à luz das inferências identitárias sob a teoria decolonial. Refere-se de uma pesquisa qualitativa apoiada no método etnográfico para descrever os elementos culturais e identitários dos alunos imigrantes venezuelanos do Colégio Estadual Prof. Severino Gonçalves Gomes Cavalcante, atendendo as referências teóricas de Candau, Walsh, Serpa, Brandão, Freire, Arroyo, Hall, Apple, Moreira, Thomas da Silva, Oliveira e Macedo. Os pesquisados serão abordados mediante entrevista estruturada com roteiro para a coleta de informações, o tratamento dos dados fundamenta-se no análise de categorias como currículo, interculturalidade e educação, para analisar as informações fornecidas pelos alunos, professores e gestores da referida instituição, assim como da secretaria estadual de educação e desporto do estado de Roraima, com o recorte temporal entre os anos 2018 até 2024.