GEOMETRIA ANALÍTICA DO ENSINO MÉDIO: UMA ABORDAGEM PURAMENTE VETORIAL
Geometria, Ensino Médio, Vetorial, Matemática.
Este trabalho é uma proposta de apresentação didática da Geometria Analítica do Ensino Médio. Difere do programa tradicional ensinado nas escolas brasileiras, devido o tratamento vetorial dado. Além disso, possui três aspectos importantes a se considerar: 1. Determinados conteúdos são tratados de forma justificada e intuitiva, ao contrário da maioria dos livros didáticos (DANTE, 2013), (SOUZA, 2016) ; 2. Possui um aspecto de subsunçor para as disciplinas Álgebra Linear, Geometria Analítica, Cálculo de várias variáveis para os alunos do Ensino Médio que optam por fazer os cursos de exatas como Matemática, Física e Engenharias. Veja (MOREIRA, 1999); 3. Finalmente, são dadas demonstrações de proposições da Geometria Analítica, sem recorrer a objetos Matemáticos em três dimensões, como é o caso do cálculo de áreas de triângulos que é obtida sem usar produto vetorial, que só faz sentido em três dimensões.