Banca de DEFESA: GLEISON RICARDO ROZA DE ARAÚJO

DISCENTE : GLEISON RICARDO ROZA DE ARAÚJO
DATA : 24/07/2024
LOCAL: Bloco V - CCT - Sala 527

UM ESTUDO SOBRE MATEMÁTICA FINANCEIRA BÁSICA ENFATIZANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

Matemática Financeira; Metodologia Ativas; Experiências e Geogebra.

Esta dissertação tem início em uma ampla pesquisa bibliográfica voltada para estudo de tópicos de matemática financeira, educação financeira e tomada de decisão, construindo um conjunto de conceitos e definições julgados necessários para que os alunos possam compreender de forma mais clara a influência financeira em suas vidas e poder tomar decisões financeiras matematicamente conscientes. Nosso objetivo inicial é de apresentar ferramentas tecnológicas que possam auxiliar nesse processo de análise e tomada de decisões, juntamente com a produção de um produto educacional que traz em seus contexto situações problemas envolvendo a realidade dos alunos e que busquem despertar um olhar financeiro. Nos últimos anos o avanço tecnológico tem provocado grandes mudanças na forma de ensinar e aprender, as tecnologias portáteis, como tablets, smartphones e notebook têm se tornado ferramentas essenciais como instrumentos para auxiliar o processo de aprendizagem. E devido às dificuldades apresentadas pelos alunos para relacionar Matemática Financeira com as situações práticas do seu cotidiano, pela dificuldade em internalizar alguns conceitos financeiros e pela forma como alguns livros trazem uma abordagem superficial de matemática financeira, faz-se necessário a utilização de diferentes metodologias de ensino da Matemática que favoreçam a compreensão e o uso de recursos tecnológicos para concretizar um aprendizado significativo. Por esse motivo utilizamos o software Geogebra para apresentar os conceitos financeiros de forma a oportunizar as metodologias Ativas e as teorias de experimentos. Pois esta dissertação traz em sua essência a necessidade de uma abordagem educacional direcionada para as práticas vivenciadas pelos alunos em seu cotidiano. A metodologia utilizada neste trabalho tem caráter qualitativo e fundamenta-se na teoria de John Dewey, com a Teoria da Experiência de José Moran e em metodologias ativas de aprendizagem.

Presidente - 2364732 - ELZIMAR DE OLIVEIRA RUFINO
Interno - 1378178 - LINDEVAL FERNANDES DE LIMA
Externo à Instituição - ALMIR CUNHA DA GRAÇA NETO - UEA
Notícia cadastrada em: 17/07/2024 16:59