Banca de DEFESA: LUIZ FELIPE MARTINS NASCIMENTO

DISCENTE : LUIZ FELIPE MARTINS NASCIMENTO
DATA : 23/07/2024
LOCAL: Bloco V - CCT - Sala 524

PROPOSTA DE ATIVIDADES DE GEOMETRIA PARA O SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL BASEADA NA TEORIA DE VAN HIELE

Aprendizagem, Ensino de Matemática, Ensino Fundamental, Geometria, Van Hiele.

Este trabalho apresenta uma proposta de atividades de geometria para alunos do sexto ano do Ensino Fundamental baseada na Teoria do desenvolvimento geométrico de Van Hiele. Para isto, foi feito um levantamento sobre as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular no que diz respeito às unidades temáticas de Geometria, Grandezas e Medidas bem como dos principais pontos do modelo de Van Hiele para o ensino de geometria. O objetivo principal deste trabalho foi a elaboração de material didático para uso em sala de aula: o desenvolvimento dos principais temas de matemática propostos no currículo e finalmente a proposta de atividades de geometria. Ao final deste trabalho esperamos ajudar na compreensão das possibilidades de ações para melhorar o desenvolvimento do pensamento geométrico nos alunos e que essa compreensão possa aprimorar nossa atuação como docentes, uma vez que a Geometria está presente em nosso cotidiano e seu ensino é de grande importância para o desenvolvimento acadêmico e social dos alunos.

Presidente - 1457372 - KELLY KARINA SANTOS
Interno - 1197573 - MAX FERREIRA