Banca de DEFESA: ASTRID ELENA PEREZ LOPEZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ASTRID ELENA PEREZ LOPEZ
DATA : 24/05/2024
LOCAL: AJUSTES PARA REGULARIZAÇÃO NO SISTEMA

RELAÇÕES SOLO, RELEVO, CLIMA E MANEJO DA CULTURA DA BATATA (Solanum tuberosum) NOS ANDES COLOMBIANOS

Batata, Solos de alta montanha, Descrição de perfis.

A batata é um alimento global, cultivado em 158 dos 194 países do planeta, sendo uma das seis principais culturas primárias mais importantes no mundo junto com a cana de açúcar, o milho, o trigo, o arroz e a palma de óleo, constituindo-se, assim, o principal alimento não cereal para a humanidade. Na Colômbia, a batata é o segundo produto da cesta básica familiar em consumo per capita (40%), atrás apenas do milho. O seu cultivo é a principal atividade agrícola em regiões de clima frio, contando com materiais nativos e melhorados para o seu abastecimento nacional. A avaliação dos solos é essencial para estabelecer o estado atual destes, sua oferta ambiental, os padrões de produção sustentáveis, o grau de fragilidade, e estimar a resposta que esses sistemas naturais apresentam à ação de fatores antrópicos. Objetivou-se avaliar as características químicas e granulométricas dos solos de dez áreas agrícolas dedicadas ao cultivo de batata, localizadas nos departamentos de Antioquia e Cundinamarca, região andina da Colômbia, além de correlacionar esses atributos com relevo, clima e manejo da cultura de batata. As amostras de solos foram coletadas dos lotes e perfis das áreas, além dos dados sobre altitude, declividade, temperatura, umidade relativa do ar e do solo, radiação fotossinteticamente ativa e do manejo da cultura da batata. As propriedades amostradas em Antioquia e Cundinamarca apresentaram solos classificados como Inceptisols, Entisols e Andisols, os quais são muito ácidos, de fertilidade baixa para a cultura da batata, apesar da aplicação de fertilizantes e corretivos; alto conteúdo de alumínio, manganês e ferro; não sódicos, alta capacidade de troca catiônica, alto conteúdo de matéria orgânica, alta variabilidade das características químicas na mesma propriedade e variabilidade na classificação textural, tendendo a ser mais argilosos do que arenosos. Os perfis descritos apresentaram características semelhantes nos horizontes superficiais. Os lotes amostrados em Antioquia e Cundinamarca foram associados em cinco grupos com corte de índice de dissimilaridade do Gower de 0,25, segundo as variáveis granulometria, características químicas, altitude, relevo, clima e manejo da cultura da batata. Apresentaram-se correlações significativas entre magnésio e cálcio com soma de bases; temperatura com acidez potencial; matéria orgânica e altitude; capina e temperatura média na superfície da terra e umidade relativa com radiação fotossinteticamente ativa.

Presidente - 1030677 - VALDINAR FERREIRA MELO
Interna - 1026772 - SANDRA CATIA PEREIRA UCHOA