USO DA REALIDADE SIMULADA (METAVERSO) NA PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EDUCACIONAIS
Propriedade Intelectual; Gamificação; Ensino.
Esta dissertação descreveu o processo de desenvolvimento de um metaverso dedicado ao ensino da Química, com o objetivo de criar um ambiente educacional virtual alinhado ao contexto do Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. A proposta central foi conceber uma plataforma interativa que integrasse os princípios do ensino baseado em jogos e metodologias ativas. O desenvolvimento do metaverso baseou-se no estado da arte e em metodologias estabelecidas, visando documentar sua reprodutibilidade. A estrutura do metaverso ofereceu espaços tridimensionais para a exploração de conceitos, simulações de reações químicas, jogos e minijogos, além de dinâmicas gamificadas, tendo como cenário uma ilha inspirada no Campus Paricarana da Universidade Federal de Roraima. A inclusão de elementos de gamificação objetivou aumentar o engajamento dos estudantes. O processo de desenvolvimento seguiu etapas de pesquisa, design, desenvolvimento, testes e
implementação. Por fim, a solução resultante proporcionou aos estudantes uma compreensão mais profunda dos conceitos químicos, aliada aos aspectos da educação no metaverso, uma face da inovação e da propriedade intelectual. Com isso, busca-se contribuir para aprimorar a experiência de aprendizagem no campo da química e da propriedade intelectual em abordagens futuras.