Comunidade Warao “Yakera Ine”: crianças indígenas imigrantes refugiadas no sistema escolar do município de Boa Vista”
Warao; Escolas; Crianças; Experiências; Venezuela/Boa Vista/RR
A pesquisa tem como tema a análise das experiências escolares de três crianças indígenas da etnia Warao, refugiadas e imigrantes venezuelanas. Nas escolas municipais Carmem Eugenia Macaggi e Branca de Neve. Esta pesquisa está fundamentada principalmente em Hartmann, a partir das suas contribuições da antropologia propositiva. A pesquisa foi realizada em vários ambientes relacionais de crianças Warao, no entanto se embasou de
maneira mais profunda nas experiências de três crianças imigrantes indígenas Warao e refugiadas nas suas respectivas escolas. O método de investigação teve uma perspectiva qualitativa, enquanto os dados quantitativos vieram de trabalhos e entrevistas com professores e pesquisadores do tema migrações. A proposta do trabalho foi compreender como são as experiências de crianças indígenas Warao, e sua inserção no espaço escolar
municipal.