A prática da reza Wapichana: um estudo de caso na família Evódio Pereira
Reza Wapichana - Cosmologia - Antropologia Indígena
Este estudo investiga a prática da reza entre os Wapichana, com foco na família de Evódio Pereira, o pai do autor. A família é composta por sua esposa, Dorice Josefa da Silva, sua filha Geane da Silva Pereira, e outros nove filhos. Geane foi escolhida para dar continuidade à prática da reza, herdada de Evódio. O autor, Evandro da Silva Pereira, assume a responsabilidade de descrever e interpretar o processo de seleção do rezador, os métodos de cura e as doenças tratadas por meio da reza.
Apesar de a família não residir mais na comunidade indígena Malacacheta, localizada na Serra da Lua, Cantá (RR), e agora viver em Boa Vista, a análise da reza é fundamentada na cosmologia Wapichana e nos conhecimentos tradicionais transmitidos por seu pai e irmã. Geane continua a prática da reza na cidade, sendo procurada tanto por indígenas quanto por não indígenas.
A reza é uma prática familiar, onde se acredita na cura por meio de um dom transmitido de geração em geração através de visões e sonhos, que indicam o escolhido para herdar essa responsabilidade. Esta prática reflete a sabedoria ancestral e a profunda conexão com a natureza, características da espiritualidade Wapichana. A "reza", aqui, refere-se aos encantamentos e artes verbais dos Wapichana, e não ao conceito cristão de oração.
O objetivo geral deste estudo é investigar e descrever a prática da reza Wapichana na família Evódio Pereira, com foco em sua transmissão, métodos de cura e aceitação fora do contexto comunitário. Os objetivos específicos incluem: analisar o processo de seleção do rezador dentro da família; descrever os métodos de cura utilizados na reza Wapichana; investigar a continuidade da prática da reza entre as gerações mais jovens; comparar a aceitação e eficácia da reza Wapichana dentro e fora da comunidade indígena; e explorar a relação entre a reza Wapichana e a cosmologia tradicional dos Wapichana.