QUAL A COR DA UFRR? um olhar sobre o Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima
Interseccionalidade; Alteridade; Pós-Graduação; Comunicação; Diversidade.
O presente estudo busca compreender as dinâmicas de ingresso e permanência de pessoas racializadas no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Roraima (PPGCOM-UFRR), analisando se essa presença influencia os objetos de pesquisa desenvolvidos no programa. Para isso, utiliza-se a interseccionalidade como categoria central de análise, articulando marcadores sociais de gênero, raça e classe social, além de aspectos socioeconômicos transversais. O estudo parte do reconhecimento do papel da universidade pública como agente de transformação social e de redução das desigualdades, notadamente no contexto da região Norte. A pesquisa insere-se no macroprojeto “Alteridade na Pós-Graduação em Comunicação: Questões de Gênero e Raça na Trajetória de Discentes e Egressos nos ‘Brasis’ Preteridos”, que envolve os PPGCOMs das universidades federais de Sergipe, Mato Grosso do Sul, Pará e Roraima. No recorte específico da UFRR, a investigação adota a Teoria Fundamentada em Dados (TFD) como abordagem metodológica, combinada com entrevistas em profundidade, buscando captar as vivências subjetivas dos estudantes e egressos racializados no programa. A proposta se estrutura em quatro capítulos. O primeiro, “Desbravando Territórios Acadêmicos”, contextualiza a história da UFRR e do PPGCOM, destacando suas especificidades regionais. O segundo, “Desvendando Territórios Humanos”, apresenta as entrevistas em profundidade como ferramenta metodológica essencial para compreender as experiências dos sujeitos da pesquisa. O terceiro, “Tecendo Conexões”, analisa os dados coletados e sua aplicação na construção de um ambiente acadêmico mais inclusivo. Por fim, o quarto capítulo, “Reflexões e Novas Fronteiras”, sintetiza os desafios enfrentados, os achados da pesquisa e as possibilidades futuras para o campo da Comunicação. Ao investigar as alteridades no PPGCOM-UFRR, este trabalho busca ampliar o debate sobre inclusão e representação na pós-graduação em Comunicação, contribuindo para a formulação de estratégias institucionais mais democráticas e equitativas. Dessa forma, pretende-se evidenciar como a academia pode atuar como agente de mudança na promoção da diversidade e na redução das desigualdades históricas no acesso ao ensino superior.