MOVIMENTOS SOCIAIS E O ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR: AS EXPERIÊNCIAS DO CURSINHO POPULAR MARCOS BRAGA
Movimentos Sociais. Educação Superior. Cursinho Popular. Educação Popular. Formação de educadores (as).
O Cursinho Popular Marcos Braga é um projeto do Levante Popular da Juventude de Roraima que nasceu em 2021 com o objetivo de fortalecer a luta pela democratização da educação superior no Brasil. Trata-se de um cursinho gratuito para preparar a juventude da periferia para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e para as provas dos vestibulares das universidades locais. O interesse em pesquisar esse tema nasce das minhas experiências como coordenadora pedagógica e educadora voluntária na Rede de Cursinhos Populares Podemos Mais, projeto gratuito idealizado e executado pelo Levante Popular da Juventude, durante os anos de 2021 a 2024. O objetivo principal da pesquisa é analisar as experiências educativas e compreender como elas dialogam com a formação dos (as) educadores (as) populares voluntários (as) do projeto. A pesquisa assume uma abordagem de natureza qualitativa, porém para além do pensamento qualitativo aplicado à pesquisa educacional, propõe-se a utilização de metodologias participativas, como a pesquisa participante, por considerá-las adequadas para viabilizar o estudo em questão e gerar reflexões cabíveis neste campo de análise. No tocante aos métodos, optou-se pela sistematização de experiências por se tratar de uma proposta cujos princípios estão fortemente enraizados na história e nas lutas sociais da América Latina, numa busca por decolonizar o pensamento científico e filosófico contemporâneo sobre educação. A presente pesquisa coloca os movimentos sociais, a Educação Popular e os Cursinhos Populares no centro da discussão por considerar que estas categorias de análise trazem ao mesmo tempo, o debate sobre o acesso à formação de nível superior para a classe trabalhadora e a discussão sobre a democratização do conhecimento historicamente acumulado pela humanidade. Concluiu-se com este estudo que o cursinho Popular Marcos Braga não se limita apenas a fornecer conteúdos e uma estrutura para que as aulas se desenvolvam. Ele proporciona, mais que tudo, uma base sólida para o exercício da docência e imprime sua origem epistemológica decolonial, dotada de possibilidades e que incentiva a utilização de metodologias colaborativas e participativas de ensino, bem como planeja e desenvolve coletivamente estratégias de aprendizagem e práticas pedagógicas próprias da Educação Popular.