PPG-EDU PROG. DE POS-GRAD. EM EDUCAÇÃO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CLAUDIANA RODRIGUES SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIANA RODRIGUES SILVA
DATA : 31/01/2025
HORA: 11:00
LOCAL: PPGEDUC
TÍTULO:

A PROBLEMÁTICA DA APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL PÓS-PANDEMIA: UM ESTUDO SOBRE AS AÇÕES IMPLEMENTADAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DE BOA VISTA-RR


PALAVRAS-CHAVES:

Recomposição de aprendizagem; ensino pós-pandemia; políticas públicas.


PÁGINAS: 116
RESUMO:

No ano de 2020, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declara como pandemia o
novo coronavírus. Devido ao isolamento social, as aulas passaram a ser ministradas
de forma remota, porém, essa modalidade de ensino não atendeu equitativamente
aos alunos, pois a grande maioria das escolas públicas não possuía recursos
tecnológicos suficientes para dar o apoio necessário para que o ensino remoto fosse
executado de forma efetiva. Por isso a pandemia acentuou as desigualdades
educacionais e os menos favorecidos foram, principalmente, os mais prejudicados
com o ensino remoto, acarretando o aumento da evasão e do abandono
escolar. Esta pesquisa teve como objeto de estudo a problemática da aprendizagem
no ensino fundamental pós-pandemia: um estudo sobre as ações implementadas em
escolas públicas de Boa Vista-RR. O objetivo geral da pesquisa foi analisar as ações
implementadas em escolas públicas de ensino fundamental de Boa Vista-RR para a
recomposição da aprendizagem no retorno às aulas presenciais pós-pandemia.
Como metodologia, a abordagem da pesquisa é qualitativa e foi direcionada aos
professores de duas escolas da capital. Para o procedimento da coleta de dados,
inicialmente foi utilizada a técnica do questionário aos professores como forma de
conhecer o perfil dos educadores e logo após, a técnica da entrevista individual com
perguntas semiestruturadas. A análise de dados se deu por meio da técnica de
análise de conteúdo como forma de interpretar os dados obtidos. Sendo assim,
foram elencadas três categorias temáticas: Ensino remoto na percepção dos
professores que trata dos desafios do ensino remoto nas escolas durante a
pandemia e apresenta as dificuldades de aprendizagem dos alunos no retorno às
aulas presenciais; Recomposição da aprendizagem: Ações versus dilemas da escola
pública de Roraima que destaca as ações de recomposição da aprendizagem
realizadas nas escolas pesquisadas e evidencia os dilemas que as escolas em
estudo enfrentam para realizar a recomposição da aprendizagem; e Perspectivas
dos professores sobre políticas públicas para a recomposição da aprendizagem que
revela as expectativas dos professores a respeito das ações das políticas públicas
educacionais e suas perspectivas quanto à recomposição da aprendizagem nas
escolas públicas. A título de considerações finais, os dados apontam a necessidade
de políticas públicas, pois a necessidade de suporte para as ações de recomposição
excede as capacidades individuais de professores bem-intencionados e
preocupados com a aprendizagem de seus alunos. Portanto, é essencial que se
desenvolvam políticas públicas que possam proporcionar a diminuição gradual das
dificuldades de aprendizagem acarretadas pelo ensino remoto entre os alunos das
escolas públicas.


MEMBROS DA BANCA:
Externa à Instituição - ROSELI BERNARDO SILVA DOS SANTOS - UERR
Interno - 2331915 - SERGIO LUIZ LOPES
Presidente - 2496143 - SHEILA DE FATIMA MANGOLI ROCHA
Notícia cadastrada em: 31/01/2025 10:29
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2025 - UFRR - novo-sig-server4.jboss4