AÇÕES PEDAGÓGICAS NO PROCESSO INCLUSIVO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA REDE DE ENSINO REGULAR EM PARINTINS/AM
Educação Especial; Inclusão; Deficiência Intelectual; Ações Pedagógicas.
Esta pesquisa investigará a implementação de ações pedagógicas na inclusão de alunos com deficiência intelectual no contexto da Educação Especial e Educação Inclusiva. E como objetivos específicos: 1 - Realizar uma revisão abrangente da literatura sobre as abordagens pedagógicas existentes para a inclusão de alunos com deficiência intelectual; 2 - Avaliar criticamente as evidências e as lacunas na literatura relacionadas às estratégias pedagógicas para a inclusão desses alunos; 3 - Apresentar recomendações baseadas em evidências para a implementação de ações pedagógicas inclusivas que atendam às necessidades específicas dos alunos com deficiência intelectual. A pesquisa bibliográfica e documental, conduzida de forma rigorosa, envolveu a definição precisa do problema de pesquisa, a revisão sistemática da literatura e a aplicação de métodos qualitativos para a análise de dados. Através de palavras-chave específicas ("educação especial", "inclusão", "deficiência intelectual", “ações pedagógicas”), foram selecionadas fontes relevantes que embasaram teoricamente a investigação sobre as ações pedagógicas para a inclusão de alunos com deficiência intelectual. Procedimentos éticos estritos garantiram a credibilidade do estudo, que identificou lacunas, desafios e boas práticas, culminando em recomendações fundamentadas para aprimorar a educação inclusiva e sensibilizar a comunidade escolar sobre sua importância. Os resultados preliminares da pesquisa indicam que as práticas pedagógicas voltadas para a inclusão de alunos com deficiência intelectual ainda enfrentam desafios significativos, especialmente no que se refere à adaptação curricular e ao uso de recursos didáticos específicos. A análise das fontes bibliográficas e documentais revelou uma lacuna entre as diretrizes teóricas e a implementação prática dessas estratégias nas escolas, com evidências de que, embora existam políticas de inclusão bem estabelecidas, a eficácia das mesmas depende amplamente da formação continuada dos professores e do suporte institucional. Além disso, foram identificados exemplos de boas práticas que destacam a importância da colaboração entre educadores, gestores e famílias para superar barreiras e promover uma inclusão efetiva, porém, tais práticas ainda são pontuais e não sistemáticas, indicando a necessidade de políticas mais abrangentes e estruturadas.