DESENHO UNIVERSAL DA APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: ANÁLISE E PROPOSTA DE INTERVENÇÃO EM UMA ESCOLA DE PARINTINS/AM
Desenho Universal da Aprendizagem; Formação; Docentes; Inclusão escolar.
A presente pesquisa tem como objetivo geral investigar se os professores utilizam o Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA) como uma estratégia para facilitar a aprendizagem de alunos com deficiência, dentro dos parâmetros do currículo escolar. Para tanto, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: (1) verificar as estratégias facilitadoras empregadas pelos docentes para a aprendizagem desses alunos; (2) identificar se os planos de aula dos professores incorporam características do DUA; e (3) propor uma formação docente com enfoque no DUA. Metodologicamente, a pesquisa será realizada em uma escola da Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino do Amazonas (SEDUC/AM), tendo como sujeitos um grupo de 11 professores concursados, com pelo menos 5 anos de experiência na profissão. O método adotado será o dedutivo, com abordagem qualitativa, utilizando como técnicas de coleta de dados a observação participante e entrevistas semiestruturadas, com 10 perguntas orientadoras a serem respondidas pelos participantes. Para a análise dos dados, utilizaremos a análise de conteúdo e de documentos. Como produto educacional, serão oferecidos quatro encontros formativos, abordando o DUA como uma estratégia pedagógica facilitadora para a aprendizagem de alunos com deficiência. Com este estudo, esperamos apresentar o DUA como uma alternativa para aprimorar as práticas de ensino e aprendizagem dos professores, promovendo a inclusão nas salas de aula e contribuindo para a construção de uma escola que respeite e valorize a diversidade.