PROFEI PROG. DE PÓS-GRAD. EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: CLEDEMAR FÉLIX DA SILVA JÚNIOR

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLEDEMAR FÉLIX DA SILVA JÚNIOR
DATA : 27/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Via chamada de vídeo
TÍTULO:

O ensino do conto fantástico para alunos surdos no Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio


PALAVRAS-CHAVES:

Educação de Surdos. Conto fantástico. Educação bilíngue. Formação continuada.


PÁGINAS: 168
RESUMO:

Neste trabalho, objetivamos analisar o conto fantástico como recurso didático no ensino de LP como L2 para alunos surdos do Ensino Fundamental II e/ou Ensino Médio. A nossa pesquisa foi de abordagem qualitativa e quantitativa (Creswell, 2010), com os métodos descritivo e exploratório (Lakatos; Marconi, 2003) e dedutivo e indutivo (Moraes, 2003). As técnicas e instrumentos de coleta utilizados foram: revisão bibliográfica narrativa, sob as contribuições de Salvador (1986), e aplicação de questionário online na escola Likert, baseado em Creswell (2007). Para a análise, utilizamos as seguintes técnicas: leitura flutuante (Franco, 2008), leitura reflexiva e crítica e leitura interpretativa (Salvador, 1986), e análise textual discursiva (Moraes, 2003). Os resultados de nossa pesquisa evidenciam: a) as lacunas no campo de produções que abordem o ensino de contos fantásticos para alunos surdo; b) o posicionamento docente em favor da acessibilidade do surdo e a carência de formação docente para a promoção da inclusão efetiva da comunidade surda, e c) a necessidade de uma formação continuada para professores de LP de EF II e/ou EM voltada ao ensino de contos fantásticos para alunos surdos. Diante da necessidade, elaboramos uma proposta de curso de formação continuada dentro da temática estudada. Esperamos que nosso estudo suscite a discussão acerca do uso do conto fantástico no ensino de LP como L2 para alunos surdos do EF II e do EM, além de reforçar a luta pela acessibilidade da comunidade surda e pelo ensino bilíngue.


MEMBROS DA BANCA:
Externa ao Programa - 2361164 - ADRIANA HELENA DE OLIVEIRA ALBANO - nullInterna - 1496314 - CINARA FRANCO RECHICO BARBERENA
Externo ao Programa - 2244043 - JOAO PAULINO DA SILVA NETO - nullInterna - 2719070 - SANDRA MORAES DA SILVA CARDOZO
Notícia cadastrada em: 27/03/2025 12:34
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2025 - UFRR - novo-sig-server4.jboss4