PRONAT PROG. DE POS-GRAD. EM REC. NATURAIS - DOUTORADO DIRETORIA DE POS-GRADUACAO Telefone/Ramal: Não informado

Banca de DEFESA: ANA PAULA BARBOSA ALVES

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA PAULA BARBOSA ALVES
DATA : 18/07/2024
LOCAL: Auditorio do PRONAT

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DA ALIMENTAÇÃO E SOBERANIA ALIMENTAR DE ESTUDANTES INDÍGENAS DO INSIKIRAN

Práticas Alimentares; Saúde; Conhecimento Tradicional, Educação Superior Indígena; Ambiente; Sustentabilidade.

A presente tese teve como objetivo geral apreender as representações sociais da alimentação e soberania alimentar dos estudantes indígenas do Instituto Insikiran de Formação Superior Indígena da Universidade Federal de Roraima no período de 2022 a 2023. A investigação especificamente centrou-se em detalhar os aspectos sociodemográficos dos estudantes, compreender suas práticas alimentares cotidianas e os novos hábitos adotados, explorar suas representações sociais relativas à saúde-doença, cuidado de saúde, segurança e soberania alimentar, além de descrever os sentidos e significados atribuídos à saúde, à alimentação e ao ambiente. A questão norteadora foi identificar as representações sociais desses estudantes sobre soberania alimentar, práticas alimentares e os novos hábitos (re)elaborados pela sua formação acadêmica. Utilizando uma metodologia quantiqualitativa e a dialética da complexidade, a pesquisa integrou análise de dados de questionários e interpretações aprofundadas de entrevistas semiestruturadas, com o foco principal nas representações sociais. A tese estruturou-se em quatro artigos, cada um alinhado ao objetivo geral e abordando especificidades do objeto investigado. Os resultados da pesquisa destacaram que os estudantes indígenas do Instituto Insikiran, são de etnias diversas, predominantemente mulheres jovens, especialmente dos povos Macuxi e Wapichana, residem em comunidades indígenas e demonstram uma complexa interação entre tradições alimentares indígenas e influências externas, notadamente aquelas introduzidas pelo ambiente acadêmico. Observou-se uma manutenção de práticas tradicionais ao lado da adoção de novos elementos, refletindo a adaptação desses estudantes a contextos urbanos e acadêmicos. A pesquisa enfatizou a relevância da educação superior indígena para o fortalecimento de práticas alimentares sustentáveis e a promoção da autonomia alimentar, sempre respeitando a diversidade cultural e ambiental. Foi constatado que o Instituto Insikiran promove a fusão de saberes tradicionais e modernos, equilibrando cultura, saúde e sustentabilidade. Os estudantes mostraram compreensão profunda da interconexão entre saúde, alimentação e ambiente, destacando a importância desses aspectos para a preservação de práticas culturais e para o bem viver indígena. Conclui-se que as representações sociais da alimentação e soberania alimentar são influenciadas tanto por conhecimentos tradicionais quanto pela formação acadêmica, refletindo a capacidade dos estudantes de integrar diferentes sistemas de saber e enfatizando a importância de abordagens educacionais que valorizem a diversidade cultural e ambiental das comunidades indígenas.

Externo ao Programa - 1643974 - CALVINO CAMARGO - nullExterno ao Programa - 1026637 - CARLOS ALBERTO DE SOUSA CARDOSO - nullExterna à Instituição - DANIELA SANCHES FROZI - UFRJ
Presidente - 388015 - FRANCILENE DOS SANTOS RODRIGUES
Externo ao Programa - 1230243 - JOÃO PAULO ROBERTI JUNIOR - nullExterno ao Programa - 1583421 - RICKSON RIOS FIGUEIRA - null
Notícia cadastrada em: 12/07/2024 08:23