Banca de DEFESA: MARIA DA CONCEIÇÃO LIMA CHAVES

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA DA CONCEIÇÃO LIMA CHAVES
DATA: 07/02/2020
HORA: 08:00
LOCAL: PROCISA - UFRR.
TÍTULO:

ANALISE HEMATOLOGICA DE HEMOGLOBINA E PLAQUETAS EM HOMENS ENTRE 40 E 80 ANOS ASSOCIADOS A DENSIDADE MINERAL OSSEA


PALAVRAS-CHAVES:

Hemoglobina. Plaquetas. Densidade Mineral Óssea. Homens.


PÁGINAS: 50
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A maior densidade mineral óssea (DMO) é adquirida longo da infância e a adolescência, pode ser um fator  eterminante para reduzir o risco de osteoporose no futuro. Objetivo: Avaliar a associação entre hemoglobina e plaquetas com densidade mineral óssea (DMO) em homens entre as idades de 40 e 80 anos, residentes na capital do Estado de Roraima. O estudo populacional realizado neste trabalho foi baseado na ferramenta FRAX® (Fracture Risk Assessement Tool), modelo de nomograma proposto pela Organização Mundial da Saúde (WHO). Especificamente, o presente trabalho foca em: (i) determinar a correlação inversamente proporcional entre a hemoglobina e o score femoral e entre a hemoglobina e o score de coluna vertebral pelo nomograma de do FRAX® e pelo uso do modelo de regressão linear, e (ii) correlacionar fatores de risco com diferentes variáveis categóricas e contínuas usando métodos estatísticos. Métodos: Este é umestudo de coorte e transversal,  utilizando dados qualitativos e quantitativos obtidos em campo de 272 pacientes. Entretanto, para este artigo, apenas os achados quantitativos da triagem serão descritos. Alguns indivíduos participaram voluntariamente e sob demanda espontânea e foram referenciados ao Hospital Coronel Mota. Os dados foram coletados de acordo com as diretrizes do IBGE e esse projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética (nº 50207115.7.0000.5301). Resultados: o
score do FRAX® e o nível de hemoglobina entre os grupos foram significativamente diferentes. O score do FRAX® do femur foi significativamente associado com osteopenia e osteoporose da medula. Todos os dados obtidos neste estudo foram analisados usando o programa SPSS versão 21 e o valor de p ≤0.05 de significância estatística. Conclusão: Os indivíduos com valores baixos de Hb podem desenvolver anemia, cuja prevalência é bem  ignificante em idosos. A DMO independe do baixo nível de hemoglobina. O idoso anêmico desenvolve fraqueza muscular combinada com o sedentarismo e a contribuição de outros fatores relevantes de riscos, como:
IMC, tabagismo, álcool, vitamina D e nível sérico de cálcio, uma vez que estes influenciam significativamente a densidade mineral óssea na população idosa.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1719056 - FABIANA GRANJA
Presidente - 575.354.501-72 - MARIO MACIEL DE LIMA JUNIOR - UFRR
Externo ao Programa - 6344146 - MAURO LUIZ SCHMITZ FERREIRA
Notícia cadastrada em: 03/02/2020 10:57
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server3.jboss3