Banca de DEFESA: CASSANDRA LOUREIRO MANGABEIRA

DISCENTE: CASSANDRA LOUREIRO MANGABEIRA
DATA: 06/03/2020
LOCAL: PROCISA

INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: PREVALÊNCIA E PERCEPÇÕES EM PROFISSIONAIS DO SEXO

Infecções Sexualmente Transmissíveis, Profissionais do sexo, Prevalência, Percepções, Roraima

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Mesmo com o avanço alcançado por meio de pesquisas em relação às formas de prevenção e tratamento, as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) persistem como um sério problema de saúde pública devido ao seu alto poder de disseminação. Uma das populações consideradas vulneráveis ao acometimento pelas ISTs são os profissionais do sexo devido ao comportamento de risco, a citar a multiplicidade de parceiros, a baixa adesão ao uso do preservativo, o uso de álcool e outras drogas ilícitas. Soma-se, ainda, a dificuldade de acesso aos serviços de saúde enfrentados por esse segmento populacional. Este estudo objetivou investigar a prevalência do diagnóstico das ISTs (HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C), o conhecimento, as percepções e as crenças dos profissionais do sexo em Boa Vista, Roraima. Trata-se de um estudo transversal, descritivo, analítico, de caráter quantitativo. A pesquisa, ocorreu no mês de agosto de 2018 em pontos de prostituição nas proximidades da Feira do Passarão através da aplicação de instrumentos que coletaram dados sociodemográficos, o conhecimento sobre as ISTs e uma escala de crenças que avaliou as crenças e percepções acerca das ISTs. Além disso, também foram realizados testes rápidos para detecção de HIV/AIDS, Sífilis, Hepatite B e C. Para a realização da estatística descritiva e analítica foram utilizados os programas Microsoft Excel e Epi Info. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa envolvendo Seres Humanos da Universidade Federal de Roraima (CEP∕UFRR) sob o parecer nº 2.962.053. A amostra deste estudo foi constituída por 72 profissionais do sexo, prevalecendo o sexo feminino (97,2%), na faixa etária de 18 a 28 anos (68%), raça/cor parda (51,4%), nacionalidade venezuelana (90,3%), residente no bairro Caimbé (77,8%), solteiro (58%), com 7 a 12 anos de estudo (59,7%), renda familiar de até mil reais (77,8%) e religião católica (38,9%). A prevalência da infecção por ISTs foi de 13,8%, sendo 12,5% diagnósticos de Sífilis e 1,4% de HIV, todos no sexo feminino. Verificou-se que a maior prevalência de casos de IST ocorreu na faixa etária de 41 a 60 anos, dentre as solteiras, com baixo nível de escolaridade (nunca tinham estudado), com raça/cor não informada na pesquisa, naquelas que não informaram a renda e que não tinham religião. Quanto ao nível de conhecimento sobre as ISTs, a maioria dos participantes foi classificada com um nível de conhecimento médio. Em relação às crenças e percepções, prevaleceram as crenças consideradas neutras, as quais devem ser melhoradas para se tornar protetivas. Nenhuma variável testada apresentou associação significativa estatisticamente com o desfecho diagnóstico positivo para IST. Conclui-se, portanto, que as ISTs nos profissionais do sexo são um fenômeno complexo e multidimensional, influenciado pelas características sociais, econômicas, culturais e que as principais medidas para modificar esse cenário devem ser voltadas a prevenção, o acesso aos serviços de saúde, detecção precoce e tratamento oportuno.

Interno - 1371289 - ALLEX JARDIM DA FONSECA
Presidente - 1643974 - CALVINO CAMARGO