Banca de QUALIFICAÇÃO: ESTHER LAFRANCE

DISCENTE: ESTHER LAFRANCE
DATA: 31/03/2020
LOCAL: PROCISA

AVALIAÇÃO DO BEM ESTAR DOS ALUNOS ESTRANGEIROS DA UFRR SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA DA SÁUDE

Bem-estar, Psicologia, Internacionalização, Saúde.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A internacionalização das instituições de ensino superior, por meio das diferentes formas de cooperação tem sido um gatilho para aumentar a mobilidade de indivíduos que buscam qualidade do ensino para o desenvolvimento dos países de origem deles.  Quando se fala em mobilidade acadêmica é importante ressaltar que não se pode pensar apenas em recepção e moradia dos estudantes estrangeiros nas Instituições de ensino. Deve-se, também, pensar sob a lógica do bem-estar e saúde. Este trabalho tem o objetivo de avaliar o nível de bem-estar dos estudantes estrangeiros na UFRR sob o enfoque da Psicologia da saúde.  Nesse projeto, utilizar-se-á a escala de Bem-estar Psicológica. Também se fará uso da pesquisa qualitativa. Para a análise de dados farar-se-á o uso da estatística como seu instrumento principal mediante o auxílio do SPSS 24.0 para as análises descritivas de frequências das variáveis. Por se tratar também de uma pesquisa qualitativa, após a realização das visitas, entrevistas, e observação dos alunos estrangeiros, os dados serão analisados, descritos e organizados em categorias (prévias firmadas em teoria) para a análise de conteúdo. O estudo será feito com o apoio da Coordenadoria da Relações internacionais CRINT- UFRR. Os participantes deste projeto serão os estudantes estrangeiros matriculados, num total de aproximadamente de 70 alunos. Ao final da pesquisa apresentar-se-á como produtos técnicos: relatório técnico, vídeos, artigos e um projeto que vise a melhoria do bem-estar desses alunos.

Externo ao Programa - 1549210 - AMERICO ALVES DE LYRA JUNIOR
Presidente - 1633807 - GEORGIA PATRICIA DA SILVA FERKO