Banca de QUALIFICAÇÃO: PEDRO EDUARDO LIMA SIQUEIRA

DISCENTE: PEDRO EDUARDO LIMA SIQUEIRA
DATA: 31/03/2020
LOCAL: POP-RNP,RR/SALA DE VÍDEO CONFÊRENCIA, AO LADO DO BLOCO III

Perfil epidemiológico das arboviroses no Estado de Roraima no período de 2010 a 2020

Epidemiologia. Arbovirus. Aedes

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Hoje, os arbovírus são reconhecidos como um grande e reincidente problema de saúde pública mundial. São transmitidos por artrópodes de características hematófagas, sendo os principais vetores os mosquitos dos gêneros Culex e Aedes. As arboviroses endêmicas em regiões específicas no Brasil são a Dengue, Febre Oropouche e Febre Mayaro. A Febre Zika e a Febre de Chikungunya, que iniciaram seu ciclo há menos tempo no país, também estão presentes. O Estado de Roraima, parte da Bacia Amazônica, faz divisa com a Venezuela e Guiana. Há uma certa vulnerabilidade local em relação aos fatores que movem a tríade epidemiológica, devido à grande imigração e ao pouco conhecimento acerca da epidemiologia das arboviroses nos países fronteiriços. Objetivo geral: Caracterizar o perfil epidemiológico das arboviroses notificadas no Estado de Roraima entre os anos de 2010 e 2020. Objetivos específicos: Descrever as variáveis epidemiológicas (sociodemográficas e clínicas) dos casos notificados para Dengue, Zika e Chikungunya em tempo, pessoa e lugar; descrever as variáveis ambientais e entomológicas do período referido; buscar associação entre as variáveis epidemiológicas e as ambientais e entomológicas. Metodologia: Está sendo um estudo ecológico, do tipo descritivo e analítico, de temporalidade retrospectiva e de abordagem quantitativa, realizado no Estado de Roraima. A população deste estudo é composta pelos pacientes notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação com Dengue, Zika ou Chikungunya notificados em Roraima no período de 2010 a 2020. Foram excluídos os pacientes indígenas, menores de 18 anos, e pacientes os quais possuíam campos não preenchidos sobre as variáveis pertinentes para a pesquisa.  Foram coletados dados sociodemográficos e clínicos dos pacientes elencados para o estudo, a partir da Ficha de Notificação DENGUE/CHIKUNGUNYA e também a Ficha de Notificação para ZIKA do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), obtidos e compilados em banco de dados pela Controladoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS). Quanto aos dados ambientais, serão coletados dados referentes à temperatura e ao índice pluviométrico de todos os anos da série histórica, que poderão ser obtidos através do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais. Os dados entomológicos serão compostos pelos indicadores do Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti (Índice de Breteau, Índice de Infestação Predial e Índice por tipo de recipiente), fornecidos pela CGVS. Os dados obtidos serão processados em planilhas do programa Microsoft Excel®. Serão realizadas análises de estatística descritiva e inferencial levando em conta a natureza das variáveis e correlações, para determinar os testes adequados a serem aplicados. Este trabalho possui aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Roraima.

Presidente - 1719056 - FABIANA GRANJA
Interno - 575.354.501-72 - MARIO MACIEL DE LIMA JUNIOR - UFRR
Notícia cadastrada em: 18/03/2020 14:46
SIGAA | DTI - Diretoria da Tecnologia de Informação - (95) | Copyright © 2006-2024 - UFRN - novo-sig-server5.jboss5