Banca de DEFESA: GABRIELLE ALMEIDA RODRIGUES

DISCENTE: GABRIELLE ALMEIDA RODRIGUES
DATA: 26/06/2020
LOCAL: POP RPN UFRR

ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA SÍFILIS ADQUIRIDA NO EXTREMO SETENTRIONAL BRASILEIRO ENTRE 2008 A 2018

Sífilis. Sífilis Adquirida. Doença reemergente. Epidemiologia

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Introdução: A sífilis surgiu como uma doença reemergente no Brasil. Visto que, essa patologia já havia sido controlada, porém, voltou a apresentar iminente ameaça à saúde da população. É importante identificar os fatores pertinentes ao ressurgimento da sífilis no país. Sendo assim, o Ministério da Saúde, criou o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN), a fim de contribuir para a democratização de importantes informações concernentes as notificações e investigações de casos de patologias e agravos no país. No Brasil, desde 2010, a notificação dos casos de sífilis tem sido obrigatória. Objetivos: Conhecer o perfil epidemiológico da sífilis adquirida no estado de Roraima, no período de 2010 a 2018. Metodologia: O presente estudo foi realizado a partir da avaliação dos casos de sífilis notificados no estado de Roraima, no período de 2008 a 2018, tais dados foram obtidos no SINAN-NET e Boletim Epidemiológico de Sífilis, do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (DCCI), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde (MS). A amostra do estudo incluiu 2.334 casos notificados de sífilis em 15 municípios de Roraima. A análise dos dados foi realizada utilizando-se o MS Excel e o QGIS. Foram avaliados fatores sociodemográficos e espaciais para atingir o objetivo do presente estudo. Resultados: Verificou-se que a maioria (59,90%) dos casos pertenciam à faixa etária sexualmente reprodutiva de 20 a 39 anos, seguida de 40 a 59 anos (20,95%). Cerca de 36,46% (851 casos) não registraram o nível de escolaridade, no entanto, a maioria dos casos foi registrado com a escolaridade de ensino médio completo (26,30%). A maior parte dos casos foi a raça "parda" (69,24%). Os casos de sífilis foram mais concentrados em Boa Vista, capital de Roraima. Observou-se que, em 2014, houve um aumento significativo na notificação de casos, que continuou até 2018. O município de Boa Vista voltou a ter maior incidência média de 2008 a 2018 (53,75% casos/100000 habitantes). A distribuição espacial mostrou que a incidência é maior nos municípios que fazem linha nas rodovias que dão acesso à fronteira sul do Brasil (BR-174). Conclusão: A maior incidência de casos sífilis foi encontrada nos municípios de Boa Vista e Pacaraima. Sua adjacência com a rodovia estadual que dá acesso aos estados do Sul do Brasil pode ser um dos fatores responsáveis pelo ressurgimento dos casos de sífilis nessas áreas. Outro fator relevante é o fluxo migratório de estrangeiros pelas fronteiras Brasil-Venezuela e Brasil-Guiana.

Interno - 1719056 - FABIANA GRANJA
Presidente - 575.354.501-72 - MARIO MACIEL DE LIMA JUNIOR - UFRR