Banca de DEFESA: AMANDA KAISA DOS SANTOS FROTA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AMANDA KAISA DOS SANTOS FROTA
DATA: 15/09/2020
HORA: 15:00
LOCAL: PROCISA
TÍTULO:

 EDUCAÇÃO INCLUSIVA COMO FATOR DE PROMOÇÃO DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA.

 


PALAVRAS-CHAVES:

Educação em Saúde, Educação inclusiva, Valores Morais.

Inclusive education, Health-education relationship, Public policy.


PÁGINAS: 93
GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar
RESUMO:

A pesquisa deste trabalho emerge da realidade mostrada em vários estudos que indicam que apesar dos direitos da pessoa com deficiência estarem previstos em vários dispositivos da legislação brasileira, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e bases (LDB), além da Lei Brasileira de Inclusão (LBI); suas garantias, reconhecim

A pesquisa deste trabalho emerge da realidade mostrada em vários estudos que indicam que apesar dos direitos da pessoa com deficiência estarem previstos em vários dispositivos da legislação brasileira, como a Constituição Federal de 1988, a Lei de Diretrizes e bases (LDB), além da Lei Brasileira de Inclusão (LBI); suas garantias, reconhecimento e aceitação ainda não estão consolidados em muitos espaços, inclusive no espaço educacional. Outro ponto relevante desta pesquisa é em relação à evolução de valores elencados, evocados, assumidos quando se trata e lida com a educação inclusiva, pois esta temática remonta a todos os valores buscados dentro de uma sociedade tais como fraternidade, igualdade, respeito, amor, justiça, entre outros valores. Versando por todos os valores morais almejados numa nação. Diante disso, teve-se como objetivos analisar como a inclusão se institui na Universidade Federal de Roraima, a partir de saberes inscritos em documentos administrativos do núcleo Construir, e através de entrevista para saber como os discentes com deficiência são contextualizados em espaços de formação no ensino superior, dentro da UFRR. Em relação à pesquisa documental referente ao quantitativo de alunos matriculados na Universidade Federal de Roraima, no ano de 2019 há um total de 122 alunos com deficiência matriculados na instituição; sendo que deste total 104 possuem a matrícula ativa e 18 tiveram sua matricula cancelada no ano em questão. Quanto à acessibilidade, a UFRR oferece: Rampas nas calçadas, banheiros adaptados, ônibus adaptado para cadeirantes, sendo que os demais ônibus possuem cadeira de rodas; placas informativas em braile no Campus Paricarana e adequações de acessibilidade em novas obras de construções ou reformas. Sobre as entrevistas: Todos os entrevistados consideram a atuação do Núcleo Construir excelente. Foi unânime também as respostas sobre a inclusão na UFRR, afirmando ser a instituição um espaço regularmente inclusivo, que possui sim empenho em se tornar referencia no quesito inclusão. A Divisão de Acessibilidade Núcleo Construir desenvolve diversas ações de apoio aos alunos com deficiência tais como: Recepção de calouros, mediação dos alunos com seus respectivos cursos; contato e visita domiciliar, escuta, acolhimento e orientação; parcerias com instituições que atuam na área de acessibilidade; projetos de extensão com o objetivo de contribuir para a melhoria da aprendizagem, saúde e qualidade de vida dos discentes, bem como a conscientização da comunidade universitária. Acredita-se que, nos quesitos inclusão, contexto social e comprometimento educacional, pessoal e profissional, a UFRR tem fortes indícios de ser uma promissora formadora e transformadora de atitudes e ideias e construtora de cidadania dentro do contexto educacional. De modo geral, os resultados obtidos nesta pesquisa promovem maiores e melhores reflexões acerca da inclusão.

ento e aceitação ainda não estão consolidados em muitos espaços, inclusive no espaço educacional. Outro ponto relevante desta pesquisa é em relação à evolução de valores elencados, evocados, assumidos quando se trata e lida com a educação inclusiva, pois esta temática remonta a todos os valores buscados dentro de uma sociedade tais como fraternidade, igualdade, respeito, amor, justiça, entre outros valores. Versando por todos os valores morais almejados numa nação. Diante disso, teve-se como objetivos analisar como a inclusão se institui na Universidade Federal de Roraima, a partir de saberes inscritos em documentos administrativos do núcleo Construir, e através de entrevista para saber como os discentes com deficiência são contextualizados em espaços de formação no ensino superior, dentro da UFRR. Em relação à pesquisa documental referente ao quantitativo de alunos matriculados na Universidade Federal de Roraima, no ano de 2019 há um total de 122 alunos com deficiência matriculados na instituição; sendo que deste total 104 possuem a matrícula ativa e 18 tiveram sua matricula cancelada no ano em questão. Quanto à acessibilidade, a UFRR oferece: Rampas nas calçadas, banheiros adaptados, ônibus adaptado para cadeirantes, sendo que os demais ônibus possuem cadeira de rodas; placas informativas em braile no Campus Paricarana e adequações de acessibilidade em novas obras de construções ou reformas. Sobre as entrevistas: Todos os entrevistados consideram a atuação do Núcleo Construir excelente. Foi unânime também as respostas sobre a inclusão na UFRR, afirmando ser a instituição um espaço regularmente inclusivo, que possui sim empenho em se tornar referencia no quesito inclusão. A Divisão de Acessibilidade Núcleo Construir desenvolve diversas ações de apoio aos alunos com deficiência tais como: Recepção de calouros, mediação dos alunos com seus respectivos cursos; contato e visita domiciliar, escuta, acolhimento e orientação; parcerias com instituições que atuam na área de acessibilidade; projetos de extensão com o objetivo de contribuir para a melhoria da aprendizagem, saúde e qualidade de vida dos discentes, bem como a conscientização da comunidade universitária. Acredita-se que, nos quesitos inclusão, contexto social e comprometimento educacional, pessoal e profissional, a UFRR tem fortes indícios de ser uma promissora formadora e transformadora de atitudes e ideias e construtora de cidadania dentro do contexto educacional. De modo geral, os resultados obtidos nesta pesquisa promovem maiores e melhores reflexões acerca da inclusão.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1496314 - CINARA FRANCO RECHICO BARBERENA
Interno - 2065202 - JACKELINE DA COSTA MACIEL
Presidente - 2308136 - LUCIANNE BRAGA OLIVEIRA VILARINHO
Notícia cadastrada em: 21/08/2020 12:05
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