Banca de QUALIFICAÇÃO: PATRICIA MELO ALENCAR

DISCENTE: PATRICIA MELO ALENCAR
DATA: 25/02/2021
LOCAL: On-line no link https://meet.google.com/gyu-cpdi-qcg

EPI’s na Saúde: Paramentação e Desparamentação antes e depois da pandemia de COVID-19 em Roraima

trabalhadores da saúde; coronavírus; pandemia; paramentação; desparamentação.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

A pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2), declarada no Brasil em 11 de março de 2020 pela Organização Mundial de Saúde – OMS elevou a relevância do uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual – EPIs para manutenção da saúde dos trabalhadores da saúde em todo o mundo. Face à exposição rotineira ao vírus estes profissionais são considerados grupo de risco para a COVID-19. A investigação dos fatores associados ao uso dos mecanismos de proteção individual dos trabalhadores em saúde é de suma importância, atentando para a exposição destes profissionais a diversos patógenos causadores de doenças graves e capazes de levar um profissional a óbito. Além disso, deve-se considerar os diversos trabalhos que apontam uma baixa adesão ao uso dos EPI's e das medidas de Proteção Padrão, cujas consequências são vários acidentes de trabalho. Neste contexto, este projeto de pesquisa objetiva descrever os fatores associados aos riscos ocupacionais dos profissionais de saúde, relacionados ao uso de EPIs associado às técnicas de paramentação e desparamentação, em virtude da pandemia de COVID-19, em Boa Vista/Roraima/Brasil, bem como caracterizar o uso dos EPI's na rotina de trabalho dos profissionais de saúde antes da pandemia e durante a pandemia de COVID-19 e identificar as dificuldades encontradas para paramentação e desparamentação. A pesquisa terá um delineamento transversal, descritivo, analítico e prospectivo com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário estruturado, o qual irá abordar questões pertinentes à resolução do problema da pesquisa. Espera-se contribuir com os profissionais de saúde, identificando os fatores relacionados ao uso dos EPI's, com intuito de aumentar a adesão a estes equipamentos, particularmente no que tange à forma correta de uso visando diminuir a exposição destes profissionais aos diversos microrganismos patogênicos, aos que estão expostos diariamente. Com base nos conhecimentos obtidos através da pesquisa será produzido um Relatório Técnico Conclusivo de modo a subsidiar ações em educação permanente para auxiliar a gestão hospitalar na tomada de decisões e na elaboração de ações específicas, buscando aumentar a adesão a estes equipamentos de proteção associado às técnicas de paramentação e desparamentação, para evitar a contaminação destes profissionais durante esses processos. Ainda  espera-se elaborar um Produto de Comunicação em mídias sociais com a finalidade de divulgar os conhecimentos acerca do tema para os profissionais de saúde.

Interno - 2324094 - BRUNA KEMPFER BASSOLI
Externo ao Programa - 084.403.927-61 - CAMILA PUREZA GUIMARÃES DA SILVA - UFRJ