Banca de DEFESA: ESTHER LAFRANCE

DISCENTE: ESTHER LAFRANCE
DATA: 04/03/2021
LOCAL: PROCISA

AVALIAÇÃO DO BEM ESTAR DOS ALUNOS ESTRANGEIROS DA UFRR SOB O ENFOQUE DA PSICOLOGIA DA SÁUDE

Saúde, PAEE, Estilos de apego, Alunos estrangeiros.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

Discutir saúde é se debruçar em uma complexidade que envolve não apenas o aspecto físico, mas social e psicológico das pessoas. Muitas vezes, isso se torna invísivel, pois nem sempre se envidam esforços para analisar os vínculos que se estabelecem entre os indivíduos e como está relacionado com a saúde dos destes, seu bem-estar psicológico, físico e social. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo  avaliar a saúde dos estudantes estrangeiros na UFRR, provenientes dos Programas de mobilidade acadêmica (PEC-G, PEC-PG dentre outros). Para tanto, fez-se uma pesquisa quali-quantitativa a fim de responder ao objetivo desta dissertação. Responderam ao questionário 33 estudantes estrangeiros, cuja coleta (on line, por meio do googleforms) realizou-se em novembro de 2020. Aplicou-se técnica de análise de Estatística descritiva, com uso de análise Bivariada, incluindo Test de Levene e teste t. Também se fez entrevistas estruturadas com 3 pessoas ligadas diretamente ao PAEE (Programa de Apadrinhamento de Alunos Estrangeiros). Viu-se que o perfil de estudantes estrangeiros na UFRR é de jovens adultos, em sua maioria, masculinos e solteiros, em cursos de graduação na universidade e que residem em moradia coletiva na cidade de Boa Vista. As evidências indicaram que a saúde geral, o bem-estar físico, psicológico e social apresentaram-se de forma mediana (razoável), tendo os estudantes sinalizado um estilo de apego adulto, ansioso inseguro, no qual se tem uma visão mais positiva dos outros e negativa de si mesmo. Além disso, viu-se, também que o sexo e a moradia não foram variáveis que influenciaram o bem-estar físico, psicológico e social, nem apresentaram resultado significativo de associação às dimensões do apego adulto, quais sejam: Proximidade, Dependência e Ansiedade. O processo de apadrinhamento existente na UFRR, embora se proponha a auxiliar o aluno estrangeiro à integração na comunidade acadêmica, apoiando-se nas questões burocráticas internas e externas à UFRR, não consegue ser efetivo nas suas ações. Na continuidade, apresentou-se o produto técnico do Mestrado Profissional., um Programa de Acolhimento e Integração para os alunos estrangeiros. Indica-se a implementação desse Produto técnico, a fim de realizar-se uma pesquisa-ação ou mesmo uma Design Research (DR).

Externo ao Programa - 1549210 - AMERICO ALVES DE LYRA JUNIOR
Interno - 1481516 - FABIOLA CHRISTIAN ALMEIDA DE CARVALHO