Banca de DEFESA: SUZANA MARIA DA SILVA FERREIRA

DISCENTE: SUZANA MARIA DA SILVA FERREIRA
DATA: 30/09/2021
LOCAL: https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/nilza-2

"QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS RESIDENTES EM ÁREAS URBANAS E IDOSOS RESIDENTES EM ÁREAS RURAIS: REVISÃO INTEGRATIVA"

Qualidade de vida. Idosos. Área urbana. Área rural.

GRANDE ÁREA: Outra
ÁREA: Multidisciplinar

O envelhecimento populacional é um assunto muito em voga no cenário mundial na atualidade, assim como a qualidade de vida na velhice. A qualidade de vida pode sofrer influência pelas particularidades relacionadas ao local de residência, rural e urbano, assim como pelas características de cada população. Nesse sentido, este estudo objetivou analisar as evidências científicas existentes na literatura sobre a qualidade de vida de idosos residentes em áreas urbanas e idosos residentes em áreas rurais. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo revisão integrativa da literatura, desenvolvido em seis fases, próprias da revisão integrativa: elaboração da pergunta norteadora, busca ou amostragem na literatura, coleta de dados, análise dos estudos incluídos, apresentação da revisão integrativa e discussão dos resultados. Teve como estratégia de busca a seleção de artigos por meio da utilização dos Descritores em Ciências da Saúde (DeCs) e Medical Subject Headings (MeSH). Utilizou-se, para a busca, os descritores Aged, Urban Population, Rural Population, Quality of Life, seus sinônimos e seus termos relacionados, combinados com os operadores booleanos “AND” e “OR” nas seguintes bases de dados e bibliotecas eletrônicas: PUBMED, BVS, Web of Science e SCOPUS. Foram extraídos os dados das publicações selecionadas por meio de um instrumento de extração de dados contendo as principais informações sobre cada estudo da amostra, modo a assegurar que a totalidade fosse extraída, para minimizar os erros na transcrição, para garantir a precisão da checagem das informações e para servir como registro. Compõem esta amostra 13 estudos que se encaixaram nos critérios de elegibilidade, publicados no período de janeiro de 2011 a dezembro de 2020. Em relação aos fatores relacionados à melhor qualidade de vida de idosos residentes em áreas urbanas, os mais encontrados nos estudos foram: nível econômico mais elevado, maior nível de escolaridade, prática regular de atividade física e melhor desempenho da função cognitiva e capacidade funcional. Em contrapartida, o estado nutricional dos idosos residentes em zonas urbanas foi classificado como um fator negativo, estando estes idosos com IMC mais elevado. Quanto aos principais fatores relacionados à uma melhor qualidade de vida de idosos residentes em áreas rurais, encontrou-se a saúde de modo geral como um preditor importante de QV. Por outro lado, fatores como depressão, ansiedade, relacionamento social, baixa escolaridade e fatores socioeconômicos foram associados à baixa QV entre os idosos da zona rural. Assim, a síntese dos achados dos estudos permitiu a constatação de que há diferenças na qualidade de vida entre os grupos analisados, segundo local de residência, sendo que cada local possui seus preditores para uma melhor ou pior qualidade de vida. Todavia, a maioria dos artigos mostrou que idosos que residem em área urbana vivem com melhor qualidade do que os idosos que moram em área rural.

Interno - 1643974 - CALVINO CAMARGO
Interno - 1833823 - JOELMA ANA GUTIERREZ ESPINDULA