Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIA GLESILENE PONTE PERES

DISCENTE : MARIA GLESILENE PONTE PERES
DATA : 08/03/2022
LOCAL: http://conferenciaweb.rnp.br/webconfibianca-5

O ESTUDO DA EFETIVIDADE DE UM PROGRAMA DE PREPARO PARA O PARTO VAGINAL EM MULHERES COM GESTAÇÃO DE ALTO RISCO ATENDIDAS EM UMA UNIDADE DE REFERÊNCIA DA AMAZÔNIA BRASILEIRA

Gestação de alto risco; Parto vaginal; Exercício físico.

As inquietudes e necessidades atualmente vividas pelas profissões da área da saúde demonstram que o parto vaginal está associado a uma maior e mais rápida recuperação para a mulher, assim como uma melhor saúde para o bebê. A fisioterapia faz parte da equipe multidisciplinar e com seus conhecimentos em biomecânica, anatomia e fisiologia, auxiliam a gestante a vivenciar um parto vaginal de sucesso. Os exercícios físicos, realizados de forma rotineira, oferecem a gestante uma melhora no condicionamento físico e no preparo do corpo da mulher para o momento do parto vaginal, favorecendo o autoconhecimento, a segurança pela escolha da via de parto e a diminuição da ansiedade. Considerando os aspectos mencionados, este estudo foi delineado com o objetivo de avaliar a efetividade de um programa de preparo para o parto no aumento da incidência de partos vaginais em mulheres com gestação de alto risco atendidas no Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM) comparativamente a gestantes que não participarão do programa. Trata-se de uma pesquisa pioneira em Roraima e permitirá a esse grupo usufruir de um protocolo confiável para o parto vaginal. É uma pesquisa experimental, caso-controle, de caráter quantitativo/qualitativo com delineamento longitudinal, a ser realizada no ano de 2022. O programa será constituído de um protocolo contendo exercícios físicos, orientações educativas sobre parto, orientações para os exercícios domiciliares e treino para o trabalho de parto vaginal. Os dados coletados através de questionários serão tabulados no software Microsoft Excel versão 10. Inicialmente será realizada a análise descritiva dos dados e posteriormente a análise inferencial. Para a análise inferencial, será utilizado o programa Epi Info (CDC) versão 7.2.3.1 com a finalidade de aplicar os teste qui-quadrado e T student, para comparar diferenças de proporções de variáveis  considerando o nível de significância de 5% (p < 0,05). Com o resultado da pesquisa será elaborado um material técnico contendo o protocolo seguro que será utilizado pelos profissionais de saúde para auxiliar as gestantes durante o pré-natal.

Externo à Instituição - ANDRÉ FARIA RUSSO - UERR
Presidente - 2352328 - BIANCA JORGE SEQUEIRA